Saiba tudo sobre Gamificação

Tempo de leitura: 2 minutos

A gamificação tem sido utilizada em diversas áreas. Pode ser, por exemplo, no setor educacional, empresarial ou em outros setores. Esse tido de estratégia tem como seu principal papel, melhorar o desempenho e gerar motivação.

Nesse artigo, você irá saber tudo sobre esse método. Você saberá não apenas o que é gamificação, mas ficará sabendo também para que ele serve, como colocá-la em prática, e quais os seus benefícios, além de muito mais.

Afinal, O que é Gamificação?

Gamificação, ou gamification em inglês  é nada mais nada menos que uma estratégia que tem como objetivo despertar o nosso instinto de competitividade como acontece em um jogo.

Logo que esse método surgiu, começou a ser utilizado de forma exponencial por empresas de diversos setores. Transformando positivamente os resultados de forma rápida e eficaz.

Para que serve gamificação?

A gamificação serve como uma estratégia que desperta em nós, incentivo e motivação, nos dando energia suficiente para que possamos alcançar nossas metas e objetivos de forma contundente e precisa.

Não foi por acaso que esse método se refere a jogos. Quando, por exemplo, estamos jogando algum tipo de game, na maioria das vezes ficamos totalmente focados, para que possamos conseguir a melhor pontuação, os melhores resultados. Nossa intenção é nitidamente vencer. Trazendo essa mesma sensação para o mundo corporativo, houve um grande ganho na melhoria da performance.

Como a gamificação é colocada em prática?

Como a principal ideia desse método é manter a competividade e motivação. Para que essa estratégia possa ser colocada em prática. Podemos fazer uso de diversas ferramentas, desde prêmios para o crescimento da performance. Placares que reforçam a sensação de competitividade, entre outras alternativas.

O importante é manter sempre as pessoas envolvidas nessa estratégia e motivadas, usando formas que são utilizadas em jogos.

Quais os benefícios da gamificação?

Os benefícios da gamificação são inúmeros. Se eu fosse pontuar aqui nesse artigo com certeza ficaria cansativo para você ler. Sendo precisamente resumido, os principais benefícios dessa estratégia são: O fortalecimento do engajamento, o aumento da produtividade, os ganhos na parte motivacional, entre outros.

Sem dúvida quando utilizado a gamificação de forma correta, os benefícios são muito interessante para qualquer tipo de organização envolvida.

Vale a pena utilizar a gamificação mesmo com o surgimento de novos métodos e estratégias?

Muitas pessoas se perguntam se vale a pena utilizar essa estratégia. Para pessoas que fazem esse tipo de questionamento tenho uma resposta curta e direta. VALE MUITO A PENA.

Mesmo com avanços tecnológicos, surgimento de novos métodos e mesmo aparecendo nossas estratégias. Usando essa artifíco, você consegue de forma genuína motivar as pessoas e gerar competitividade. Essa estratégia não foi criada para ser usada em apenas pouco tempo. Pelo contrário ela foi criada para proporcionar valor em logo prazo.

Finalizando…

Espero que você tenha ficado por dentro de tudo sobre gamificação e que possa fazer uso desse conhecimento de forma positiva e inteligente.

Se esse artigo foi bom para você não deixe de comentar ou compartilhar. Muito obrigado por ter chegado até o final deste post. Um forte abraço e muito sucesso.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.