Saber como identificar os pontos fortes é essencial para o sucesso

Tempo de leitura: 2 minutos

Saber como identificar os pontos fortes é fundamental para conseguirmos atingir a excelência.

Não é por consciência que muitas pessoas que são referências no que fazem conseguiram esse destaque.

Isso aconteceu pelo fato delas saberem categoricamente, qual era o seu talento, ou seja, souberam especificamente como identificar os pontos fortes que elas possuem.

Nesse texto pretendo te alertar sobre essa importante descoberta que ainda geram muitos questionamentos, muitas pessoas se perguntam:  O que faço de melhor? Como faço para descobrir meus pontos fortes? As interrogações na mente de muita gente não param por aí.

Se uma dessas ou algum questionamento parecidos te incomodam. Espero que ao terminar a leitura você consiga enxergar de forma diferente, de uma maneira que consiga potencializar o que você for melhor, e não aquilo que você não tenha aptidão.

Como identificar os pontos fortes e o que fazer para potencializar ele?

Não é coisa de outro mundo saber como identificar os pontos fortes. Você poderá identificar eles através de atitudes tomadas naturalmente.

Tente pensar no que você faz de melhor e de forma fácil. Esse pode ser o seu ponto forte.

Para exemplificar isso, vamos supor que quando você era criança sabia como ninguém fazer redação, sua nota nessa matéria escolar era acima da média dos outros alunos, todas as pessoas te elogiavam desde os professores como seus pais.

Em contrapartida você era péssimo em fazer cálculos, essa sempre foi sua dificuldade.

Partindo desse princípio, podemos entender que o seu ponto forte, é a parte gramatical, porém o seu ponto fraco é a parte matemática.

Agora você sabendo disso, poderá se aperfeiçoar cada vez mais no que faz de melhor dando uma maior prioridade. Isso faz você se tornar cada vez mais excelente.

Infelizmente, isso não acontece normalmente, ao invés de você aumentar o foco no seu ponto forte, você é “obrigado” a aumentar o seu foco em matemática e diminuir o seu foco em gramática já que você já é bom o suficiente.

É nesse ponto que pode acontecer o problema, você acaba se esforçando para equilibrar o seu conhecimento, e tira completamente sua visão para aquilo na qual você faz de melhor.

Seguindo essa linha de raciocínio podemos entender que saber como identificar os pontos fortes não é complicado. Porém, a partir do momento que você descobrir tente ser o melhor naquilo. Isso fará você uma versão melhor de si mesmo.

Vale salientar que não estou incentivando você deixar de lado aquilo na qual você não possue aptidão, a ideia não é essa.

A minha sugestão é que você busque um conhecimento amplo, porém tenha um foco mais preciso no que você faz de melhor isso te possibilitará uma diferenciação no futuro.

Finalizando

Como você observou no texto, não existe fórmulas mágicas, ou conceitos de outro mundo. Para descobrir o que você faz de melhor, não precisa necessariamente fazer uma viagem na sua infância, como foi exemplificado. Basta olhar para o que você faz de melhor hoje e tentar alinhar isso a seu objetivo de vida e carreira e melhorar cada vez mais. Com certeza você será excepcional no futuro próximo.

Se esse artigo foi bom para você compartilhe ou deixe seu comentário. Forte abraço e sucesso.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.