Resumo do livro Ansiedade – Como enfrentar o mal do século

Tempo de leitura: 2 minutos

Neste resumo do livro Ansiedade – Como enfrentar o mal do século. Irei abordar as principais ideias da obra de forma sucinta. Para que você possa entender como a ansiedade se tornou o mal do século.

Confesso que esse livro não estava como prioridade na minha lista de leitura. No entanto, decidir ler e conforme fui lendo, fui observando que o autor Augusto Cury aborda o assunto de forma clara.  Fazendo com que a leitura se torne até certo ponto interessante. Obviamente esse livro não se tornou um dos melhores livros que li sobre o assunto. Longe disso, porém, algumas coisas que o autor aborda vale a pena observar com atenção.

Sem demora vamos ao resumo:

Resumo do livro Ansiedade – Como enfrentar o mal do século

O livro ansiedade – Como enfrentar o mal do século do Augusto Cury é uma obra de rápida leitura. O livro possui apenas 160 paginas.

No decorrer do livro, o autor prova através de pesquisas que a ansiedade, se tornou um mal até pior que a depressão. (Confesso que relutei para aceitar isso), o autor argumenta que estamos vivendo em um mundo agitado, as pessoas não querem esperar. Se entram em um site, por exemplo, ficam ansiosas para que a página carregue rapidamente se demorar um pouco, já trocam de plataforma.

O autor chama isso da síndrome do pensamento acelerado, inclusive quando eu li esse livro fiz um artigo mais detalhado sobre essa síndrome aqui no site.

O livro não é muito prático, e em certa parte o autor se mostra um pouco repetitivo. Não irei detalhar muito sobre a obra neste resumo do livro ansiedade – como enfrentar o mal do século, pois o livro tem um conteúdo técnico.

No entanto, posso pontuar duas coisas que aprendi com a obra. Uma delas foi para que não possamos ser agiota da emoção. Isto é, para que não possamos doar toda nossa energia para nossas tarefas do dia a dia. Ou seja, muitas vezes doamos nosso tempo para amigos, para o trabalho e esquecemos, de priorizar tempo para nós. Isso sem dúvida pode causar ansiedade. Evitando essa agitação, podemos controlar, ou pelo menos reduzir a ansiedade.

Outro ponto e acima de tudo, outro alerta importante que vale a pena citar neste resumo do livro Ansiedade – como enfrentar o mal do século é para que não sejamos autoagiota da emoção. Isto quer dizer para que paramos de cobrar tanto da gente. Muitas vezes ficamos com aquela adrenalina a sensação que temos que fazer alguma coisa sempre. Nunca estamos satisfeito. Isso com dose de exagero pode ser um fator que causa a ansiedade.

Por isso que ficar atento a isso é sem dúvida algo importante para eliminar a ansiedade.

Finalizando…

Como já citei neste resumo do livro ansiedade 1, o livro talvez não seja o melhor que você poderá ler sobre o assunto. No entanto, nos possibilita alguns insights que quem sabe poderá ser importante para o seu acervo de conhecimento.

Se este resumo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais. Se quiser adquirir o livro através da amazon é só acessar a imagem com link abaixo. Forte abraço e sucesso.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.