Resumo do livro Empresas Feitas para Vencer

Tempo de leitura: 3 minutos

O livro empresas feitas para vencer do autor Jim Collins é sem dúvida um dos livros que todo mundo que deseja aprender sobre negócios, quem é administrador de empresas tem que ler. O livro tem como base mostrar os motivos que fazem uma empresa deixar de ser medíocre para passar a ser uma empresa de grande potencial.

Obviamente que se perguntarmos qual empreendedor quer ter uma empresa medíocre? A resposta seria obvia. Ninguém quer ter uma empresa medíocre. No entanto, muitas empresas se tornam medíocre pelo fato de não se atentar as necessidades do mercado. Os avanços entre outros fatores.

Porém, através dessa obra você entenderá alguns fatores primordiais que grandes empresas usam para se tornar vencedoras. E entender essas formas poderá ser importante. Por isso preparei este resumo, nele irei comentar sobre alguns desses fatores, além de muito mais. Sem demora, vamos ao que interessa:

Resumo do livro Empresas Feitas para Vencer

O livro possui 368 páginas e é composto por 9 capítulos. Através dos capítulos o autor vai decifrando alguns pontos importantes que diferenciam as empresas medíocres das empresas feitas para vencer.

O autor chama “empresas feitas para vencer” aquelas que cumprirão uma extensa lista de critérios que fazem uma grande empresa. O autor selecionou e pôs no livro 11 empresas que se encaixaram nesse critério.

Essas 11 empresas selecionadas como empresas feitas para vencer. Foi comparadas com outras 1400, compondo assim o livro.

Os 9 capítulos do livro são:

1 – O bom é inimigo do ótimo

2 – Liderança de nível 5

3 – Primeiro quem… Depois o quê

4 – Enfrente a verdade nua e crua (mas nunca perca a fé)

5 – O conceito do porco-espinho ( a simplicidade dentro dos três círculos)

6 – Uma cultura da disciplina

7 – Aceleradores tecnológicos

8 – O volante e o circuito da destruição

9 – De “feitas para vencer” a “feitas para durar”

Através de cada capítulo o autor vai abordando de forma meticulosa as estratégias usadas por empresas do grupo feitas para vencer. Entre esses 9 capítulos do livro, gostaria de destacar 2 capítulos aqui neste resumo do livro empresas feitas para vencer que na minha opinião tiveram uma relevância maior quando eu li.

Por coincidência os 2 capítulos inicias foram os que eu mais gostei. Sobre o primeiro capítulo chamado o bom é inimigo do ótimo. O autor fala de forma simples e objetiva o que faz muitas empresas se tornarem medíocres.

Estamos acostumados a achar que o bom é suficiente. Por pensar dessa forma, criamos um conformismo, achamos que fazer o suficiente para ser bom já basta. Isso é um problema enorme e que pode levar empresas ao fracasso. A partir desse entendimento o autor cita alguns casos reais que justificam de forma clara o motivo na qual o bom é o inimigo do ótimo.

Já o segundo capítulo que decidir destacar é o sobre o capítulo chamado liderança nível 5. Inclusive fiz um artigo sobre esse tipo de liderança e postei aqui no site no período que estava lendo este livro. Sem dúvida essa parte do livro nos traz vários ensinamentos importantes. Por conta disso irei falar sobre esses 5 níveis de liderança citados pelo autor de forma mais completa, vamos a eles:

Os 5 níveis de liderança são:

Liderança nível 1 – Indivínduo altamente capacitado: Faz contribuições produtivas por meio de talento, do conhecimento, das técnicas e dos bons hábitos de trabalho.

Liderança nível 2- Membro colaborador da equipe: Contribui, com suas capacidades individuais, para que sejam atingidos os objetivos do grupo, e trabalha de forma eficaz com outras pessoas, numa atmosfera de equipe.

Liderança nível 3 – Gerente competente: Organiza as pessoas e os recursos na direção da busca efetiva e eficiente de objetivos predeterminados.

Liderança nível 4- Líder eficaz: Catalisa o comprometimento com uma visão clara e forte, bem como com a busca vigorosa dessa visão, estimulando padrões mais elevados de desempenho.

Liderança nível 5- Executivo de nível 5: Constrói excelência duradoura por meio de uma mistura paradoxal de humildade pessoal e força de vontade baseada do profissionalismo.

A partir dessas definições o autor vai mostrando a importância da liderança nível 5, quando se trata das empresas feitas para vencer.

Finalizando…

Neste resumo do livro empresas feitas para vencer citei apenas algumas das ideias abordadas na obra. Vale muito a pena ler o livro completo, pois a cada capítulo o autor vai presenteando o leitor com vários insights interessantes. Portanto, não se limite apenas neste resumo e adquira a obra completa.

Se quiser contribuir com meu trabalho e garantir seu livro através da amazon com o meu link, irei deixá-lo logo abaixo. É só acessar. Um Forte abraço e sucesso.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.