Saiba qual a diferença entre publicidade e propaganda

Tempo de leitura: 1 minuto

Um dos questionamentos mais vistos no meio da comunicação é sobre qual a diferença entre publicidade e propaganda. Quando comecei a faculdade de publicidade observava que sempre existiam comentários sobre qual era essas diferenças.

Nada mais justo do que escrever este post para você. Para te mostrar qual a diferença entre esses dois conceitos. Sem demora, vamos ao que interessa.

Afinal, Qual a diferença entre publicidade e propaganda?

Já é sabido que tanto a publicidade quanto a propaganda tem o intuito de realizar algo promocional. No entanto, mesmo sendo termos que se tornaram sinônimos aqui no Brasil, possuem diferenças claras. Vamos a elas:

Publicidade: São todos os tipo de comunicação voltada para anunciar algum produto ou serviço. Usando outras palavras a publicidade faz uso de meios para tornar algo conhecido. A publicidade em termos monetários tem seu preço. Isto é, para você fazer uma boa publicidade e alcançar resultados mais consistentes você terá que pagar por isso.

Propaganda: Já a propaganda pode ser utilizada para tornar alguma ideia, informação ou o que for conhecido. Usando outros termos, posso afirmar que a propaganda tem o foco em tornar algo conhecido, podendo fazer uso de meios gratuitos.

Principais objetivos e definições da publicidade e da propaganda

Existem alguns objetivos e definições que diferenciam a publicidade da propaganda de forma mais clara e objetiva. Vamos conhecer melhor:

Objetivos da publicidade: Convencer de forma precisa o consumidor que o produto ou serviço anunciado é o melhor do mercado. Não oferecendo espaço para o consumidor ter dúvidas perante isso.

Definições da publicidade: Divulgação feitas por empresas, contendo mensagens  persuasivas.

Um exemplo para definir a publicidade são anúncios de roupas, carro, etc.

Objetivos da propaganda: Comunicação que geralmente é feita por sindicados, pessoas ou entidades. Com o principal objetivo de divulgar ideias e informações sem fins lucrativos.

Definições da propaganda: Usa argumentos bem persuasivos para fazer com que as pessoas participem de alguma ideologia, de alguma situação, etc.

Um exemplo disso pode ser a convocação para se afiliar a um partido político, ou um alistamento militar.

Finalizando…

As informações contidas neste texto são apenas alguns exemplos sobre a diferença desse dois conceitos, fique certo que não para por aí.

Agora que você sabe basicamente qual a diferença entre publicidade e propaganda, não deixe de comentar ou compartilhar este conhecimento com seus amigos ou pessoas que tinha a mesma dúvida que você. Um forte abraço e sucesso.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.