Turnover: O que é e como reduzi-lo

Tempo de leitura: 1 minuto

Formar equipes de trabalho com excelência, não é uma tarefa fácil para as empresas. Isso não é nenhuma novidade. Isso preocupa muitos empresários e não é atoa, pois quando o turnover acontece, traz vários impactos negativos para as organizações.

Os valores que são gastos com esse tipo de processo, muitas vezes são incontáveis, por isso que cada vez mais os responsáveis pelas contratações tem que ficar atento na hora de escolher os seus colaboradores.

Porém, quando falamos em Turnover muitas pessoas se questionam sobre o que isso significa, ou como reduzir esse tipo de processo. E quais os impactos negativos, pensando nisso, decidir trazer essas informações para que ela possa te ajudar.

Afinal, O que é Turnover?

Turnover nada mais é do que a rotatividade de empregados dentro de uma determinada empresa.

Usando outras palavras Turnover é o processo de mudança de funcionários de uma organização, onde são demitidos alguns funcionários e ao mesmo tempo ocorre a contratações de outros para repor o quadro.

O impacto negativo do Turnover

Alguns dos impactos negativos do Turnover são os aumentos de investimentos em novas contratações. Pois quando uma empresa contrata novos funcionários, sabemos que ela terá que realizar a preparação deles, oferecendo treinamentos, etc.

Outro impacto negativo são os valores que as empresas terão que pagar com rescisão contratual pagamento de direitos trabalhistas, entre outras obrigações.

Como reduzir o Turnover?

Para reduzir esse tipo de processo é fundamental que as empresas utilizem pesquisas de satisfação, por exemplo. Isso vai fazer com que as empresas entendam como anda a motivação dos funcionários dentro da organização, pois caso encontre algo que possa ser melhorado a empresa poderá fazer isso para manter a satisfação dos seus colaboradores.

É importante também investir no treinamento e na capacitação do colaborador assim que ele for contatado. Muitas empresas pecam na hora de preparar o funcionário, causando impactos negativos, pois em curto prazo poderá perder aquele determinado profissional.

Tenha foco no seu colaborador, dar oportunidades para eles dentro da organização, é sem sobras de dúvidas um fator excelente para que não ocorra turnover.

Finalizando…

Para que não gere Turnover dentro de uma organização, é preciso entender cada colaborador de forma única e precisa.

Não adianta bajular ou forçar empatia, ou criar relacionamentos fracos. Se preparar para entender os colaboradores e oferecer o melhor para eles de forma assertiva é sem dúvida alguma, um desafio constante e enorme, porém é o caminho mais assertivo para manter os funcionários felizes dentro de uma organização.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.