Resumo do livro Mindset de Carol Dweck

Tempo de leitura: 3 minutos

Já faz um tempo que este livro da autora Carol Dweck está na minha lista de leitura. Nos últimos dias após terminar a leitura do livro O poder dos inquietos. (Livro que já se encontra em resumo aqui no blog). Decidir começar a leitura dessa obra da Carol e de fato achei interessante. Não por acaso estou trazendo aqui este resumo do livro mindset – A nova psicologia do sucesso.

O livro trata de um assunto que parece ser complexo, no entanto a autora nos faz entender o conteúdo de forma clara, tornando o assunto abordado de fácil compreensão, ou melhor, tornando o ensinamento básico.

Confesso, que achei o livro um pouco cansativo de ler, pelo fato da autora ser um pouco repetitiva. Acredito que o livro poderia ser mais resumido, acho que se o livro fosse mais preciso, talvez tivesse uma precisão ainda maior. (Isso é apenas a minha opinião), Porém, analisando em um contexto geral, posso afirmar com toda convicção que o aprendizado que obtive após a leitura foi sensacional.

Sem mais delongas, irei logo ao resumo, para que você possa compreender as principias ideias da obra.

Resumo do livro Mindset – A nova psicologia do sucesso

O livro mindset trata primeiramente em desmentificar muitas opiniões e ideias que afirmam que uma pessoa que nasce com dom, com talento não precisa se esforçar tanto, para atingir o sucesso.

Inclusive, se observarmos, podemos ver claramente que muitas pessoas aplaudem mais o talento do que o esforço.

No entanto, a autora mostra através de pesquisas que existem dos tipos de mindset. Esse dois tipos são chamados de: Mindset fixo e mindset de crescimento.

Caso você ainda não saiba Mindset quer dizer: Mentalidade, ou modo de pensar.

Segundo a autora esses dois tipos de mindset são de fato determinantes para o sucesso.

O mindset fixo é nada mais nada menos que uma forma de pensar que paralisa o avanço e impedi o desenvolvimento.

Usando outras palavras uma pessoa de mindset fixo acredita que já são boas o suficiente. Que nasceram com talento e não precisam se esforçar muito.

Pessoas de mindset fixo, quando não alcançam uma vitória, simplesmente colocam a culpa em algum fator externo. Esse tipo de mentalidade não tem em seu DNA a auto responsabilização pelo que acontece com elas.

Sobre esse tipo de mindset a autora diz: “O mindset fixo – cria a necessidade constante de provar a si mesmo seu valor”.

Outra forma de pensar de pessoas que tem este tipo de mentalidade é dita pela autora em outro texto. Nesse outro texto ela cita exatamente sobre o que eu tinha comentado anteriormente. O texto é o seguinte: “No mindset fixo, acredita-se que os grandes gênios não precisam se esforçar. Por isso, ter de fazer esforço lança uma dúvida sobre nossa capacidade.”

No final das contas, pessoas que possuem este tipo de mentalidade, dificilmente chegam ao topo e se chagar não ficará lá por muito tempo.

Já em contrapartida pessoas de Mindset de crescimento são pessoas que tem grandes possibilidades de alcançar o sucesso.

Pessoas de Mindset de crescimento entendem categoricamente que precisão se esforçar se aperfeiçoar cada vez mais para alcançar o poder e alta performance. tendo foco nos objetivos.

Usando outros termos pessoas de mindset de crescimento, sabem que ter talento, ter dom não será suficiente para alcançar o sucesso duradouro. Com essa forma de pensar essas pessoas, treinam mais, aprendem mais, e consequentemente conquistam mais,

Sobre esse tipo de mindset a autora diz: “Muitas pessoas de mindset de crescimento nem sequer planejaram chegar ao topo. Chegaram porque gostavam do que faziam. É uma ironia: o topo é o lugar onde os de mindset fixo anseiam estar, mas é aí que muitos dos de mindset de crescimento chegam como consequência secundaria de seu entusiasmo pelo que fazem”.

Vale ressaltar que muitas vezes uma pessoa de mindset de crescimento poderá está por algum motivo no mindset fixo. No entanto, a partir do momento que você consegue entender esses dois modos de pensar. Fica mais fácil perceber quando não está no mindset de sucesso para que assim possa mudar.

Finalizando…

O livro traz inúmeras pesquisas e histórias reais que exemplificam esses dois tipos de mindset. Portanto, não se limite apenas a este resumo do livro mindset e leia a obra completa.

Se gostou desse resumo do livro mindset não esqueça de comentar e compartilhar.

Querendo adquirir o livro através da amazon é só acessar a imagem contendo link logo abaixo. Forte abraço e muito sucesso.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados