Resumo do livro Essencialismo

Tempo de leitura: 4 minutos

Não é novidade que no tempo moderno a quantidade de informações que recebemos diariamente chega a ser assustadora. Email, notificações de redes sociais, entre outras coisas. E isso acaba tomando nosso tempo. Buscando um conceito relevante para que eu pudesse melhor produzir, comecei a ler o livro Essencialismo e confesso que achei sensacional. Por conta disso decidi escrever esse post com o resumo do livro essencialismo de Greg Mckeown.

Pois, esse livro tem um conceito prático, simples e eficaz para quem deseja produzir mais e melhor. E tenho plena certeza que esse conceito poderá ser fundamental para você.

Leia o post até o final e observe alguns pontos importantes dessa grande obra do Greg Mckeown.

Resumo do livro Essencialismo – A disciplinada busca por menos de Greg Mckeown.

O conceito do essencialismo é uma forma embora simples que produz muito aprendizado, principalmente para quem acha que poderia aproveitar seu tempo melhor.

Logo no inicio do livro na parte com nome: Essencial, o autor fala sobre a importância de escolher.  Em um dos trechos do livro o autor diz: “Tornar-se essencialista exige a conscientização da capacidade de escolher. Precisamos reconhece-la como um poder invencível dentro de nós, que existe separado e distinto de todas as outras coisas, pessoas ou forças.”

Uma pessoa que deseja ser essencialista ela terá que obrigatoriamente saber fazer escolhas. Se não sabemos escolher o que é essencial para nós, nos tornamos refém da opinião alheia, e isso nos torna ineficaz em tudo que fazemos.

No capítulo 3 do livro sobre discernir o autor nos mostra a relevância de discernir o que é essencial, em outras palavras não saber o que é importante para você é não saber em qual rumo seguir. Ou seja, ao ler esse livro ou ler esse resumo prova que você quer produzir mais, ganhar mais tempo e ter foco no que é essencial, isso já é discernimento. Contudo, no seu objetivo geral, você terá que escolher metodicamente o que você deseja alcançar, isso sem dúvida alguma passa pelo saber discernir.

Nesse capítulo vale ressaltar um trechinho na qual o autor diz: “Sem dúvida, o trabalho árduo é importante. Porém, mais esforço não gera necessariamente mais resultado. Menos, porém é melhor, sim.

O Greg Mckeown segue sempre essa linha de que menos é mais. E essa linha de raciocínio é muito interessante quando se trata desse conceito.

No final desse capítulo o autor faz uma comparação do não essencialista com quem é essencialista.

Ele diz: O não essencialista acha que quase tudo é essencial.

O essencialista acha que quase tudo é não essencial.

No capítulo 4 que chama: Perder para ganhar, o autor fala sobre esse ponto chave, muitas vezes essa parte é a mais difícil, nós temos uma negativa enorme quando trata-se de perda.

Por conta disso o não essencialista foge logo que dar de cara com essa parte. Contudo, para quem deseja ser essencialista terá que saber abrir mão de algumas coisas para poder ser mais produtivo, ou melhor, para poder ser essencialista.

Nesse capítulo muito interessante que traz alguns casos relevantes o autor traz um trecho que é sempre valido colocar nesse post para validar a relevância da obra, esse trecho fala sobre as perguntas que podem diferenciar o não essencialista do essencialista o autor nesse capítulo diz: “O não essencialista aborda cada dilema desses se perguntando: Como fazer ambos? Os essencialistas fazem a pergunta mais difícil, mas em última análise mais libertadora: Que problema eu quero? Ele busca deliberadamente perder para ganhar. Age por si em vez de esperar que ajam por ele.”

Continuando o autor diz: “Os essencialistas veem as soluções de concessão como parte inerente da vida, não como algo negativo. Em vez de indaga: Do que tenho que abrir mão? , perguntam: Em que quero investir tudo?. O impacto cumulativo dessa pequena mudança de ponto de vista pode ser profundo.”

VEJA TAMBÉM:

Livro que li: Resumo do livro O poder do hábito

Não é difícil de identificar o não essencialista do essencialista. As atitudes que são tomadas por ambos é nítida. Acredito que você já percebeu através desse resumo do livro Essencialismo. O quanto é importante ser essencialista, e o melhor o impacto positivo que uma pessoa se torna em um contexto geral. Ou seja, o essencialista é metodicamente responsável pela sua própria vida.

Outro ponto importante que não poderia ficar de fora desse resumo do livro essencialismo é sobre a capacidade de explorar, e discernir as poucas coisas vitais das muitas triviais.

Temos tantas coisas para fazer no nosso dia-a-dia. Que muitas vezes quando nos deparamos com conceito como esse. Ficamos nos perguntando: Como faço para escolher o essencial? É tanta coisa que muitas vezes parece difícil de escolher.

No entanto essa obra já de cara destrói uma mentira que pelo fato de ser pregada tanta vezes, muitas pessoas tenham tomado como verdades. Que é a questão de que quando fazemos muitas coisas, quando estamos sobrecarregados é sinônimo de produtividade e de importância.

O autor desmente isso quando ele diz: “Se você acredita que viver sobregarregado é prova de produtividade, é provável que ache que o espaço para explorar, pensar e refletir deva ser mínimo. Mas essas mesmas atividades são o antídoto para o excesso de ocupação não essencial que contamina tanta gente.

O autor continua: Em vez de distrações triviais, elas são importantes para distinguir o que é realmente essencial daquilo que, na verdade, é uma distração trivial. Os essencialistas passam o maior tempo possível explorando, escutando, debatendo, questionando e pensando. Mas essa exploração não é um fim em si. Seu propósito é discernir as poucas coisas vitais das muitas triviais.

Fica claro através desse resumo do livro Essencialismo que o autor sempre retrata e distingue sobre o ser essencialista e o não ser. E isso vai abrindo a mente do seu leitor para que ele possa entender categoricamente o melhor caminho a seguir para se tornar um essencialista.

Finalizando…

O resumo do livro Essencialismo é apenas uma parte das principais ideias da obra, pode ter certeza que ao ler a obra completa você entenderá de forma mais precisa a importância desse conceito, e o quanto ele pode ser relevante para você, a partir do momento que aplicá-lo.

Forte abraço e sucesso.

No link abaixo você poderá fazer a aquisição do livro através da amazon:

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados