Você sabe o que é Análise de SWOT?

Tempo de leitura: 4 minutos

Se o melhor caminho a seguir para iniciar um negócio, criar uma estratégia, desenvolver um novo projeto, é o planejamento, então podemos a partir dai entender a importância da análise de SWOT.

Não é a toa que grandes profissionais fazem diversos planejamentos, tentam achar a melhor solução para implementar na empresa, fazem questionamento como, por exemplo: Devo utilizar aquele tipo de merchandising? Será que aquele teaser vai ser o melhor? Qual as possibilidades daquela ação da certo? E a concorrência? O que posso melhorar? Deu para perceber que existe inúmeras perguntas, porém, um aliado que pode responder essas e outras perguntas é a análise de SWOT.

Pensando o quando é importante esse tipo de processo, decidir escrever esse post para que você possa conhecer o que é análise de SWOT, para que serve, como é feito, quais os benefícios e muito mais.

O que é análise de SWOT?

A sigla SWOT vem dos termos ingleses, onde Strengths(Força), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Essa é uma ferramenta na qual é utilizada para uma análise ambiental mais específica e eficaz, essa estratégia é um aliado fantástico para as empresas, pois, possibilita que as organizações consigam identificar o melhor momento para, lançar um produto, melhorar a performance no mercado, corrigir erros, enxergar possibilidades, etc.

Em outras palavras, é “uma mão na roda” para uma boa administração de empresa, pois, essa ferramenta permite que as organizações conheçam seus potenciais e suas fraquezas no âmbito interno, como também permite que ela possa conhecer o lado externo, como as oportunidades e as possíveis ameaças.

Essa técnica de análise de SWOT foi elabora na universidade de Stanford entre as décadas de 1960 e 1970, pelo norte-americano Albert Humphrey. E até hoje essa ferramenta vem sendo utilizada e gerando cada vez mais resultados positivos para as empresas.

Para que serve a análise de SWOT?

Como já foi dito a análise de Swot serve como um aliado para que as empresas possam realizar um planejamento amplo com a finalidade de obter os melhores resultados possíveis.

De outro modo, a análise de Swot serve como um suporte, um mapa para que você possa atingir o melhor desempenho. Quando bem utilizado a análise de SWOT ajuda as empresas a crescerem no mercado competitivo.

Como é feito a análise de SWOT?

Para você entender melhor como é feito a análise de SWOT, vamos imaginar a seguinte situação, você tem um produto e quer lançar no mercado, seguindo a análise de SWOT você vai listar os benefícios do seu produto, o que chamamos de (Força), seu produto tem durabilidade, é resistente, etc.

Conhecendo a força dele você vai para o segundo processo ainda interno que é a (Fraqueza), esse produto não suporta determinada temperatura, esse produto não tem um peso ideal, ou seja, nessa análise você começa a identificar e conhecer melhor a força e a fraqueza do seu produto, fazendo com que você tente melhorar o que está bom e corrigir o que está errado.

Ao analisar a parte interna, chega o momento de analisar a parte externa, (oportunidades), o que posso melhorar no meu produto, o que pode ser implementado, olhando para o mercado externo você começa a sondar e buscar oportunidades para potencializar seu produto, talvez um concorrente esteja deixando a desejar, e essa é sua oportunidade de comandar o mercado, etc.

Nesse momento tem o último processo que é a (ameaça), você começa a observar os concorrentes, o que pode dar de errado, a possível perda de fabricantes, problemas na entrega, e outros.

Seguindo essa suposição você pode perceber que quando é feito um mapeamento tanto interno como externo você começa a identificar soluções e práticas relevantes para aplicar no seu negócio. Possibilitando uma melhoria no processo.

E é justamente para isso que serve a análise de SWOT para dá suporte e gerar melhoramento e aperfeiçoamento nas empresas.

Quais os benefícios da análise de SWOT?

Até aqui  foi possível entender o que é análise de SWOT, para que serve e foi exemplificado como é feito o processo, a seguir irei pontuar quatro de inúmeros benefícios importantes dessa ferramenta.

E o mais interessante que esses benefícios para ser atingido não vai precisar de coisas de outro mundo, basta ter um conhecimento sobre negócios que você já pode colocar essa estratégia em prática, e com isso desfrutar dos seus benefícios.

– O primeiro benefício que vale a pena pontuar é a possibilidade que essa análise permite de visão de futuro, ou seja, quando essa ferramenta é utilizada, você pode se antecipar ao que pode acontecer no mercado, isso ajuda a você se manter em aceleração e prevenido para ameaças que possa aparecer.

– O segundo benefício advindo da análise de SWOT é a compreensão, quando você conhece seu empreendimento, você aprimora, crias suas regras embasadas e pertinentes aos resultados que você deseja alcançar.

– Outro benefício da análise de SWOT o terceiro, é o crescimento de insights que a utilização dessa ferramenta possibilita, pois, ao realizar esse processo você começar a enxergar oportunidades disfarçadas, amplia seu leque de possibilidades, isso permite que você aumente categoricamente a sua percepção e ajuda para que você tenha mais ideias relevantes para implementar.

– O quarto benefício é a organização, quando uma empresa conhece a importância de utilizar a análise de SWOT ela se benéficia da organização, isso permitirá que a empresa cresça no mercado, pois, conseguirá cumprir suas obrigações, e efetuar seus processos com maestria.

Resumo…

Como foi abordado, as vantagens de utilizar a análise de SWOT são nítidas, essa ferramenta vem colaborando para o crescimento de muitas empresas no mercado.

Pois, no mercado competitivo realizar lançamentos de produtos, serviços o que for sem um bom planejamento, sem conhecer o mercado, é um risco eminente para qualquer empresa.

Por isso que conhecer seus pontos fortes, e fracos, observar as oportunidades e ameaças, pode ser a melhor estratégia para ser colocada em prática, para o crescimento do seu negócio a longo-prazo.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados