Veja 6 propagandas que deram MUITO ERRADO

Tempo de leitura: 3 minutos

Não é por acaso que todo mundo diz que “a propaganda é a alma do negócio”. Sabemos muito bem que fazer uma boa propaganda pode ser um fator primordial para promover uma marca, aumentar as vendas, entre outros benéficos. O problema é quando as coisas não acontecem como planejado e tudo dar errado. Neste post irei apresentar 6 propagandas que deram muito errado.

Vale ressaltar que muitas empresas utilizam algumas estratégias para polemizar, no entanto as propagandas que irei apresentar dificilmente tiveram essa intensão. Ficou nítido que realmente as coisas não aconteceram como o esperado, gerando assim uma imagem negativa para marca.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa:

6 propagandas que deram MUITO ERRADO

Uma ressalva importante, as 6 propagadas que deram muito errado que irei citar aqui no post, foram escolhida através de uma análise meticulosa, levando em consideração a grande polêmica gerada, e a perca de credibilidade temporária, ou definitiva da marca envolvida. Vale também frisar que a ordem das 6 propagandas escolhidas foram colocadas no post de forma aleatória.

1 – Somos todos Paraolímpicos

A campanha divulgada pela revista jogue e criada pela a agência África para divulgar a Paraolímpiadas de 2016 foi sem dúvida uma daquelas propagadas que não tiveram sucesso, pelo menos considerando o lado positivo da coisa.

Na campanha foi usado photoshop e colocaram o ator Paulinho Vilhena sem a perna e a atriz Cléo Pires sem o braço. Como você pode observar na imagem acima. Ou seja, colocaram ambos como “amputados”, obviamente que o intuito da campanha era vender ingressos para os jogos, no entanto, as coisas sairão do controle.

O volume das criticas nas redes sociais principalmente foram muito grande. As pessoas reclamavam dizendo coisas como: “A vogue errou feio nessa campanha das paraolimpíadas hein!”. Já outros ironizavam e diziam coisas como: “Gostaria de me candidatar ao cargo de pessoa razoável em qualquer agência, pois quando tiver campanha bosta eu veto e xingo”.

As críticas só se multiplicavam, não por coincidência que em 2016 essa, foi uma das campanhas que mais geraram polêmicas.

2 – Dove

Uma das propagadas que deram muito errado, foi a da Dove. Em um vídeo na qual uma mulher negra se transforma em uma mulher branca causou uma polêmica muito grande. As pessoas começaram a acusar a empresa de racismo.

Sem demora a empresa se pronunciou, pedindo desculpas. Porém, isso foi sem dúvida uma das propagandas que deram o que falar e que eu não poderia deixar de fora deste post.

3 – Bahamas Hotel Club – Onde suas fantasias se tornam realidade

A propaganda do Bahamas hotel club realizada na copa de 2014 causou uma polêmica imensa. Isso por causa da imagem que foi usada, dando nitidamente para entender que a mulher está sentada em uma bola fazendo sexo oral em um jogador. Esse outdoor que foi colocado em uma avenida muito movimentada de São Paulo foi alvo de muitas críticas.

Não demorou muito para que a empresa fosse notificada e consequentemente a propaganda foi retirada.

4 – Propaganda do guaraná Antarctica com Neymar

Outra propaganda que deu errado foi a do guaraná Antarctica com o Neymar. Na propaganda o jogador Neymar faz brincadeiras com estrangeiros e isso causou muita polêmica. Pois, as pessoas acharam que isso estava promovendo bullying com os estrangeiros.

Muitas pessoas apoiaram a propaganda achando nada demais, no entanto outras ficaram irritadas, causando assim muita polêmica.

5 – Dafra

Uma propaganda que se encaixa muito neste requisito de propagandas que deram muito errado foi a da Dafra. Foi colocado na propaganda uma foto de uma mulher sensual com uma frase bem sugestiva, a frase era a seguinte:“Compre que eu dou para você” .

Essa propaganda que foi feita no outdoor em Maceió gerou uma polêmica enorme, muitas pessoas começaram a acusar a empresa de machismo, entre outras acusações. Gerando assim vários transtornos para a empresa envolvida.

6 – Skol – Esqueci o “não” em casa / “Topo antes de saber a pergunta”

No carnaval de 2015 a propaganda da Skol gerou uma grande polêmica, a campanha que na qual era intitulada “Viva Redondo” tinham mensagem como: “Esqueci o não em casa” e “topo antes de saber a pergunta”. Inúmeras pessoas acharam que a campanha incitava categoricamente a violência contra a mulher e também a apologia ao estrupo.

Depois da polêmica a empresa retirou as frases que causaram os questionamentos, no entanto foi um episodio que é lembrado até hoje, principalmente quando se trata de propagandas que deram muito errado.

Finalizando…

As propagandas que deram muito errado citadas neste post foram apenas algumas das inúmeras existentes, uma coisa é certa antes de criar uma campanha publicitária é de fundamental importância ter pleno foco aos detalhes, pois depois que é feito o lançamento muitas vezes os transtornos causados são irreparáveis.

Se você gostou deste post não deixe de comentar e compartilhe. Um forte abraço e muito sucesso.

 

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados