Resumo do livro Oportunidades disfarçadas

Tempo de leitura: 4 minutos

O livro oportunidade disfarçada – Histórias reais de empresas que transformaram problemas em grandes oportunidades. Do autor Carlos Domingos, é sem sobra de dúvida um livro essencial para empreendedores ou pessoas que buscam conhecer como algumas organizações conseguiram vencer mesmo em meio as adversidades. Nesse resumo do livro oportunidades disfarçadas irei abordar algumas das histórias que com certeza foram sensacionais do meu ponto de vista e que talvez possa ser no seu.

Leia o post até o final que com certeza vai valer muito a pena.

Resumo do livro oportunidades disfarçadas do autor Carlos Domingos

O livro possui 14 capítulos nesses capítulos o autor nos mostra algumas circunstâncias na qual foi observado algo que estava camuflado. Ou seja, foi visto uma oportunidade disfarçada.  Logo nos dois primeiros capítulos o autor fala sobre: as oportunidades disfarçadas na crise já no segundo capítulo Carlos Domingos aborda sobre as oportunidades disfarças na concorrência acirrada, e no decorrer dos outros capítulos o autor com uma narrativa excelente que nos faz querer ler mais e mais, ele vai mostrando histórias importantes de superação, inovação e criatividade.

Vale ressaltar que dependendo da visão do leitor, essas oportunidades disfarçadas podem ser consideradas nada mais do que sorte ou até mesmo meras coincidências. Contudo, o autor nos faz enxergar que em meio a crise quando pensamos de forma positiva, poderemos consequentemente resolver situações que muitas vezes parecem sem solução.

Isso é com certeza uma reflexão que não podemos negar, pois com certeza quando direcionamos nosso foco apenas para o problema não conseguimos pensar de forma criativa e inovadora. Sendo assim é fundamental entender que existe o problema, porém ter total atenção na solução para ele, isso sim fará diferença.

Em um dos capítulos do livro que fala sobre: As oportunidades ao seu redor o autor conta a história de uma locadora de veículos Brasileira. História bem interessante que decidir compartilhar ela com você, exatamente como se encontra no livro:

Com 17 anos, Salim Mattar trabalhava como oficce-boy numa construtora de Belo Horizonte. Certa vez, ao entregar um documento numa locadora de veículos, o rapaz reparou que na tabela de preço fixada na parede. Eram os anos de 1960 e alugar um veículo não era muito comum no Brasil. Carro era um item caro, as estradas Brasileiras se mostravam péssimas e poucas empresas atuavam no setor. Por isso, os valores eram altíssimos.

O Rapaz fez uma conta rápida de cabeça e chegou a um número mero assombroso de faturamento mensal da empresa. naquele momento, pôs na cabeça: “Um dia, vou abrir um negócio desses para mim”.

O Tempo passou, mas a ideia permaneceu. Alguns anos ais tarde, em 1973, Mattar criou coragem e conseguiu financiamento para comprar Fuscas usados. Com um sócio, montou sua tão sonhada locadora de veículos. Mas o momento não podia ser pior: em 1973 ocorreu a maior crise de petróleo da história. Os preços dos combustíveis dispararam. Para o novo negócio engatar, o rapaz foi obrigado a criar diferenciais realmente atrativos.

Enquanto a concorrência abria apenas de segunda a sexta, das 8 as 18 horas, a nova locadora abria 24 horas por dia a semana inteira. Os próprios sócios dormiam num sofá, revezando-se no plantão. Enquanto os concorrentes ofereciam o carro com o tanque vazio, eles o entregavam já abastecido. Outra novidade foi o aluguel por hora, algo que ninguém fazia no país.

A medida que o dinheiro foi entrando, os amigos incrementaram a frota com outros veículos, além dos tradicionais Fuscas e Galaxies. O resultado foi que, em cinco anos, a frota pulou de seis para 500 carros. Este é o relato do surgimento da Localiza Rent a Car, a maior locadora de veículos da América Latina.

Se analisarmos de forma clara, podemos perceber que por existir uma oportunidade, ou seja o Mattar observou que faltava algo quando se tratava de locadora de veículo, ele fez a união do seu sonho com essa oportunidade disfarçadas e criou uma empresa de sucesso.

Veja também:

#02 Livro que li: Resumo do livro Start de Jon Acuff

Outra história muito interessante que é contata no capítulo: oportunidades disfarçadas nos erros,  história na qual não poderia ficar de fora desse resumo do livro oportunidades disfarçadas: Vamos a ela:

Um operário de uma fábrica de velas e sabão em Cincinnati Ohio, estava faminto e mal podia esperar pela hora do almoço. Ele saiu tão apressado que esqueceu de desligar a máquina que operava. Durante um bom tempo, o equipamento continuou trabalhando e adicionando mais ar que o indicado na massa de sabonete.

Ao retornar ao trabalho, o homem percebeu a dimensão de sua falha: Todo o lote que estava alterado, fora das especificações, perdido. Olhando receoso para os lados, ele pensou: “Se eu contar, estarei na rua. Melhor deixar quieto. Pode ser que nem percebem”.

E remeteu o produto defeituoso adiante na linha de produção. A mistura foi endurecida, cortada em barras, embaladas e distribuídas normalmente ao mercado. E, por alguns momentos, o operário pôde respirar aliviado.

Porém, alguns dias depois, estranhas ligações de clientes começaram a chegar a empresa: “Que sabonete é este que não afunda?”, “Derrubei várias vezes na bacia e ele boiou”, “ É o único que a gente não perde na banheira”.

Ninguém na fábrica entendeu do que se tratava. Ao averiguar os fatos, os diretores descobriram que o produto estava mais aerado que o normal, presumidamente por causa de um erro de fabricação. O patrão convocou urgentemente toda a equipe para descobrir quem fora responsável por aquilo. Com medo de represálias, o operário não se manifestou. Suspirando, o chefe lamentou: “Que pena. Íamos dar um aumento ao gênio que criou este novo sabonete que tanto sucesso está fazendo no mercado. Mas se não foi ninguém…”

Essa história se passou na Procter&Gamble no final do século XIX. A empresa foi ágil em notar o potencial do novo produto e lançar no mercado o Ivory, o “Incrível sabonete que flutua”. A marca pode ser encontrada até hoje nos Estados Unidos em uma extensa linha de produtos.

Nessa história que acabei de citar nesse resumo do livro oportunidades disfarçadas vimos que as oportunidades estão em vários lugares, pode aparecer através de uma concorrência acirrada, em uma crise, ou até mesmo em um erro, como ocorreu nessa história.

Por isso é essencial observar e procurar enxergar situações como possíveis, oportunidades, quem sabe fazendo isso você poderá ser protagonista da sua própria história, se beneficiando de uma oportunidade disfarçadas.

Finalizando…

Espero que esse resumo do livro oportunidades disfarçadas tem sido extremamente relevante para você. É um livro que como já citei é essencial para você empreendedor, gestor, ou qualquer outro profissional atento as oportunidades.

Se depois desse resumo do livro oportunidades disfarçadas você pretenda adquirir o livro, é só acessar o link abaixo. Forte abraço e sucesso.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.