Você sabe qual a importância do foco?

Tempo de leitura: 4 minutos

O que é foco não é novidade, porém, entender qual a importância do foco é essencial, pois muitas vezes essa competência não é exercida, e isso com certeza acaba prejudicando muitas pessoas nos resultados que tanto desejam.

Quando falo da importância do foco, não falo isso apenas só no ponto de vista profissional, mas digo isso sobre todas as áreas na vida.

O sucesso ou fracasso depende muito do seu foco, não é por acaso que pessoas que são dispersas acabam liderando a lista de fracassados.

Todos os dias somos bombardeados de distrações, isso só faz aumentar com o passar dos tempos, um dos vilões dessas distrações são as redes sociais.

Possivelmente em algum momento enquanto você estava fazendo alguma atividade, isso pode ser uma atividade da faculdade, da escola ou do trabalho, aconteceu que de repente você ouviu o alerta de mensagem no whatsapp, pode ter certeza que quando acontece isso, mesmo que você não vá conferir a mensagem, mas pelo fato de saber que recebeu uma mensagem seu cérebro não terá o mesmo foco de antes.

Exemplos como esses são comuns, e pode ter convicção que para crescer em qualquer área na vida, temos que saber como utilizar o foco ao nosso favor, estabelecer estratégias para se, manter em alerta é fundamental, para que assim possamos obter os reais benefícios do foco.

O foco pode te levar a grandes resultados

Todos nós temos sonhos e objetivos para realizarmos, nesse ponto é importante entender e saber como utilizar o foco como aliado para realizar cada sonho e objetivo traçado.

Se começamos a adiar as coisas dando lugar a procrastinação não vamos chegar a lugar nenhum, se ficarmos dispersos também isso não nos levará a resultados satisfatórios.

Portanto, é fundamental focar no que é importante para você, e esquecer pelo menos por um tempo, coisas supérfluas, que possam te atrapalhar no caminho na qual você terá que seguir para alcançar o que tanto almeja.

Para que você possa entender como o foco é importante, vamos observar o seguinte exemplo, vamos supor que você deseja aumentar o seu salário e atingir um outro patamar na empresa na qual trabalha, você terá que focar no que pode te levar a isso, isso pode ocorrer através de uma nova qualificação, pode ser através do aumento do seu network, ou o que for.

Agora imagine que você deseja emagrecer, se você não tiver foco e seguir o que será necessário como uma alimentação mais saudável, a prática de exercícios físicos, pode ter certeza que não irá conseguir atingir seu real objetivo, porém se você focar no que poderá te levar ao emagrecimento, com certeza você conseguirá alcançar sua meta.

Dito isso fica claro que quando entendemos a importância do foco e utilizamos essa competência com total dedicação e comprometimento, os grandes resultados serão questão de tempo para aparecer.

Evite distrações que tiram o foco

Antes de saber como manter o foco, é necessário que você conheça dois tipos de distrações que são vilões que destroem sonhos e metas. Saber evitá-las será determinante para o seu sucesso. A seguir conheça a distração sensorial e a distração sentimental.

Distração Sensorial: Esse tipo de distração faz parte do nosso dia a dia, ela ocorre, por exemplo, quando a televisão está ligada, quando tem alguém conversando perto da gente, notificações das redes sociais, etc. Usando outras palavras essas distrações são cotidianas e externas e geralmente faz com que perdemos o foco, por isso é importante tentar evitá-la o máximo possível.

Distração Sentimental: Esse tipo de distração talvez seja a mais complexa, pois ela acontece quando nos ocorre algum acontecimento que nos abala emocionalmente, isso pode ser, por exemplo, uma doença na família, um termino de relacionamento, entre outras coisas, ou seja, é uma distração delicada, porém que irá exigir autocontrole, inteligência emocional, entre outras habilidades para superá-la.

Dicas para manter o foco

Segundos especialistas, para se adquirir o foco consistente é importante começar a traçar metas simples que possa ser alcançada mais rapidamente, fazendo isso você ganha confiança para aumentar suas metas e objetivos e com isso alcança-las gradativamente.

Ser organizado é outra dica importante para manter o foco, pois quando você estabelece metas organizadas você consegue visualizar o passo a passo necessário para assim realizá-las.

Comprometimento é outro ponto fundamental para se obter o foco desejado, imagine que você tenha uma meta de tocar violão até uma determinada data, porém, não conta para ninguém, nesse caso você não conseguiu o máximo de comprometimento, contudo, se você contar sua meta para seus amigos, automaticamente você terá um comprometimento maior fazendo com que você faça o possível para que consiga atingir sua meta e cumprir o que foi prometido.

Dominar a preguiça é essencial para se conseguir foco nos resultados desejados, para isso é fundamental imaginar no que de ruim poderá acontecer se você não acordar cedo para realizar uma determinada tarefa, se você pontuar essas coisas negativas isso irá fazer com que você crie neuroassociações negativas sobre o que está te paralisando, fazendo isso consequentemente você conseguirá determinação necessária para levantar e cumprir sua meta com foco total.

Quando for realizar alguma atividade que não necessite de um celular, computador, ou qualquer aparelho conectado a internet, tente deixa-lo bem longe de você, pois fazendo isso você, ficará livre de distrações que possam ser ineficiente e que venha a comprometer o seu foco.

Ter um objetivo definido é primordial, quando traçamos metas, temos que visualizar o que poderá nos levar aquela determinada realização, não se pode querer correr uma maratona se não se preparar antes, a mesma coisa é com o sua meta, ela nunca será alcança se você não focar nos passo a passo necessário para que ela possa ser alcançada, portanto, tenha o objetivo definido e foque sua total energia nele.

Conclusão

Agora que você já sabe qual a importância do foco e como mantê-lo, basta apenas saber aplicá-lo da melhor forma possível, pois fazendo o uso dessa poderosa competência, com certeza os seus resultados, tanto pessoal como profissional serão absurdamente eficazes.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados