Será que vale a pena criar um blog?

Tempo de leitura: 3 minutos

Existem muitas pessoas que desejam criar um blog, pensam nas vantagens que ele pode oferecer. No entanto, se questionam se vale a pena criar um blog ou não? Ficam se perguntando se ainda existem demanda para esse tipo de negócio.

Se você tem dúvidas como essas. Convido você a ler o post até o final nele irei citar algumas vantagens e desvantagens de ter um blog. Observando essas informações você poderá ter uma noção básica se esse tipo de trabalho poderá ser interessante para você ou não.

Afinal, Vale a pena criar um blog?

Ter um blog é algo que exige muito. Digo isso por experiência própria. Quando criei o meu site tinha mais disponibilidade, pois ainda não estava empreendendo. Meu único negócio era o blog, além do trabalho convencional. No entanto, depois que comecei a empreender o tempo ficou mais limitado. Se você já começou ou tem algum tipo de empreendimento sabe que o inicio exige muito nossa atenção.

Porém, existem algumas estratégias que podemos fazer para que nosso blog funcione de forma automática, com conteúdos novos e de qualidade. Além dessas estratégias, temos que ter a consciência que estamos fazendo um trabalho de verdade. Acredito que já existem amadores demais no mercado, ser mais um não traz resultado.

Na minha opinião, vale a pena criar um blog sim. Mas, indico que você antes de criar um blog faça alguns exercícios para entender se de fato isso será algo bacana para você.

Por isso, proponho que a primeira coisa que você deve fazer é se perguntar: Qual o sentido de criar um blog? Se a resposta for apenas dinheiro, ou se ter um blog é algo que não te desperta uma sensação de realização. Nesse caso acredito que criar um blog não será uma boa opção para você.

Em contrapartida se você tem algo de valor para transmitir. Se tem uma vontade enorme de se expressar, de entregar algo importante para alguém, quando falo de importância, vale ressaltar que isso é relativo, isto é, algo que é importante para você, talvez não seja para mim. A ideia aqui é algo que te satisfaça e que encontre um público que curta. Se tudo isso se encaixar, perfeito eu te indico que inicie o blog hoje mesmo.

Outro ponto que é decisivo na hora de saber se vale a pena criar um blog é entendendo que um blog não cria uma audiência de uma hora para outra. Usando outras palavras um blog não começa a receber mil visitas todos os dias depois de uma semana que foi criado. Acredito, que raramente isso acontece, dificilmente você receberá essa quantidade de visita orgânica rapidamente.

Portanto, se deseja ter um blog, além de saber de fato o motivo para ter ele, é importante ter paciência, foco e saber que é um trabalho que exige tempo para alcançar uma boa quantidade de visitas.

Vantagens de ter um blog

Um blog tem inúmeras vantagens, ele permite que você alcance seu público alvo de forma mais eficiente.

Através do blog você cria relacionamento com o seu cliente.

O blog faz com que você transmita conhecimento para outras pessoas em troca você poderá ganhar remunerações através de propagandas, vendas de cursos, entre outros.

Um blog pode fazer com que você se torne uma autoridade em um determinado assunto.

As vantagens de ter um blog são inúmeros, o que citei, já basta para você entender se vale a pena criar um blog.

Desvantagens de ter um blog

Ter que determinar um tempo do seu dia para estudar qual conteúdo fazer para seu blog. Isso se torna um problema, pois muitas vezes não temos tempo para fazer isso.

Um blog pode gerar custo e demora muito para te proporcionar o ROI (Retorno sobre investimento)

Outra desvantagem do blog é o fato de ele não ser tão dinâmico como outras plataformas como o youtube, por exemplo.

Ter um blog exige uma busca de parcerias para que assim ele possa se fortalecer. Isso muitas vezes se torna algo complicado para quem está começando.

Enfim, existem vantagens e desvantagens, o importante é colocar na balança e ver o que é mais viável para você.

Finalizando…

Como você observou no texto, se vale a pena criar um blog ou não é algo muito relativo. O mais importante disso tudo é entender que existem vantagens e desvantagens. Conhecendo isso você poderá finalmente criar seu blog ou não. Sabendo assim se é isso mesmo que você quer.

Se esse post foi bom para você comente e compartilhe. Um forte abraço e muito sucesso.

 

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.