Saiba tudo sobre organização formal e informal

Tempo de leitura: 3 minutos

Geralmente um dos temas que sempre gera dúvida, mas que é de fundamental importância conhecer, principalmente para quem é admirador ou profissional de gestão é sobre organização formal e informal.

No que se diz respeito á relevância entender não apenas o que é organização formal e informal, mas conhecer de fato qual a diferença entre organização formal e informal é primordial no processo de gestão.

Não é de se estranhar que quando falamos em organização, pensamos logo em questões formais, como leis trabalhistas, estruturação, análise de concorrência, segmentação de mercado, entre outras coisas. E muitas vezes esquecemos que em uma organização não existe apenas a formalidade, existe também o lado informal.

Por isso, para que você possa entender tudo sobre esse processo, decidir escrever esse post com o intuído de tirar todas as suas dúvidas sobre esses dois tipos de organização.

Entenda o que é e qual a diferença entre organização formal e informal

A organização formal, Consiste em todo processo que no qual a empresa cria para se organizar, esse processo passa pelo padrão de qualidade, leis trabalhistas, organização hierarquia, código de ética, normas de conduta, etc.

Em outras palavras esse processo tem como foco manter a empresa em constante organização visando seriamente desenvolver o melhor resultado possível dentro da total e contundente formalidade. Ou seja, nesse tipo de organização os funcionários popularmente falando colocam a “mão na massa” para exercer e garantir todo o processo formal da empresa.

Já a organização informal, se da por conta dos relacionamentos interpessoais, esse tipo de organização acontece entre os próprios funcionários da empresa, através das conversas pelos corredores, as ideias que os próprios colaboradores compartilham isso pode acontecer por conta da empatia entre os funcionários, é importante salientar que isso pode acontecer em setores diferentes da empresa, por exemplo, um funcionário do setor de RH da empresa, tem algo em comum com quem trabalha no marketing e acabam durante os intervalos se encontrando para conversar.

Usando outras palavras a organização informal é todo relacionamento criado entre os próprios colaboradores no ambiente de trabalho que fuja da formalidade, podemos dizer que esse relacionamento traz inúmeros benefícios e motivação para o ambiente da organização.

Como foi dito esse dos tipos de organização embora diferentes, são bastante complementares uma empresa que entende qual importância da organização formal e informal, com certeza sai ganhando no mercado.

Pois, não basta apenas focar na formalidade, uma empresa que apenas se preocupa nas leis trabalhistas, na hierarquia, ou o que for, e esquece da parte informal que é exatamente o compartilhamento de ideias entre os funcionários o momento de descontração, acaba criando um ambiente organizacional com precárias formas de motivação entre os colaboradores, e pode ter certeza quando não existe uma junção entre esses dois tipos de organização a resposta vem no resultado da empresa.

Característica da organização formal

– Os funcionários respeitam a hierarquia e obedece às ordens que lhe for proposta;

– As funções e os cargos são propostos pela empresa;

– As empresas deixam bem claro perante o mercado a sua missão, visão e seus valores;

– Mesmo não obtendo empatia, os funcionários terão que aprender e valorizar o trabalho em equipe;

– Normas são ditadas, como carga horaria, hora de chegada entre outros;

Característica da organização informal

– As relações interpessoais acontecem espontaneamente, isso pode ocorrer através da empatia, entre os funcionários;

– Os funcionários se relaciona não apenas com pessoas da sua área de atuação, mas com pessoas de outras áreas da empresa;

– Os funcionários se sentem motivado através da reciprocidade do relacionamento entre eles;

– Muitos profissionais podem sentir mais empatia pelo colega de outro setor, diferente do que ele sente pelo parceiro de equipe;

– É possível que crie harmonia e sinergia entre os colaboradores, podendo com isso potencializar seus resultados na empresa;

Com podemos perceber tanto a organização formal e informal são importantes, pois categoricamente uma da suporte a outro para o crescimento de uma organização eficaz. Não é por acaso que grandes empresas percebendo os benefícios da organização formal e informal, acabam estruturando esses dois processos para que possam extrair o melhor de cada um deles.

Não é por acaso também que as empresas estão a cada dia que passa procurando evoluir, muitas empresas como o GOOGLE, valorizam os seus funcionários e transformam o ambiente de trabalho de forma positiva e descontraída, por isso, que muitas empresas fazem questão de receber prêmios como melhores empresas para trabalhar, pois consequentemente isso possibilita a empresa um nível superior trazendo assim profissionais talentosos e requisitados do mercado.

Essas empresas compreendem que não basta apenas utilizar a organização formal, mas também percebem o valor da organização informal para o crescimento da empresa.

Tendo em vista isso, fica claro que esses dois tipos de organização são fundamentais, pois elas possuem o poder de potencializar o máximo o nível organizacional de uma empresa. Proporcionando assim benefícios não apenas a curto e médio-prazo, mais principalmente a longo-prazo.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados