Smarketing: O que é como funciona e quais os benefícios?

Tempo de leitura: 3 minutos

É sabido que um dos principais objetivos das empresas é aumentar cada vez mais as vendas dos seus produtos, e com consequência disso aumentar seus lucros. Para isso acontecer existe uma união entre duas áreas que são a de vendas e a de marketing. Com o surgimento do conceito smarketing as empresas ganharam um aliado essencial para ajudar a alavancar e unir esse processo, e garantir assim os resultados mais expressivos.

Atualmente esse conceito vem sendo utilizado, por inúmeras empresas no mercado, isso acontece, pois, sua eficiência é comprovada e isso faz com que cada vez mais exista a necessidade da sua utilização.

Dito isso, por causa da relevância enorme desse conceito, decidir escrever este post, para que você possa saber o que é smarketing, mas não apenas isso, que você possa conhecer categoricamente como esse conceito funciona, e quais os seus principais benefícios.

Afinal, O que é smarketing?

Smarketing é uma junção das palavras em inglês “sales” e “marketing”, esse conceito foi criado, para potencializar, duas áreas importantes dentro de uma empresa.

Sabendo que muitas vezes acontecem conflitos entre as áreas de vendas e marketing, foi criado esse conceito exatamente com o intuito de unir essas duas áreas para que elas possam trabalhar juntas rumo ao mesmo objetivo.

Em outras palavras, o smarketing serve como uma junção dentro de duas áreas fundamentais em uma organização, para criar um alinhamento mais preciso, além do mais, através desse conceito existe uma harmonia clara, e isso consequentemente gera resultados mais satisfatórios para qualquer empresa.

A importância do smarketing

Juntar duas das maiores forças que uma empresa possui, e fazer com que elas andem juntas que trabalhem em equipe, que sejam harmônicas, tenha foco nos objetivos, foi sem sobra de dúvida uma “jogada de craque”.

Como diz Michael Jordan: “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.” E isso acontece exatamente nas empresas que sabem fazer esse trabalho com união, pois quando existe, sinergia entre essas duas áreas, as empresas ganham força no mercado, e se tornam referência.

Por isso que não é difícil enxergar a importância do smarketing para uma organização, pois nitidamente conseguimos perceber a relevância dessa estratégia quando ela é colocada em prática de forma correta.

Como implementar o smarketing?

Saber como implementar a estratégia do smarketing é fundamental para se obter os melhores resultados. A seguir observe algumas etapas dessa aplicação.

1- Defina os objetivos: Nessa fase a empresa terá que saber quantos clientes pretende alcançar, quantos contatos terão que ser feitos para isso, o quanto a empresa necessita para crescer no mercado, etc.

2- Defina SLAs: É fundamental que ocorra uma documentação dos objetivos traçados, quando acontece essa conceituação tanto na parte de marketing quanto de vendas, ambas as partes ficam situadas do que irá ser feito para alcançar os objetivos definidos.

3- Abastecimento de informação: Manter as equipes bem informadas é essencial nesse processo, pois a parte do momento que vão chegando as informações, isso possibilitará uma visão maior sobre o andamento da estratégia, ou seja, ficará claro qual o perfil de cliente que será mais lucrativo, esse e outros insigts começaram a aparecer.

Quais os benefícios do smarketing?

Depois que o smarketing é aplicado, não demora muito para os resultados benéficos começarem a aparecer.

Decidir pontuar alguns desses benefícios para que você possa ficar mais familiarizado e entenda de forma mais clara quais os principais benefícios do smarketing. Vamos a eles:

1- Lead qualificado: Esse com certeza é um benefício que vem logo em mente quando se fala em smarketing, quando é aplicado esse conceito, as empresas se beneficiam claramente, pois antes de alcançar o determinado cliente, a equipe de marketing realiza uma análise para saber qual  cliente que realmente está interessado no determinado produto ou serviço.

Em outras palavras, é realizado um funil de venda, na qual a equipe de vendas realiza contatos e faz todo processo, para o cliente certo, ou seja, não ocorrerá nenhum risco de fazer spam, pois antes a equipe de marketing mensurou quem realmente tem interesse, tornando o lead mais qualificado.

2- Geração de conteúdos relevantes e com objetivos definidos: Gerar conteúdos por gerar, não vai levar a lugar nenhum. Não adianta ter várias visitas se elas não forem se tornando leads qualificados. Por isso que gerar conteúdos relevantes e fazer um funil de vendas é fundamental e muito benéfico na hora de alcançar os objetivos.

Para alcançar esses leads, é fundamental que uma equipe de marketing crie campanhas para atingir esse objetivo, isso poderá ocorrer através de uma campanha de inbound marketing, isso fará com que sejam criados listas de possíveis clientes interessados, que consequentemente geraram receitas positivas para a empresa.

3- Melhor comunicação entre as equipes: Outro benefício do smarketing é a melhora categórica da comunicação, sabemos que existem varias vantagens em trabalhar em equipe, e quando é feito o processo de smarketing dentro de uma organização a melhora da performance aumenta gradativamente.

As equipes conseguem desenvolver projetos em harmonia, a empatia surge, é criado sinergia, com certeza essas são apenas algumas das inúmeras razões que fazem com que o smarketing seja tão importante e benéfico para as empresas.

Conclusão

No geral o smarketing é completamente essencial quando bem aplicado, como foi citado durante o post, existem inúmeras vantagens que fazem com que esse conceito seja levado em consideração. Por isso se você deseja melhorar a performance de marketing e vendas da sua empresa, analise esse conceito mais afundo para que você possa colher os melhores frutos dele.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados