Resumo do livro O Obstáculo é o Caminho

Tempo de leitura: 3 minutos

Não é novidade que a vida é feita de obstáculos constantes. Um dia você supera um. Porém, no outro dia surge outro. E assim sucessivamente.  Cabe a nós sabermos lidar com isso. Nesse resumo do livro o obstáculo é o caminho irei pontuar as principais ideias dessa obra do autor Ryan Holiday.

Sem mais delongas vamos ao que interessa:

Resumo do livro O Obstáculo é o caminho

O grande questionamento dessa obra é mostrar o motivo na qual algumas pessoas superam as dificuldades.  E porque outras não conseguem superar e acabam paralisadas.

Qual seria a fórmula usada por grandes nomes como Steve Jobs? Qual o segredo dessas pessoas bem-sucedidas conseguirem superar os obstáculos? O que elas fazem diferente?

Ao começar a ler o livro o obstáculo é o caminho. Você começara encontrar respostas para esses questionamentos e entender meticulosamente o motivo dessas pessoas serem bem-sucedidas.

O livro é dividido em três partes. A primeira parte é chamada: Percepção, A segunda Ação e a última Vontade.

Na primeira parte do livro o autor conta histórias reais de grandes nomes como John D. Rockefeller que logo jovem  sabia encarar os obstáculos de forma calma e com objetividade.

No livro podemos destacar alguns textos que pode confirmar a ideia da obra. E justificar a visão que diferenciam as pessoas bem-sucedidas, daquelas que não são. Em um dos textos o autor diz: Onde uma pessoa vê uma crise, outra pode ver uma oportunidade. Onde um fica ofuscado pelo sucesso, outro vê a realidade com implacável objetividade.

O autor continua: Onde um perde o controle das emoções, outro consegue permanecer calmo.  E finaliza dizendo: Desespero, falta de esperança, medo, impotência – estas reações são funções das nossas percepções. Você precisa entender. Nada nos faz sentir assim; nós optamos por ceder a estes sentimentos.

O autor nos fornece algumas dicas, para usarmos quando estivermos passando por algum obstáculo aparentemente insuperável.

Dicas como, Ser objetivo, controlar emoções e estabilidade. Optar por ver o que é bom numa situação, acalmar os nervos, ignorar  que perturba ou limita os outros, colocar as coisas em perspectiva, entre outras.

Ou seja,  o autor explica de forma plausível, formas para que você veja oportunidade em meio aos obstáculos.

Na segunda parte do livro o autor nos mostra a importância da ação para que possamos superar os obstáculos.

Em um dos capítulos que se chama: Siga o processo. Que na minha opinião foi um dos melhores, por conta disso eu não poderia deixar de fora desse resumo do livro o obstáculo é o caminho de Ryan Holiday.

Nesse capítulo ele conta a historia do treinador chefe do time de futebol da universidade do Alabama que valorizava muito a questão do processo.

Ele costumava dizer aos seus jogadores: “Não pense em vencer o SEC Championship Não pense no campeonato nacional. Pense no que você precisa fazer neste treino, neste jogo, neste momento. Esse é o processo. Vamos pensar no que fazer hoje, na tarefa ao nosso alcance.”

Isso nos deixa uma lição importante. Lição essa que não serve apenas para o esporte. Porém, para a vida.

Quantas vezes, pensamos na linha de chagada e não no processo. E isso sem dúvida é um dos problemas das pessoas que são sugadas pelos obstáculos.

Pois, ao invés de observar o que pode ser feito agora, elas pensam no que terão que fazer visando o final, e quando fazemos isso perdemos nossa capacidade de alcançar e superar os obstáculos.

Sobre isso o autor diz: “Quando se trata de nossas ações, distúrbio e distração são a morte. A mente desorganizada perde o rastro do que está a sua frente – o que importa – e se distrai com pensamentos sobre o futuro. O processo é ordem, ele mantém nossas percepções em xeque e nossas ações em sincronia.”

Na última parte do livro o autor finaliza falando sobre a vontade e o quanto ela é determinante para alcançarmos o ponto ideal.

Uma definição importante sobre isso é citada pelo autor através desse texto quando ele diz: “Se percepção e ação foram as disciplinas da mente e do corpo, então a vontade é a disciplina do coração e da alma.”  E continua: “A vontade é a única coisa que nós controlamos totalmente, sempre. Enquanto eu posso tentar mitigar percepções danosas e aplicar 100% da minha energia em ações, essas tentativas podem ser contrariadas ou inibidas. Minha vontade é diferente, porque ela está dentro de mim.”

A vontade é nitidamente um fator primordial para que possamos superar os obstáculos. Com foco e determinação.

Finalizando…

Você deve ter percebido através desse resumo do livro o obstáculo é o caminho, o quanto de conteúdo é encontrado nele. Vale a pena uma leitura da obra completa. Para que você possa entender de forma mais ampla as ideias dessa obra.

Se quiser adquirir o livro através da amazon é só acessar o link abaixo. Forte abraço e sucesso.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.