Resumo do livro O Segredo do Talento

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você quer um livro prático e de fácil leitura essa obra é sem dúvida uma excelente opção. Nesse resumo do livro o segredo do talento de Daniel Coyle. Irei detalhar alguns pontos que achei mais relevante e que talvez seja importante para você.

Sem demora, vamos ao que interessa.

Resumo do livro O Segredo do Talento

O livro possui apenas 128 páginas. E é dividido em três partes. São elas: Primeiros Passos, Desenvolvimento de Habilidades e Progresso Contínuo.

Cada parte possui dicas extremamente interessantes.

No total o livro possui 52 dicas. O bacana que as ideias não são frutos do acaso. Esse conteúdo que você encontrará no livro o segredo do talento é nada mais nada menos que baseado em pesquisa.

Pesquisa essa que o autor fez durante um período de 5 anos. Isso já faz com que a obra seja levada cada vez mais a sério.

A obra trata de uma das maiores causas de opiniões diversas. Muita gente acredita que as pessoas com talentos diferenciados possuem isso por genes. Ou seja, essas pessoas já nasceram com aquele talento.

No entanto, o autor demostra de forma plausível que todo talento é fruto de trabalho e repetição.

Na primeira dica do livro o autor diz que ao olharmos todos os dias para imagens motivadoras, começamos a despertar e estimular nossa motivação.

Inclusive o autor diz que segundo estudos ao observamos alguém que seja referência na nossa área podemos aumentar consideravelmente nossa motivação inconsciente.

Para exemplificar esse argumento o autor diz que saber que você faz aniversário no mesmo dia que um matemático famoso pode aumentar seu esforço para resolver problemas complexos em até 62%.

Em outra dica do livro Daniel Coyle sugere que você compre um caderno. O autor diz que ao fazer registro diário você conseguirá realizar de forma consistente seu objetivo.

Nessa dica o autor cita nomes que são adeptos a essa estratégia  nomes como: A ex campeã de tênis Serena Williams, o rapper Eminem entre outros.

Ao decorrer do livro o autor vai enumerando as dicas de forma meticulosa.

Outro insights importante você poderá aprender que não poderia ficar de forma desse resumo do livro o segredo do talento. É sobre as habilidades de alta precisão e de alta flexibilidade.

As habilidades de alta precisão são todas as atitudes aplicadas de forma sistemática. Com o objetivo de chegar a um resultado final.

Alguns exemplos disso são: Um violinista tocando uma melodia, uma pessoa aprendendo a ler.

Eles estão seguindo um caminho fixo para chegar da melhor forma no resultado final.

Já as habilidades de alta flexibilidade pode ser aplicada de várias maneiras. Enquanto a alta precisão tem um caminho traçado para ser seguido, a de alta flexibilidade não segue um único caminho, pelo contrário ela se encaixa as circunstância.

Alguns exemplos disso são: Um jogador de futebol percebendo uma brecha na defesa do time adversário e decidindo realizar uma jogada, um policial numa patrulha noturna detectando uma possível ameaça.

Embora em alguns casos o talento exija um pouco das duas habilidades, no entanto na maioria das vezes, quando temos foco na maior habilidade exigida temos mais chance de potencializar nosso talento.

Além dessas dicas que foram citadas até agora nesse resumo do livro o segredo do talento, o autor também nos aconselha a escolher um bom mentor. Para isso ele nos fornece 5 maneiras.

A primeira dela é para evitarmos os otimistas demais. Segundo ele, esse tipo de mentor possui o direcionamento de mantermos sempre felizes e na zona de conforto.

Na Segunda maneira o autor diz para procuramos alguém que nos assuste um pouco. Daniel Coyle diz que grandes mentores constumam ser um pouco desconfortável.

Quando encontrarmos esse tipo de mentor, vale a pena ter atenção nele.

As outras maneiras para encontrar o bom mentor são: Procure alguém que dê instruções claras e concisas, procure alguém que adore ensinar o básico e por fim o autor orienta para que se houver empate em todos os quesitos anteriores, escolha a pessoa mais velha.

Na ultima parte do livro o autor nos diz para encontrarmos o ponto ideal e para que nos esforcemos quando encontrarmos. Você observou até agora alguns pontos importantes do livro, no entanto essa ultima parte achei a mais interessante, e não poderia deixar de trazer aqui nesse resumo do livro o segredo do talento.

Segundo o autor existem três fases que determina se você alcançou o seu ponto e ideal ou se ainda não o achou.

O primeiro é (Zona de conforto), Essa sensação é a de facilidade, ausência de esforço. É quando você está trabalhando, mas não está se esforçando.

Porcentagem de tentativas bem sucedidas acima de 80%.

(Ponto ideal)

Sensação de frustação, dificuldade, consciência dos erros. Nessa fase você está totalmente empenhado numa luta intensa, e da tudo de si para alcançar suas metas. Porém, quando não obtém sucesso tenta novamente.

Porcentagem de tentativas bem-sucedidas: Entre 50% e 80%.

(Zona de sobrevivência) sensação de confusão, desespero. Nessa fase você está se sentindo derrotado. E fica tentando pensar o que fazer.

Porcentagem de tentativas bem-sucedidas abaixo de 50%.

Como foi visto para encontrar o ponto ideal, você terá que sair da zona de conforto e ficar longe da zona de sobrevivência.

Vale ressaltar que a zona ideal exige esforço, no entanto é importante ter cuidado para que a dificuldade que essa zona possui, não venha tirar sua motivação.

Concluindo…

Essas são alguns importantes assuntos que você encontrará na obra do Daniel Coyle. Não se limite apenas nesse resumo do livro o segredo do talento e leia o livro completo.

Se quiser adquirir o livro através da amazon é só acessar o link abaixo. Forte abraço e sucesso.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.