Small Data: o que é e qual a sua importância

Tempo de leitura: 2 minutos

Não é difícil encontrar exemplos de empresas que conseguiram implementar pequenos detalhes na sua estratégia de mercado. E com isso conseguiram grandes resultados. Resultados esses que transformaram sua imagem positivamente, e fizeram com que a empresa conquistasse cada vez mais clientes. Uma estratégia importantíssima e responsável por muitos desses resultados é o small data.

Muitos se perguntam por que utilizar o small data ou qual a importância do small data, quais os benefícios e vantagens do small data.

Por entender que existem essas e varias outras dúvidas sobre small data, eu decidir escrever esse artigo para que você possa de uma vez por todas entender, o que é small data, mais, além disso possa compreender de fato, a sua importância como aliado para a transformação e impacto de grandes marcas.

O que é Small Data?

Diferente do big data que foca nos dados quantitativos, o small data foca nos detalhes qualitativos, em outras palavras esse processo tem como função capturar dados, detalhes que possam ser implementados para melhorar a imagem do produto, serviço ou empresa.

Pode ser utilizado esse processo para lançar um novo produto no mercado, corrigir erros, melhorar a performance de uma empresa, etc. Resumidamente o small data tem como objetivo juntar o maior número de dados relevantes para ser feito uma melhoria no processo.

 

Como é Feito o Trabalho com o Small Data?

Quem deseja trabalhar com small data tem que fazer uma autoanálise para entender como anda sua percepção. Pois, grandes profissionais dessa área. Conseguem enxergar detalhes que em muitas vezes parecem imperceptíveis, mas que podem se transformar em grandes tendências.

No livro small data de Martin Lindstrom ele conta uma história interessante que achei importante citar nesse artigo. Em um dos seus inúmeros trabalhos. Ele foi contratado para melhorar o desempenho de uma determinada empresa e um dos detalhes que ele observou que poderia ser implementado e que traria grandes resultados, foi algo simples porém bastante relevante.

Ele pediu para os responsáveis do local que deveriam embrulhar as compras dos clientes e entrega-las usando às duas mãos. Pois, quando usamos às duas mãos para entregar alguma coisa a alguém, a pessoa automaticamente recebe o que entregamos com às  duas mãos.

Quando feito isso, os clientes consequentemente acham que estão recebendo algo especial e valioso.

Em alguns países quando você faz alguma compra. O vendedor sai de trás do balcão e entrega o que você comprou com às duas mãos e um sorriso contagiante.

Isso serve de exemplo para que você entenda que com aplicações de pequenos detalhes. Detalhes básicos podem fazer muita diferença. E quando é feito isso como no exemplo anterior. Faz com que o cliente se sinta acolhido, e mais próximo daquele lugar. Isso com certeza melhora a reputação da empresa e dos funcionários.

Conclusão

Portanto, ficar atento aos detalhes, pode ser muito benéfico para o crescimento de uma empresa. Então em qualquer empreendimento é importante levar em consideração a possibilidade de utilizar esse processo. Para que você possa conseguir os melhores resultados possíveis para seu negócio.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados