Resumo do livro A arte de se fazer respeitar

Tempo de leitura: 2 minutos

Através deste resumo do livro a arte de se fazer respeitar da autora Barbara Berckhan. Você ficará por dentro das principais ideias da obra e se essas ideias são aplicáveis ou não.

Confesso que achei este livro muito básico. Inclusive se você deseja aprender técnicas para melhorar sua comunicação, existem livros muito melhores, (pelo menos eu acho) Um dos livros que, por exemplo, poderá te ajudar muito mais no seu crescimento em comunicação é o livro: Manual de persuasão do Fbi. Livro que já fiz resumo aqui no blog.

Sobre o livro a arte de se fazer respeitar, é uma obra que tem uma pegada superficial. No entanto, possa ser que seja interessante para você. Por isso, preparei este resumo, para trazer as ideias centrais da obra. Sem demora, vamos logo ao resumo:

Resumo do livro A arte de se fazer respeitar

A arte de se fazer respeitar – maneiras inteligentes de expressar seus desejos e estabelecer limites da autora Barbara Berckhan. Autora que por sinal é formada em pedagogia é especialista em comunicação e já possui vários livros publicados.

Traz através deste livro a arte de se fazer respeitar algumas estratégias básicas para que as pessoas possam se comunicar da melhor forma possível.

Algumas dicas que ela aborda no livro são extremamente simples. E que talvez você já tenha visto em outros livros de comunicação, no entanto são técnicas que podem ser aplicadas.

Uma das técnicas que ela aborda é sobre a Postura Régia. Segunda a autora Postura régia é nada mais nada menos que as maneiras como nos comunicamos de forma não verbal. Ou seja, ele mostra que para transmitir segurança e confiança, será necessário evitar alguns sinais não verbais enquanto você conversa. A autora adverte para que você em uma comunicação não cruze as pernas, não cruze os braços, mantenha o contato visual com seu interlocutor, mas não olhe para ele o tempo todo. Entre outras dicas.

Durante a explicação desta técnica a autora traz inúmeras advertências e dicas do que não pode ser feito e o que deve ser feito para que a sua comunicação melhore.

Outra técnica abordada e que eu não poderia  deixar de fora deste resumo do livro a arte de se fazer respeitar é sobre a vontade firme. Esta segunda dica do livro mostra a importância de saber o que quer e correr atrás disso.

Nessa parte do livro a autora inclusive aborda alguns casos que acontecerão por não ser feito o uso da vontade firme. Segundo ela quando pensamos demais sobre qualquer coisa, podemos acabar com a nossa autoconfiança. Por conta disso não é recomendável que perdemos tempo pensando, mas que ao invés disso, tomamos logo uma atitude.

Para isso a autora fornece algumas dicas, como, por exemplo, a importância de escolher o momento adequado para conversar com seu interlocutor. Outra dica é procurar se expressar de maneira clara e amigável. Com essas e várias outras dicas, você poderá colocar em prática a sua vontade firme.

A outra técnica abordada no livro a arte de se fazer respeitar é sobre a negativa amável. A autora diz que é importantíssimo que aprendemos a dizer não. Pois, muitas vezes perdemos nosso tempo e energia, fazendo coisas que não queríamos fazer, pelo simples fato de não saber dizer não.

Para ajudar o leitor, a saber dizer não de forma amigável a autora fornece algumas dicas. Muitas dicas obvias diga-se de passagem. Porém, no final das coisas são estratégias que traz resultados a partir do momento que forem colocadas em práticas.

Finalizando…

Através deste resumo do livro a arte de se fazer respeitar abordei de forma bem sucinta as principais ideias da obra. É importante, ressaltar que o livro possui várias outras dicas. Como comentei logo no inicio do post, é um livro básico, porém, caso você queira ler a obra completa possa ser que seja interessante para o seu conhecimento.

Se você gostou deste resumo, deixe um comentário e compartilhe.

Caso queira adquirir o livro pela amazon basta acessar a imagem contendo link logo abaixo. Um forte abraço e muito sucesso.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.