Resumo do livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Tempo de leitura: 3 minutos

Não é por acaso que estou trazendo aqui no blog o resumo do livro os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. Este livro foi sem dúvida um dos melhores que já li.  Mesmo fazendo um bom tempo que eu tenha lido esta obra, mesmo assim os ensinamentos dela ainda continuam vivos na minha memória.

A forma como o autor aborda os conteúdos é muito impactante e nos mostra como ser uma pessoa melhor de forma clara e extremamente objetiva.

Neste resumo irei destacar as principais ideias da obra, e como você poderá aplicá-la no seu dia a dia. Sem demora vamos ao resumo do livro os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes do autor Stephen R. Covey.

Resumo do livro Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes

O livro os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes – Lições poderosas para a transformação pessoal do autor Stephen R. Covey é extremamente importante para o nosso desenvolvimento em vários aspectos.

Com a leitura deste livro você poderá se tornar uma pessoal melhor, um líder mais eficiente, um pai, ou mãe, mais inteligentes, entre outros benefícios que você poderá obter através da leitura.

Este livro foi considerado um dos livros mais influentes pela Forbes e um sucesso estrondoso no século XX . Não por acaso.

A forma como o Stephen R. Covey organizou a obra ajudou muito o leitor a entender o conteúdo de forma mais clara.

O livro possui quatro partes. A primeira parte é chamada: Paradigmas e Princípios, A segunda parte é intitulada: Vitória Particular, as outras são: Vitória Pública e Renovação.

A partir da segunda parte do livro o autor vai abordando sobre os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. Segundo o autor 7 hábitos são:

Hábito 1 – Seja proativo

Hábito 2 – Comece com o objetivo em mente

Hábito 3 – Primeiro o mais importante

Hábito 4 – Pense Ganha/Ganha

Hábito 5 – Procure primeiro compreender, depois ser compreendido

Hábito 6 – Crie Sinergia

Hábito 7 – Afine o instrumento

Em cada hábito citado pelo autor, ele traz vários ensinamentos primordiais para que possamos colocar em prática.

Como já é de costume, gosto sempre de destacar alguns capítulos ou parte dos livros que trago resumo aqui no blog.

Porém, como se trata de um livro de tão grande relevância, não poderia deixar de destacar de forma sucinta todos os hábitos citados pelo autor aqui neste resumo do livro os 7 hábitos altamente eficazes . Vamos a eles:

1 – Seja proativo

Ser proativo é o primeiro hábito que segundo o autor, tem o poder de nos tornar altamente eficazes. Stephen R. Covey, nos faz perceber a diferente entre ser proativo e ser reativo. Segundo ele Reativo são as pessoas que constrói sua vida emocional em torno dos outros. Já pessoas proativas, ou superproativas não colocam culpa em outras pessoas pelo que acontece com elas. Pelo contrário, elas são sempre auto responsáveis. E isso os tornas mais forte e mais diligente.

2 – Comece com o objetivo em mente

Uma dos maiores obstáculos para lideres, ou pessoas que pensam em alcançar algo grandioso é a falta de visão. Ou melhor, a falta de começar com o objetivo em mente. Nessa parte do livro o autor fala sobre as diferenças entre a liderança e o gerenciamento, por exemplo.  Além de vários fatores que justificam a importância de começar com o objetivo claro.

3 – Primeiro o mais importante

Saber priorizar é fundamental quando se trata de alta performance e eficiência. Nessa parte o autor aborda sobre a importância de ter o hábito de focar no mais importante. Este hábito segundo ele completa os outros dois anteriores. Ou seja, você sendo proativo, tendo um objetivo em mente, saber escolher o mais importante será determinante para os seus resultados.

4 – Pense ganha/ganha

Na minha opinião esse quarto hábito foi o que teve um dos maiores impactos quando li este livro. Inclusive fiz um artigo aqui no blog com o título: “Negociação ganha-ganha e seus benefícios”. Inspirado neste livro. Nessa parte do livro o autor aborda de forma meticulosa a importância da negociação ganha/ganha. Porém, ele aborda também sobre os outros tipos de negociação, como por exemplo, ganha/perde o perde/ganha, entre outros.

5 – Procure primeiro compreender, Depois ser compreendido

Esse hábito foi também muito impactante quando li. O autor aborda de forma sensacional o por que a empatia é tão importante. Como melhoramos consideravelmente nossa comunicação a partir do momento que começamos a compreender, para depois ser compreendido. Sem dúvida, quando você ler a obra completa irá tirar muito proveito desse hábito.

6 – Crie Sinergia

Segundo o autor a sinergia é a essência da liderança. Segundo ele a sinergia tem o poder de valorizar as diferenças de investir nos pontos fortes e de aumentar a performance tanto de um líder como de uma organização.

7 – Afine o Instrumento

Esse último hábito citado pelo autor tem como objetivo unir de forma coesa e precisa todos os hábitos citados na obra.  Para que você possa ter uma vida com mais realizações, uma vida altamente eficaz. Nos aspectos mental, físico, social/emocional/ e espiritual.

Finalizando…

Como já mencionei durante este resumo do livro os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, o livro é extremamente importante, e te indico fortemente a leitura dessa obra completa. Com certeza você irá agregar bastante conhecimento.

Se este resumo do livro os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes foi bom para você, não deixe de comentar e compartilhe.

Se quiser adquirir o livro através da amazon é só acessar a imagem contendo link logo abaixo. Forte abraço e muito sucesso.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.