Quais as diferenças entre consumidor e cliente?

Tempo de leitura: 2 minutos

Quais as diferenças entre consumidor e cliente? Com certeza essa é uma dúvida bem comum. Atualmente muitas pessoas utilizam essas duas palavras como sinônimos, porém é importante entender que existem algumas diferenças claras entre consumidor e cliente, diferenças essas que com certeza serão relevantes para seu conhecimento, pois já não é nenhuma novidade que ambas são de fundamental importância para qualquer empresa.

Por isso para que você possa entender definitivamente sobre essas diferenças preparei esse post. Nele você ficará por dentro sobre quais as diferenças entre consumidor e cliente, além de muito mais.

Afinal, quais as diferenças entre consumidor e cliente

Não é de se estranhar que essas palavras fazem muita confusão na mente de muitas pessoas, como dito anteriormente essas ambas, palavras são extremamente importantes quando se trata de relevância para as empresas.

Sem mais delongas, veja a seguir a definição entre consumidor e cliente, além de algumas características mais relevantes.

Consumidor: Consumidor é aquela pessoa que faz uso de um produto ou serviço de uma determinada empresa, porém ele não cria nenhum vínculo com ela.

Em outras palavras o consumidor proporciona lucros momentâneos, para as empresas, porém, não cria uma sustentabilidade para ela, pois ele consome de uma forma ampla sem nenhum compromisso com marca, ou o que quer que seja.

Principais características do consumidor

– Compra muitas vezes por impulso;

– É facilmente atraído por promoções;

– Raramente faz repetidas compras em uma determinada empresa;

– Dificilmente indica alguma empresa para outras pessoas;

– Faz contato com um grande número de empresa, na procura de preços mais baixos;

– Não tem foco no planejamento, antes de realizar uma determinada compra;

– Evita o cadastro de email, ou em newsletters;

– Não dá muita importância para o marketing de relacionamento, por exemplo;

Cliente: Diferente do consumidor, o cliente é aquela pessoa que tem uma simpatia por uma determinada empresa, ele cria categoricamente um vínculo com a marca, antes mesmo de realizar a compra.

Usando outras palavras, o cliente nada mais é do que uma pessoa que compra sempre de uma determinada empresa, é de fato um fã assumido, podemos também defini-lo como um “evangelista da marca”.

Principais características do cliente

– Necessita de atenção;

– Geralmente permite receber informações por email;

– Gosta de indicar a empresa para outras pessoas;

– Realiza compras repetidas e é fiel à empresa;

– Curtem da opinião para ajudar a empresa;

– Valorizam o bom atendimento;

– Quase sempre interagem com os canais de comunicação da empresa;

– Ficam sempre, atentos, as novidades da empresa;

Finalizando…

Respondendo a dúvida sobre quais as diferenças entre consumidor e cliente, podemos perceber durante o post que essas diferenças são bastante nítidas.

Como vimos á importância do consumidor e do cliente são claras para as empresas, porém para médio e longo prazo, o cliente se torna categoricamente mais relevante, pois ele acompanha a empresa, tornando fiel a ela. Por isso que é fundamental que as empresas sempre criem estratégias assertivas, para tornar consumidores em clientes, fazendo isso as organizações irão conseguir se destacar no mercado e consequentemente se tornarão referencias.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados