Resumo do livro por que fazemos o que fazemos?

Tempo de leitura: 3 minutos

Através deste resumo do livro por que fazemos o que fazemos? Do Mario Sergio Cortella. Irei pontuar algumas das ideias que achei mais interessante na obra.

Para quem é leitor do site já deve ter observado que este é o segundo livro do Cortella que faço resumo, o outro foi qual é a tua obra? Livro muito interessante diga-se de passagem.

Já na obra por que fazemos o que fazemos? O autor nos traz algumas reflexões importantes, algumas delas são sobre: A importância do propósito, o trabalho que nos molda, entre outros pontos.

Sem mais delongas vamos ao que interessa:

Resumo do livro Por que fazemos o que fazemos?

O livro é de fácil leitura é composto por apenas 176 paginas e dividido por 20 capítulos. Apesar de ter um numero grande de capítulos, cada capitulo é pequeno, no entanto não deixa a desejar quando se trata da qualidade e relevância de conteúdo.

O livro é composto pelos seguintes capítulos:

1– A importância do propósito

2– Eu, robô? Não…

3– Odeio segunda-feira

4– Rotina não é monotonia

5– Autoria da obra

6– O trabalho que nos molda

7– A origem da motivação

8– O que mais desmotiva

9–  Trabalho com significação

10 –  Ética do esforço

11 – Valores e propósitos

12 –  Por que fazer? E por que não fazer?

13 – Tempo, tempo, tempo…

14 –  Futuros e pretéritos

15 –  Eu era feliz e não sabia

16 –  Lealdade a empresa até quando?

17 – Desenvolvimento gera envolvimento

18 – Motivação em tempos difíceis

19 – Organizações com propósito

20 –  A empresa me sustenta, eu a sustento

A cada capítulo o Mario Sergio Cortella traz reflexões interessantes. Permita-me destacar 4 capítulos que mais gostei do livro. O primeiro deles foi sobre a importância do propósito. Ou seja, muitas vezes não encontramos um propósito e não conseguimos realizar coisas importantes para nossa vida. Com uma boa dose de filosofia o autor nos começa dando clareza sobre esse importante ponto.

O segundo capítulo que eu não poderia deixar de trazer neste resumo do livro por que fazemos o que fazemos? Aflições vitais sobre trabalho, carreira e realização do Cortella é o capítulo que fala sobre o ódio da segunda feira. Talvez você já tenha ouvido inúmeras pessoas reclamarem quando chega a segunda feira. Quem sabe você mesmo já tenha feito isso. Já ouvir pessoas dizerem que odeiam quando escuta a música de encerramento do fantástico, pois sabem que a segunda feira bateu a porta.

Sobre isso o autor nos traz algumas reflexões sobre o que pode levar a essa sensação e como isso pode ser administrado.

Já o terceiro capítulo que gostaria de destacar aqui neste resumo do livro por que fazemos o que fazemos? Do Cortella é o capítulo que fala que Rotina não é monotonia, inclusive essa parte do livro serviu como inspiração para que eu fizesse um artigo com o título qual a diferença entre rotina e monotonia, e postado aqui no site.

Sobre esse ponto o autor faz uma diferenciação entre rotina e monotonia dando exemplos claros e específicos.

O quarto e o último capítulo que decidir falar com mais ênfase aqui neste resumo é sobre o que fala sobre Ética do esforço, neste capítulo Cortela conta que muitas vezes é questionado com perguntas do tipo: “É possível ser feliz com a vida que se leva no cotidiano das organizações?”

Sobre isso Cortela diz que não necessariamente você faz aquilo que traz felicidade. Muitas vezes você terá que fazer algo que não gosta, no entanto que é preciso ser feito.

Sobre isso o autor com suas próprias palavras diz: “Só um imbecil gostaria de fazer o que não gosta” Continuando o autor completa: “ Claro, todo mundo gosta de fazer o que gosta. Mas é preciso ter consciência de que no desenrolar da vida profissional, para fazer o que gosta, é necessário passar por etapas não necessariamente agradáveis no dia a dia. O caminho não é marcado apenas por coisas prazerosas”.

Finalizando…

Os quatro capítulos que citei de forma mais sucinta foram os que mais achei relevante. No entanto, isso é apenas uma opinião minha. Você não se limitando apenas neste resumo do livro por que fazemos o que fazemos? E lendo a obra completo com certeza poderá ter sua opinião igual ou diferente. Porém, uma coisa é certa, ler esse livro sem dúvida será enriquecedor para o seu conhecimento.

Se quiser adquirir este livro através da amazon é só acessar a imagem com o link abaixo. Um forte abraço e Sucesso.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.