Resumo do livro O ego é seu inimigo

Tempo de leitura: 3 minutos

Ele acaba com carreiras e pessoas promissoras, faz como que perdemos nossa capacidade genuína de ser melhor, e nos torna escravo do eu, esse vilão se chama ego. Nesse post irei fazer um resumo do livro o ego é seu inimigo – como dominar seu pior adversário do autor Ryan Holiday, através desse texto você irá observar algumas ideias importantes e compreender como o ego pode arruinar a nossa vida pessoal e profissional.

Sabendo como evitar esse vilão, podemos ser uma pessoa melhor, podemos correr atrás dos nossas metas e objetivos. Além disso, temos a capacidade de crescimento aumentada, pois quando deixamos o ego tomar conta da nossa vida, entramos no marasmo e começamos a retroceder e a perder o melhor que a vida pode nos oferecer.

Fique atento as dicas do resumo do livro o ego é seu inimigo, pois com certeza essas dicas podem fazer grande diferença para você.

Resumo do livro O ego é seu inimigo – Como dominar seu pior adversário de Ryan Holiday

O Livro o ego é seu inimigo é uma obra fantástica, pois trata sobre um assunto de muita relevância e influência na nossa vida de forma simples e eficaz. O autor Ryan Holiday faz uma mistura de Filosofia, Psicologia, e História nos mostrando desde como podemos identificar o ego, até como podemos elimina-lo.

Logo na introdução do livro o autor traz um texto que pode ser uma das definições e missões da sua obra o texto diz: “O ego ao qual nos referimos com maior frequência tem uma definição mais casual: Uma crença doentia na própria importância. Arrogância. Ambição egocêntrica. Esta é a definição que este livro usará. É aquela criança petulante dentro de cada um, que prefere fazer as próprias vontades acima de tudo ou de qualquer pessoa. A necessidade de ser melhor do que, mais do que, reconhecido por, muito além de qualquer utilidade plausível – isso é o ego. É o senso de superioridade e de certeza que ultrapassa os limites da autoconfiança e do talento”.

Continuando sobre a definição do ego o autor completa: “É quando a noção de nós mesmos e do mundo se torna tão inflada que começa a distorcer a realidade que nos cerca”.

Em uma análise básica, podemos identificar o ego a partir do momento que sentimos a vontade de ser melhor por ser melhor, usando outras palavras o autor nos mostra que para o ego não venha atrapalhar nosso sucesso, temos que fazer o que queremos usando um propósito, pois se fizermos algo para ser superior a algo ou a alguém estamos categoricamente perdendo a essência e sendo dominado pelo ego.

Veja também:

#02 Livro que li: Resumo do livro Start de Jon Acuff

O autor aborda na primeira parte do livro um dos motivos que faz com que demos de cara com o ego, ou melhor quando começamos a tornar o ego robusto, o autor diz: No início de qualquer jornada, nós nos sentimos amimados e nervosos. Então. Buscamos conforto externo, e não interno.

Esse é com certeza um dos perigos para se tornar uma pessoa com um ego fora de controle, quanto mais afastarmos do eu, ou melhor, do ser que é esse o lado interno, e queremos o externo que é o ter, começamos a nos tornar frágeis, deixando o ego criar força sobre nós.

O autor também nos mostrar a importância de se obter conhecimento, coisa que muitas vezes o nosso ego quer impedir, muitas vezes o ego nos faz pensar que sabemos de tudo, que não precisamos aprender nada.  Isso nos limita em todos os aspectos da vida. Seguindo essa linha de reflexão o autor diz. Fingir, conhecimento é um de nossos vícios mais perigosos, pois nos impede de melhorar. Uma autoavaliação meticulosa é o antídoto para isso.

Em contrapartida o autor reverência a importância das pessoas que gostam de apreender e buscar sempre algo novo quando ele diz: Um aprendiz é autocrítico e automotivado, sempre tentando aperfeiçoar sua compreensão a fim de passar para o próximo tópico, o próximo desafio. Depois o autor completa dizendo: Um verdadeiro aprendiz também é seu próprio professor e seu próprio crítico. Não há espaço para o ego.

Ao ler o livro você começara a se deparar com várias ideias interessantes e começará enxergar e entender o ego claramente, em outro conteúdo do livro o autor fala sobre a importância de se conter de aguentar as dificuldades que aparecerão no caminho, Sem permitir que o ego tome a direção. Tendo foco no que realmente importa.

Ao logo do livro o autor aborda a questão do orgulho, fala também sobre o sucesso, sobre a importância de manter a sobriedade, entre outros aspectos relevantes.

O livro é completo de textos que vão com certeza fazer você enxergar e eliminar atitudes que não vão te levar a lugar nenhum, atitudes que só fortalece o ego e prejudicar seu progresso. Esse resumo do livro o ego é seu inimigo é apenas uma pequena parte de uma obra repleta de conceitos interessantes.

Finalizando…

Após terminar esse resumo do livro o ego é seu inimigo espero que você possa entender claramente a importância de eliminar sentimos prejudiciais como esse chamado ego. Tenha o domínio dele e com certeza você terá mais resultados positivos tanto na vida pessoal como profissional.

Se você deseja adquirir o livro pela amazon e apreender ainda mais sobre o ego é só acessar o link abaixo. Forte abraço.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.