Trabalho em Equipe e suas Vantagens

Tempo de leitura: 2 minutos

As vantagens do trabalho em equipe são incontáveis, nesse artigo irei apresentar resumidamente algumas dessas vantagens tanto para os colaboradores como também para as empresas. Contudo, sabemos que  trabalhar em equipe é muito fácil para alguns, porém, para outros é uma dificuldade imensa.

Os motivos podem ser diversos, pois cada um cresce cercado por pessoas, ambientes, hábitos e condições diferentes que influenciam diretamente na formação do seu comportamento enquanto indivíduo e enquanto parte de um grupo social.

Mas, independentemente dos motivos que levam cada pessoa a ter determinado comportamento, é fato que na vida profissional a importância do trabalho em equipe é inquestionável, ainda que algumas funções possam ser exercidas individualmente.

Desconstruindo barreiras

Para obter sucesso na prática do trabalho em equipe, em primeiro lugar, é imprescindível que cada colaborador desenvolva a consciência da importância da sua presença na organização. A razão disso é que muitas pessoas sentem-se inferiores com relação aos membros que estão acima delas na hierarquia organizacional ou aos membros que estão no mesmo grupo hierárquico. Mas, ao desenvolver a consciência da sua importância, desconstrói-se a ideia de que sua opinião não vale a pena. Para conseguir trabalhar em equipe é preciso sentir-se relevante.

Vencida esta etapa, os membros da equipe perdem o medo de participar mesmo quando não contribuem com uma grande ideia, pois sabem que expor o que pensam é parte fundamental do caminho que levará ao objetivo final.

Vantagens do trabalho em equipe

O ditado popular diz que “duas cabeças pensam melhor do que uma” e esta é uma afirmação muito coerente e que está entre as grandes vantagens do trabalho em equipe. Ainda podemos dividi-las em dois grupos:

Principais vantagens individuais

A importância do trabalho em equipe também está no desenvolvimento e crescimento pessoal que acontece enquanto se divide espaço, ideias e conhecimento com outras pessoas:

– Aumento da autoestima (fazer parte de um grupo estimula a autoaceitação);

– Aumento da criatividade (uma ideia dita e explorada leva à geração de muitas outras);

– Desenvolvimento da reciprocidade;

– Desenvolvimento da empatia;

– Desenvolvimento do senso crítico e da autocrítica (“no que posso melhorar?”).

Principais vantagens coletivas

Para a organização, os benefícios são incontáveis, pois as melhorias começam dentro de cada um e acabam tornando-se um hábito coletivo, o que leva a uma evolução natural dos valores da empresa com seus colaboradores e com a sociedade:

– Aumento na quantidade e na qualidade dos resultados;

– Melhoria da reputação interna e externamente;

– Aumento da confiança e credibilidade dos colaboradores para com a gestão;

– Surgimento de novas oportunidades de mercado;

– Desenvolvimento de novas visões de futuro.

Conclusão

Estas são apenas algumas das vantagens que um trabalho em equipe bem executado pode oferecer para o crescimento de cada colaborador, assim como da empresa como um todo. Começar por si mesmo é o primeiro passo para transformar a qualidade dos relacionamentos interpessoais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados