Trabalhar em casa é uma boa opção?

Tempo de leitura: 4 minutos

Trabalhar em casa é uma boa opção? Porque devo trabalhar em casa? Será que tenho perfil para trabalhar em casa? Pois, bem amigos, esses questionamentos são bem comuns hoje em dia. E pode ter certeza que esses são apenas poucas das inúmeras dúvidas sobre trabalhar em casa.

Pode ter certeza que esse questionamento é absolutamente normal para quem está pensando em empreender como pouco dinheiro ou quem está de fato querendo empreender em casa.

Muitas pessoas que hoje já estão trabalhando em casa e fazendo uma renda extra ou até sua renda principal. Em algum momento já foram tomados por essas mesmas dúvidas. E através dessas dúvidas acabarão descobrindo ideias de como ganhar dinheiro trabalhando em casa, e tomarão a decisão de começar.

Esse post foi preparado com total dedicação para te mostrar se vale mesmo a pena trabalhar em casa. Embora seja preciso que você compreenda que a decisão quem tem que tomar é você.  Pretendo através desse conteúdo, te mostrar que existem as vantagens de trabalhar home office, como também existem as desvantagens.

Contudo, seja criterioso e avalie de acordo com sua opinião. Tente enxergar se você se ver trabalhando em casa. Pois, se você enxergar que trabalhar em casa é uma boa opção. Pode ter certeza que isso será um divisor de águas, para que você possa definitivamente colocar a sua ideia em prática.

Afinal, trabalhar em casa é uma boa opção para mim?

Muitas pesquisas apontam que trabalhar em casa é uma boa opção. Porém, ressalta que nem tudo são flores.

Como todo trabalho, trabalhar em casa não são apenas um “mar de rosas”, ou “contos de fadas”. Tem suas vantagens que são inúmeras como também tem suas desvantagens que não são poucas.

Mas o que importa é antes de tudo é entender que para saber se você deve ou não trabalhar em casa. Você precisa saber o real motivo na qual você pretende trabalhar no conforto do seu lar.

Se for pensando apenas no dinheiro pode tirar “seu cavalinho da chuva”, pois como já foi dito, trabalho é trabalho e isso não muda por ser em casa.

Tenha em mente que você precisa de motivos concretos para querer trabalhar em casa.

Pois, se for, por exemplo, apenas pelo dinheiro possa ser que você não tenha motivação suficiente caso ele não venha com tanta rapidez, ou em grande quantidade.

O algo a mais é sempre importante. Ou seja, se você quer trabalhar em casa, pois ficará mais concentrado para realizar sua atividade, se você quer trabalhar em casa, pois ficará mais motivado, se você começar a listar os motivos na qual você deseja trabalhar em casa, que não seja apenas o dinheiro, você já começou com o “pé direito”, como popularmente é dito.

Trabalhar em casa exige adaptação e disciplina

 

Se você nunca trabalhou em casa e por esse motivo fica se questionando se tem perfil para trabalhar em casa, ou se pergunta se consegue trabalhar em casa, fique certo de uma coisa. A adaptação e disciplina como em quase tudo na vida elas são efetivamente necessárias.

Não será do dia para noite que você começara trabalhar em casa e com isso irá obter de cara os melhores resultados.

É importante procurar se adaptar com a sua nova função. Para isso existem algumas advertências básicas e formas de como fazer, para que trabalhar em casa seja uma boa ideia, informações essas que todo mundo precisa saber para que trabalhar em casa seja de fato uma boa opção.

Uma das coisas que você precisará redobrar a atenção e evitar constantemente é o uso do celular. Caso não seja ferramenta de trabalho. É importante que você crie um ambiente que proporcione um trabalho com foco, ficando o mais distante possível de distrações.

É bastante recomendável que você esqueça um pouco que está trabalhando em casa e organize seus horários. Vamos supor que você comece a trabalhar de 08:00 horas da manhã, nesse caso você poderá tirar o intervalo do almoço de 12:00 horas, por exemplo, poderá descansar 1 hora após o almoço e retorna a atividade novamente.

Esse exemplo não é uma regra, isso obviamente é apenas uma demonstração de que você poderá organizar seu tempo, como em muitos casos é feito quando o trabalho não é em casa.

Evite o máximo possível abrir as redes sociais, é claro que você poderá fazer isso se sua atividade tenha a ver com essas redes cibernéticas, mas caso contrário evite essa distração.

Esqueça um pouco a geladeira, é isso mesmo. Muitas pessoas que trabalham em casa ficam, a todo instante, fazendo aquela visitinha na geladeira, pegando aquele lanchinho, ou seja, tente ser o mais disciplinado possível, leve a sério seu trabalho, isso com certeza será essencial na sua adaptação no trabalho em casa.

Caso você realmente tenha o interesse de fazer com que o trabalho em casa seja uma boa opção, pode ter plena certeza que você vai precisar se adaptar e ser altamente disciplinado.

 Vantagens e desvantagens de trabalhar em casa

Para que você possa decidir se realmente trabalhar em casa é uma boa ideia, decidir pontuar algumas vantagens como também algumas desvantagens, fique atento a seguir:

Vantagens

– Horários flexíveis;

– Conforto;

– Ganho na qualidade de vida;

– Mais comodidade;

– Tempo extra para se dedicar a família;

– Economia de gastos;

– Menos interferências externas;

– Mais segurança;

Desvantagens

– Distrações;

– Falta de motivação;

– Falta de disciplina;

– Acomodação;

– Desorganização das atividades;

– Foco limitado;

– falta de relacionamento organizacional;

– Instabilidade;

Finalizando…

Entender de fato se é uma boa opção trabalhar em casa exige um tempo maior. Não é de uma hora para outra, é importantíssimo mensurar as vantagens e desvantagens citadas e entender se de fato essa modalidade de trabalho será adaptável para você. Caso seja, tenha em mente que será um desafio, porém pode ter certeza que seguindo os passos corretos. Sem sobras de dúvidas será um desafio que poderá lhe render bons frutos.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados