Tire Suas Principais Dúvidas Sobre Factoring

Tempo de leitura: 2 minutos

Factoring é denominada de atividade comercial comum, podendo ser mista e atípica, realiza a somatória de  prestação de serviços à compra de ativos financeiros.

O que é factoring ?

Trata-se de  um mecanismo de fomento mercantil, onde a empresa fomentada tem a oportunidade de vender seus créditos, criando vendas a longo prazo, a uma determinada empresa de Factoring.

Com isso, é possível receber de maneira imediata os créditos futuros, elevando ainda mais o poder de negociar, como podemos citar, para realizar compra de matéria-prima a vista, é possível porque a  empresa não se descapitaliza.

A Factoring pode realizar prestação de serviços à empresa – cliente, em outras áreas administrativas, assim o empresário fica disponível apenas para produzir e vender.

Para que serve o Factoring?

Tem por objetivo principal o fomento mercantil, conceder assessoria, com o factoring é possível atender pequenas e grandes empresas, afinal são suas prioridades.

Quais são os tipos de Factoring?

  1. a) Convencional – ou “conventional factoring” é possível fazer a compra de direitos creditórios ou de ativos, que representam as vendas mercantis a prazo, ou através de prestação de serviços.

Sendo notificada através do vendedor (endossante-cedente) ao comprador (sacado-devedor). Nesse caso, não existe antecipação de recursos. Deve-se realizar o pagamento através da sociedade de fomento mercantil.

  1. b) Trustee – desenvolvido em 1988 com intermédio da ANFAC, e segue a filosofia do factoring. Atua no cuidado da gestão financeira, e de negócios da empresa-cliente, quando integrada, deve trabalhar com caixa zero, trazendo melhorias à capacidade financeira de sua empresa.
  2. c) Exportação – como o nome já diz, trata da exportação de produtos da empresa-cliente do factoring. Sendo bastante utilizado na Europa, e no Extremo Oriente.
  3. d) Compra de matéria-prima – a empresa de factoring deve ser intermediária ao realizar a compra de matéria-prima ao cliente, fazendo a negociação juntamente ao fornecedor, e assim conseguindo o melhor preço ao seu cliente.

Vantagens e desvantagens do Factoring

 

Vantagens

Essas operações podem ser vantajosas  à empresa, caso esta faça uso na qual as empresas de fomento mercantil devem estar  autorizadas a realizá-las, dentre elas estão:

  1. a) Conceder assessoria relacionada ao processo produtivo ou mercadológico;
  2. b) Fazer avaliação e selecionar clientes ou fornecedores;
  3. c) Analisar e efetuar a gestão de créditos;
  4. d) Realizar a verificação de contas a pagar, e a receber;
  5. e) Aquisição de créditos.

Mesmo que as  taxas de deságio dos títulos de crédito sejam muito elevadas, há uma contrapartida com relação ao custo financeiro do total da operação, este pode trazer vantagens ao cliente.

 

Desvantagens

1- O custo da operação pode ser bastante alto.

2- Perde-se a administração dos créditos, porque estes devem ser  vendidos às empresas de factoring, a empresa não deve realizar prorrogação, fazer concessão de descontos, etc., aos títulos.

Quando realizar operações de Factoring?

Muitas pessoas desconhecem o processo de operações de Factoring. Isso pode gerar insegurança, quando forem procurar alguma parceira.

Vamos mostrar resumidamente os três processos. Entendendo como é dividida a Factoring, a confiança passa a ser um pouco melhor.

Seu processo deve ser dividido em três partes:

1-      Fazer envio de títulos à Factoring.

2-      Deve aguardar a análise ( recuse e/ou aceite os títulos).

3-      O pagamento deve ser efetuado.

Conclusão

A Factoring atua como intermediária na compra e venda de produtos e serviços. Conhecendo como funciona seu processo, a confiança torna-se maior.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados