Qual a diferença entre motivação intrínseca e extrínseca?

Tempo de leitura: 1 minuto

Conhecer qual a diferença entre motivação intrínseca e extrínseca é fundamental quando queremos realizar algo com excelência.  Independentemente do projeto, meta, ou objetivo. Conhecer o que é motivação intrínseca e o que é a motivação extrínseca nos possibilita uma direção eficaz.

Nos coloca no caminho certo, pois a partir do momento que entendemos o que leva uma pessoa a está motivado de forma intrínseca ou extrinsecamente. Podemos utilizar esse conhecimento para que possamos extrair o melhor de cada individuo.

Mas, Afinal, Qual a diferença entre motivação intrínseca e extrínseca?

Entender qual a diferença entre motivação intrínseca e extrínseca não é coisa de outro mundo. Veja a seguir a diferença:

Motivação intrínseca – Esse tipo de motivação é tudo aquilo que surge dentro de nós. A motivação intrínseca acontece quando focamos em alcançar alguma meta, algo que fazemos por amor.

Se você lembrar, por exemplo, de algo que você faz mesmo não ganhando dinheiro por isso, no entanto você faz mesmo assim, com determinação. Está aí uma definição de motivação intrínseca.

Eu mesmo escrevo esse texto bastante motivado intrinsecamente. Isto é, independente se apenas você ler ou 1000 pessoas lerem. Faço com total motivação. Isso pelo fato de curtir transmitir conhecimento. Ou seja, minha motivação vem de dentro, e isso traduz de forma plausível o que é motivação intrínseca.

Motivação extrínseca – Já a motivação extrínseca ou podemos chamar de motivação externa é toda motivação focada em fatores externos. Algo que gere incentivo e motivação. Um exemplo disso é quando são prometidos vários prêmios para os funcionários de uma organização caso eles alcancem uma determina meta.

Isso faz com que eles fiquem motivados através de algo que poderão receber externamente. No ponto de vista de relevância. A motivação interna tem uma importância mais completa. Já que ela vem de dentro. No entanto, a motivação extrínseca é muito utilizada e não por acaso ela tem sua relevância principalmente a curto- prazo.

Finalizando…

Esses dois tipos de motivação tem sua importância, e vale muito a pena prestar atenção em como utilizá-la ao seu favor. O primeiro passo já foi dado, que foi entender o que é e qual a diferença entre esses dois tipos de motivação. Cabe a você observar qual o tipo de motivação que mais seja relevante para você, para que assim possa colocar em prática e se beneficiar dos seus melhores resultados.

Se esse artigo foi bom para você deixe o comentário ou compartilhe nas redes sócias. Forte abraço e sucesso.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.