Resumo do livro O poder do hábito

Tempo de leitura: 3 minutos

Para as pessoas que se questionam se o livro o poder do hábito é bom se vale a pena ler, pode ficar certo que a aquisição desse livro vale muito a pena. Com certeza esse é um livro que li e faço questão de recomendar. Não é por acaso que decidir escrever esse resumo do livro o poder do hábito. O autor nos proporciona uma simplicidade fora do comum ao conduzir o conteúdo de forma objetiva e clara.

Não é por eventualidade que o Livro o poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios de Charles Duhigg, se encontre atualmente na lista dos mais vendidos nas livrarias. Charles Duhigg traz no livro uma abordagem bem ampla sobre como nossas hábitos funcionam e  influenciam nossa vida em vários aspectos. E ainda nos ensina como podemos fazer para mudarmos nossos hábitos de forma contundente.

A seguir irei abordar algumas das principais ideias do livro, espero que você já comece a compreender basicamente como esse conteúdo pode ser importante.

Resumo do livro o poder do hábito de Charles Duhigg

O livro é divido em três partes a primeira fala sobre os hábitos dos indivíduos, na segunda parte do livro é abordado os hábitos de organizações bem-sucedidas e na última parte do livro o autor fala sobre os hábitos de sociedade.

Parte um: Os hábitos do indivíduos

Nessa parte inicial do livro Charles Duhigg nos mostra como os hábitos funcionam, ele explica o loop do hábito que é formado por três passos o primeiro é chamado de (Deixa), essa parte é o principio de tudo, para exemplificar, vamos supor que você pretende correr logo cedo, para servir como deixa você pode deixe seu tênis próximo a cama, ao acordar você já vai ver o tênis e automaticamente seu cérebro irá processar que você terá que correr.

Após isso vem a (ROTINA) que é exatamente o que você vai adquirir depois da (Deixa), ou seja, após acordar e ver o tênis você coloca ele e começa a corrida, isso consequentemente irá virar uma rotina diária.

O último processo é a (RECOMPENSA), possivelmente você irá correr por algum recompensa, pode ser por ficar mais saudável, ter um corpo mais bonito, etc.

Resumindo, você irá passar pela DEIXA (Tênis próximo a cama) a ROTINA ( Correr diariamente) e por último a RECOMPESA (Ficar mais saudável, ter um corpo mais bonito, etc.)

Logo abaixo observe a imagem que pode simbolizar esse Loop do hábito

Parte dois: Os hábitos de organizações bem-sucedidas

Na segunda parte do livro é feito uma analise sobre a utilização dos hábitos para a criação de empresas bem-sucedidas.

O autor nos mostra em um dos seus exemplos que a empresa Starbucks criou o hábito de tratar os seus colaboradores de forma diferenciada.

A Starbucks foca em criar um clima que possibilite a força de vontade e o autocontrole dos seus colaboradores. Na empresa é feitos treinamentos, além disso, são criados cartilhas para que os funcionários aprendam como tratar os clientes em caso de conflito. Ou seja, os colaboradores estudam algumas possibilidades de conflitos e se preparam para se sobressair de forma precisa e inteligente deles.

Inclusive um das frases do Schultz fundador da empresa é: Não estamos no ramo do café servindo as pessoas”, e Sim ” Estamos no ramo das pessoas servindo café”.

Pensando nisso ele criou hábitos com impacto positivos, possibilitando assim uma empresa de sucesso.

Parte três: Os hábitos de sociedade

Na ultima parte do livro, podemos entender como funcionam os hábitos da sociedade. Logo no inicio da terceira parte o autor nos conta a história da mulher negra chamada Rosa Parks que se recusou a dar seu lugar no ônibus para um homem branco em Montgomery, Alabama (Estados Unidos) por causa disso ela foi presa. Dando inicio após esse episódio a uma história impressionante sobre os direitos civis, fazendo dela uma heroína.

A partir dessa historia é mostrado como um boicote pode ter uma proporção tão gigantesca. Como o poder do hábito influenciam nossa vida.

Nos faz entender como as pessoas se reúnem para defender uma causa com tanta determinação e entusiasmo.

Ao decorrer da ultima parte começamos a compreender como os hábitos tem impacto nesse processo.

Finalizando…

Esse é apenas um pequeno resumo do livro o poder do hábito, com certeza você fazendo a leitura desse livro completo, você irá ter um conhecimento mais amplo sobre o poder do hábito, sem dúvida alguma esse conhecimento será fundamental para você.

 

Espero que você tenha gostado do resumo do livro o poder do hábito, logo no link abaixo você poderá adquirir o livro na amazon com um precinho  bem bacana. Forte abraço.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados