Saiba o que é Capital de identidade

Tempo de leitura: 2 minutos

Saber o que é capital de identidade e entender como usar isso ao nosso favor é essencial para nosso crescimento pessoal e profissional.

Muitas vezes vivemos sem nos policiar sobre as coisas que consumimos.

Em muitos casos não damos a devida atenção sobre como estamos vivendo. Quais tipos de conhecimentos, estamos adquirindo. Não prestamos atenção com quem estamos criando vínculos, quais programas assistimos, entre outras coisas.

Por não ficar alerta sobre isso, muitas vezes perdemos muitas oportunidades tanto no presente quanto no futuro.

Por isso e muito mais que não basta apenas entender o que é capital de identidade, mas é preciso acima de tudo saber como isso é importante. Pois, tenho certeza que munido com esse conhecimento, você terá mais possibilidade de construir uma vida e um futuro melhor.

Mas, afinal o que é Capital de identidade?

Capital de identidade é tudo aquilo que aprendemos durante a vida. São as experiências, as escolhas que fazemos ou deixamos de fazer. O conhecimento adquirido, nossos costumes e gostos. Nossa forma de falar de andar.

Fazendo uso de outras palavras, capital de identidade é nada mais nada menos que nossa coleção de bens pessoais, é o resumo de tudo aquilo que somos.

Inclusive em um dos capítulos do livro A idade decisiva de Meg Jay (Livro que já se encontra em resumo aqui no blog), A autora reservou um capítulo falando de forma mais detalhada sobre o que significa capital de identidade.

Usando o capital de identidade ao nosso favor

Will Durant diz: Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito. Essa citação tem tudo a ver com capital de identidade.

Se começarmos a identificar o que estamos praticando na nossa vida. Podemos de forma categórica enxergar as deficiências, os erros que estamos cometendo.

A partir do momento que fazemos essa análise meticulosa sobre nosso comportamento. Podemos, corrigir para que isso não se torne um hábito enraizado. Algo que faça parte definitivamente do nosso capital de identidade.

Muitas pessoas por exemplo, amam assistir aqueles jornais, que só relatam desordens. Violências, tudo que não irá de trazer coisas boas.

Outros amam falar da vida alheia, alimentam sentimento de inveja e cobiça. E isso com o passar do tempo vai virando parte daquela pessoa.

Tenho certeza que você não quer que a violência, a inveja, a cobiça seja parte do seu capital de identidade.

Portanto, tenha cuidado sobre o que você consome. Tenha foco e alimente coisas boas. Seja cada vez mais altruísta, tente ser mais dedicado as coisas que poderão te proporcionar frutos bons.

Fazendo isso você irá rechear seu repertório de uma forma tão extraordinária que isso não será apenas algo transparente, mas tenho certeza que será algo totalmente contagiante.

Conclusão

Agora que você sabe o que é capital de identidade, como construir ela da melhor forma possível. O que resta é colocar em prática as ideias aqui passadas.

Não tenho nenhuma dúvida que você fazendo isso, mesmo parecendo algo difícil ou apenas uma teoria distante. Creio sinceramente que é muito possível atingir uma melhor performance levando a sério esse termo.

Espero que você tenha gostado do artigo. Não esqueça de deixar um comentário e compartilhe. Um forte abraço e muito sucesso.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.