Resumo do livro Viver em paz para morrer em paz

Tempo de leitura: 2 minutos

Através deste resumo do livro Viver em paz para morrer em paz do Mario Sergio Cortella. Irei trazer algumas das ideias que particularmente achei essenciais do livro. Vale ressaltar que esse já é o terceiro livro do Cortella que trago resumo aqui no blog. Os outros foram: Qual é a tua obra? E Por que fazemos o que fazemos?

Não é novidade que sou fã desse cara. O Cortella, tem a maestria de trazer conteúdos com base filosófica de forma acessível e contundente. Como é de se esperar os livros do Cortella gera em nós questionamentos. Logo na capa do livro no subtítulo ele questiona: Se você não existisse, que falta faria? Isso por si. Já abre a nossa mente para a reflexão.

Espero que esse resumo possa ser de valia para você. Vamos a ele:

Resumo do livro Viver em paz para morrer em paz

O livro possui 176 páginas e é composto por 19 capítulos. Apensar da grande quantidade de capítulos o livro é extremamente fácil de ler.

O autor nos faz refletir exatamente sobre como estamos vivendo. Será que se partimos agora, Deixaremos algum legado? Ou seja, será que estamos fazendo a diferença? Muitas pessoas imaginam diferença apenas presa em um único fator, como, por exemplo, na questão financeira. No entanto, a ideia não é essa.

A ideia é abrir nossa mente para analisarmos se estamos plantando sementes que irão deixar frutos. Se, por exemplo,  estamos sendo um bom filho, um bom pai, entre outras coisas. Em outras palavras se estamos fazendo a diferença na vida de alguém ou em termos mais amplo como na sociedade.

Veja a seguir os capítulos que compõem o livro:

1 – O que se aprende com o óbvio

2 – Escrever para apaziguar

3 – A diferença está na atitude

4 – Saudades e nostalgia, raízes e Âncoras

5 –  Experiência e imprevistos

6 – O acolhimento da discordância

7 – O raio da paixão e a construção do amor

8 – Viver em paz

9 – A ecologia, o apego e o erotismo

10 – A graça da vida

11 – A sociedade da exposição

12 – Como me tornei eu mesmo

13 – A criação de diferenciais

14 – Fabricação do passado, anseio de futuro e desespero do consumo

15 – Evolução nem sempre é para melhor

16 – Sexo, o simples e o complexo

17 – Felicidade como vitalidade

18 – Desejo, necessidade, vontade

19 – Razões da existência

Os capítulos são curtos. No entanto, não deixa a desejar em nada. Pelo contrário cada capítulo vem com ensinamentos que poderemos levar para a vida.

De todos os 19 capítulos, permita-me destacar dois. Pois, esses dois foram os que achei mais interessantes na obra. O primeiro que vale um destaque aqui neste resumo do livro viver em paz para morrer em paz é o capítulo chamado: A diferença está na atitude, nesse capítulo o autor de forma sucinta explica a importância do diálogo, como, por exemplo, saber resolver conflitos que podem acontecer com os filhos, entre outras situações.

O segundo capítulo que vale um destaque é o chamado: Experiências e imprevistos, neste capítulo o Cortella aborda a importância de estarmos preparados para o melhor, no entanto saber que o pior pode acontecer. Fazendo uso de outras palavras, posso dizer que é fundamental que estejamos preparados para os obstáculos, pois isso nos dará a possibilidade da correção de algo que poderá atrapalhar nosso progresso.

Finalizando…

Essas foram apenas algumas ideias que não poderiam ficar de fora deste resumo do livro viver em paz para morrer em paz do Cortella. Vale frisar que o livro possui muitos ensinamentos relevantes. E sem dúvida vale a pena a leitura da obra completa.

Se este resumo foi bom para você, deixe um comentário ou compartilhe.

Se quiser adquirir a obra através da minha indicação, você estará incentivado o meu trabalho. Acesse logo abaixo a imagem com o link e garanta o seu livro pela amazon.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.