Resumo do livro A Única Coisa

Tempo de leitura: 3 minutos

Esse livro é sem dúvida mais uma obra para ajudar no aumento da sua produtividade. Li o livro e achei muito bacana a abordagem dos autores sobre esse conceito. Por isso decidir escrever este post com o resumo do livro a única coisa. Para que você entenda melhor o que isso quer dizer.

Já adiantando esse conceito é muito simples. Contudo, acredito particularmente que é nas coisas simples que se encontra a nossa melhoria o nosso crescimento.

Sem mais delongas vamos ao que interessa.

Resumo do livro A única coisa de Gary Keller e Jay Papasan

Como já disse anteriormente o conceito do livro é muito simples ele nos mostra a importância de ter foco na única coisa. Ou seja, os autores mostram que você deve dar atenção no que é mais importante. No que é essencial.

Para exemplificar, isso em um dos textos do livro que tem como título: Ser mais simples, os autores falam: “Quando você quiser a melhor chance de obter êxito em qualquer coisa que deseja, o caminho a seguir é sempre o mesmo: Seja simples”.

Continuado os autores completam: Ser simples é ignorar todas as coisas que você poderia fazer, preocupando-se com o que deve fazer. É reconhecer que nem tudo tem a mesma importância e descobrir as coisas que são mais importantes. É Conectar com mais vigor o que você quer. É compreender que resultados extraordinários são diretamente determinados por quão específico você pode tornar seu foco.

Através desses textos podemos categoricamente entender que um dos aprendizados mais essencial do livro é que as coisas simples fazem bastante diferença quando se refere a produtividade.

Outro aprendizado importante dessa obra que não poderia ficar de fora desse resumo do livro a única coisa. É sobre o efeito dominó.

Os autores nos faz um alerta usando a ideia do dominó. Quando dizem que uma peça de dominó pode não apenas derrubar outras peças iguais. Mas também podem derrubar outras peças que são sucessivamente maiores.

Isto quer dizer, que quando é colocado uma peça, por exemplo, de 10  centímetros, ela poderá derrubar uma de 20 centímentro a de 20, derrubar uma de 30 e assim sucessivamente. Ou seja, começando com uma peça menor, ao derrubá-la irá gerar um efeito incrível que consequentemente poderá derrubar um dominó incrivelmente maior.

Quando se trata de escolhas não é diferente. Muitas vezes queremos alcançar objetivos grandes, porém não temos paciência para começar pequeno.

No entanto será importantíssimo focar na única coisa daquele momento. Ou seja, derrube sua primeira pequena peça de dominó. E com o tempo ela irá derrubar uma maior, outra maior ainda, até você alcançar o topo.

Usando texto do livro os autores dizem que: “Conseguir resultados extraordinários resume-se a criar um efeito dominó em sua vida”.

Em outro texto é dito que: “Sucesso é construído sobre sucesso, e conforme isso acontece, cada vez mais, você segue em direção ao maior sucesso possível”.

Não muito diferente do conceito do essencialismo, a única coisa é um manual para que você saiba de fato valorizar o que é simples, saber dizer mais não do que sim, valorizar os pequenos passos e melhorar sua performance pessoal e profissional.

O livro aborda o pecado que as pessoas cometem quando valorizam as multitarefas, achando que isso é ser produtivo.

Na obra podemos entender claramente através dos textos afirmativos e objetivos que quando tentamos fazer várias coisas ao mesmo tempo, perdemos nossa capacidade de nos tronarmos totalmente eficiente.

Atualmente esse é sem dúvida um dos erros que são mais cometidos. Por conta da nossa correria do dia a dia, muitas vezes enviamos um email e ao mesmo tempo, falamos ao telefone. Fazemos um relatório e enquanto isso, conversamos com alguém nas redes sociais. Ou seja, essa síndrome do pensamento acelerado, é nitidamente um dos vilões da produtividade ao ler essa obra completa você compreenderá isso.

Uma dos aprendizados que mais achei relevante no livro foi sobre a pergunta foco. A pergunta é: QUAL A ÚNICA COISA QUE POSSO FAZER DE MODO QUE, AO FAZE-LA O RESTANTE SE TORNA FÁCIL OU DESNECESSÁRIO?

Essa pergunta eu achei particularmente fundamental. Pois, ela pode ser aplicada de várias formas e nos proporciona uma visão de prioridade.

Por exemplo, você pode usar ela para buscar a sua única coisa na sua carreira fazendo a pergunta dessa forma: Qual a única coisa que posso fazer na minha vida profissional de modo que, ao faze-la, o restante se torne fácil ou desnecessário?

Ou em outras áreas como no seu relacionamento: Qual a única coisa que possa fazer no meu relacionamento de modo que, ao faze-la o restante se torne fácil ou desnecessário?

Usando a pergunta foco você poderá achar sua única coisa nas variáveis áreas da sua vida.

Isso poderá potencializar sua forma de agir e de priorizar usando a pergunta foco.

Com certeza eu não poderia deixar de citar isso no resumo do livro a única coisa. Pois, esse insight é fundamental para ser aplicado.

Esses são apenas alguns aprendizados do livro. Com certeza você lendo ele completo irá aprender várias coisas legais e o melhor de tudo ensinamentos aplicáveis.

Finalizando…

Devido a importância dessa obra não se limite apenas na leitura desse resumo do livro a única coisa. Leia a obra completa que pode ter certeza que vale muito a pena. Pois os autores Gary Keller e Jay Papasan traz as ideias de forma clara e objetiva. Fazendo você refletir sobre a única coisa que você poderá fazer para evoluir continuadamente.

Se quiser adquirir o livro através da amazon é sobre entrar no link abaixo. Forte abraço e sucesso.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados