Saiba como fazer uma pesquisa de marketing

Tempo de leitura: 4 minutos

A pesquisa de marketing é extremamente importante, pois, basicamente ela lhe possibilita todo um suporte para o seu planejamento de marketing. Por isso saber como fazer uma pesquisa de marketing, é fundamental, pois, esse será um pré requisito, para um planejamento eficiente.

É importante salientar que para realizarmos uma pesquisa de marketing, precisamos não apenas entender como fazer, mas também conhecer qual a importância da pesquisa de marketing, quais os benefícios, além de muitos outros conhecimentos.

Por conta disso, decidir escrever esse post, para te ensinar não apenas como fazer uma pesquisa de marketing, mas também para que você possa conhecer um conjunto de benefícios e variáveis que esse processo disponibiliza.

O que é pesquisa de marketing?

A Pesquisa de marketing tem como objetivo coletar todas as informações e dados precisos sobre um determinado mercado, a fim de possibilitar o melhor desempenho possível de uma determinada organização.

Em outras palavras, podemos dizer que a pesquisa de marketing serve como um suporte detalhado e amplificado para que o planejamento possa ser feito com o menor risco possível, focando na assertividade e nos resultados benéficos de uma determinada ação.

Tem uma frase do Philip Kotler, que diz: A pesquisa é um ponto inicial para o marketing. Sem ela, uma empresa, entra em um mercado às cegas.

Portanto, esse processo é primordial para o sucesso e crescimento de qualquer empresa.

Como fazer uma pesquisa de marketing?

Agora que você sabe o que é pesquisa de marketing, vamos entender como fazer essa pesquisa, embora muitas pessoas achem esse processo um pouco complexo, porém, sendo elaborado de uma forma coesa, esse processo se torna mais simples e benéfico.

É importante frisar que para realizar essa pesquisa de marketing, é fundamental seguir algumas etapas. A seguir irei mostrar algumas delas:

1 Definição precisa dos problemas e os objetivos da pesquisa: Nessa etapa de número 1, podemos definir como o momento crucial e inicial do processo, a partir do momento que foi percebido um problema e observado que precisa de uma solução.  É nesse momento que podemos começar o processo de pesquisa de marketing.

Ou seja, tendo o objetivo da pesquisa em mente, você pode passar para outra etapa para dar continuidade ao processo.

2 Desenvolvimento da pesquisa: Nessa etapa você começa a analisar as melhores formas e meios para que a pesquisa possa acontecer. Ou seja, você já tem em mente no que precisa resolver, agora é hora de desenvolver a pesquisa, a fim de obter os melhores e mais precisos resultados.

3 – Elaboração da pesquisa para ser executada no mercado: Nessa fase que podemos renomear como a tomada de decisão, pode gerar algumas dúvidas. Como, por exemplo:  A pesquisa vai ser feita nas redes cibernéticas? A pesquisa vai ser feita na rua? Ou seja, você encontrando essas respostas, poderá lançar a pesquisa no mercado, obviamente que quando existe uma boa segmentação de mercado a decisão fica mais fácil.

4 – Aplicação da pesquisa no mercado: É nessa fase que pode ser obtido as respostas necessárias para resolver um problema, ou o que for. Nessa ação de pesquisa, muitas coisas podem acontecer, pois, você começa a receber o feedback do seu público alvo, as respostas que você procura começa a chegar de uma forma categórica.

5 – Mensuração dos dados e resultados da pesquisa: Na etapa 5 você começa a tabular os resultados obtidos. Nesse momento você começa a entender o melhor caminho a ser seguido no seu planejamento, começa a identificar soluções aplicáveis, tudo isso e muito mais advindo da mensuração obtida.

Qual a importância da pesquisa de marketing?

A importância da pesquisa de marketing é facilmente percebível, pelo fato da possibilidade de assertividade que ela proporciona.

Imagine que você deseja lançar um produto no mercado. Você fez a segmentação de mercado, analisou a possibilidade de utilizar outras estratégias de marketing, como, por exemplo, o marketing emocional, marketing social, neuromarketing, porém, não realizou a pesquisa de marketing. Pode ter certeza que corre o risco do lançamento do seu produto não obter o resultado relevante que você espera.

Por isso que é importante saber qual a importância da pesquisa de marketing, pois, sabendo disso você poderá se beneficiar. A pesquisa de marketing possibilita uma visão precisa do mercado, além disso, ela é importante, pois, permite a coleta de dados  que podem servir em um momento oportuno.

Esse processo ajuda a conectar o consumidor com a empresa, permitindo a potencialização de outro tipo de marketing, que é o marketing de relacionamento. Ou seja, como você pode perceber é importantíssimo realizar a pesquisa de marketing, pois, isso só trará ganhos para o seu negócio.

Benefícios da pesquisa de marketing

Os benefícios advindos da pesquisa de marketing são vários. É importante sempre dizer que toda estratégia e planejamento executado, poderão proporcionar vários benefícios, porém, esses benefícios são atrelados principalmente na assertividade da sua execução.

Usando outras palavras, posso dizer que quanto mais preciso e relevante for sua pesquisa de marketing, mais benefícios você terá.

Tendo sempre em mente isso, você terá que analisar bem para executar a pesquisa de marketing para que você possa ver seus resultados decolarem de uma forma espetacular e crescente.

A seguir irei citar alguns benefícios da pesquisa de marketing:

– Conhecimento amplo das tendências de uso do consumidor;

– Entendimento da demanda do produto ou serviços;

– Avaliação da satisfação do cliente;

– Compreensão da precificação adequada do seu produto/serviço;

– Conhecimento preciso, do perfil do seu cliente, ou futuro cliente;

– Mensuração precisa de dados e resultados, para aplicações de melhorias;

– Possíveis descobertas de novos mercados;

– Análise sobre o conhecimento do mercado, sobre sua marca, ou o que você oferece;

– Maior precisão e assertividade para lançar um produto ou serviço;

Conclusão

Acredito que tenha ficado bem claro o quanto é importante saber como fazer uma pesquisa de marketing. Não é por acaso que grandes empresas utilizam constantemente esse processo, pois, fazendo esse processo corretamente as possibilidades de crescimento e benefícios que uma organização pode obter, são incontáveis. Por isso ficar atento a esse procedimento pode ser essencial para o futuro do seu negócio.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados