Procrastinação: Saiba como evitar

Tempo de leitura: 2 minutos

Deixar para depois nem sempre pode ser uma boa escolha, quem nunca ouviu aquelas frases, “o futuro a Deus pertence, e nunca deixe para amanhã aquilo que se pode fazer hoje”. Em nosso dia a dia isso geralmente acontece. E a Procrastinação, é esse vilão que atrapalha muito nosso crescimento, por isso é muito importante saber como frear esse obstaculo, pois, fazendo isso você estará no caminho certo para grandes conquistas.

O que é procrastinação?

Como a própria palavra diz é o ato de adiar algum compromisso, sempre que temos que fazer algo, e ocorre algum imprevisto, temos o hábito de deixar para depois. Isso sempre ocorre em deveres, e nunca em direitos.

É preciso ter em mente que as obrigações devem ser sempre em primeiro lugar, tendo esse pensamento, é um bom começo para evitar a procrastinação. Como o nome já diz, obrigação é dever.

Entendendo o que é procrastinação, o policiamento será bem mais fácil, e assim conseguiremos manter nossa rotina, com foco e determinação.

Como a procrastinação pode ser prejudicial para seu negócio?

Para o ponto de vista empresarial, a procrastinação crônica pode levar uma empresa à falência. Para evitá-la, organização deve ser primordial, principalmente no mundo empresarial.

Pois os clientes, gostam de empresas que estejam de prontidão para solucionar seu problema. Se você possui o hábito de adiar, saiba que isso pode ser perigoso ao seu futuro.

Agora que você já conhece o que é procrastinação crônica, e principalmente se você é dono de empresa, deve tomar cuidado para que a procrastinação não prejudique seu lucro.

Dicas para evitar a procrastinação

Já se sabe que a procrastinação é um hábito humano, e que a mudança deve começar da observação de cada um. Abaixo mostrarei algumas técnicas que podem te ajudar a evitar a procrastinação.

Se você tem mania de adiar, saiba que a chance disso se tornar  um vício é grande. Se você é dono de empresa, e tem muitas famílias que dependem de você, esse cuidado deve ser ainda maior.

1- Estabeleça metas

Metas são primordiais para alcançar determinados objetivos, e qualquer empresário ou pessoa bem sucedida faz planejamentos. Tenha o costume de se perguntar a si mesmo, o que pretende daqui a 20 ou 30 anos.

2- Se busca a felicidade, deve ficar longe  da procrastinação

A felicidade é quando atingimos a organização, ou boa parte dela, e assim manteremos uma boa qualidade de vida. Pois se ficarmos adiando muitos compromissos o tempo inteiro, sempre teremos atividades urgentes que deverão ser concluídas.

3- Atividade finalizada é melhor do que buscar a perfeição

Compromissos finalizados é sinal de organização, pois a perfeição só é alcançada com  a prática, e sabemos que muitos de nós, não somos perfeitos, portanto, deixar em ordem, ajuda a evitar a procrastinação.

4- Dê prioridade às tarefas

A prioridade define o que é urgente, costuma nos dar clareza àquilo que realmente deve ser feito imediatamente. O importante é o que deixamos priorizado, e caso não façamos isso, passará a ser urgente.

5- Tenha hora para realizar as tarefas

Estabeleça um horário de trabalho, veja que horário costuma ser mais criativo, e o que costuma ser mais produtivo. Assim é possível estipular uma produtividade mais alta.

Adiar um compromisso importante, ou uma entrega de uma atividade, pode ser fatal para a sua qualidade de vida, principalmente se você é autônomo, ou dono de empresa.

Ter agilidade na entrega de serviços pode ser um diferencial seu para se destacar no mercado de trabalho, e no mundo dos negócios.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é procrastinação e como evitá-la, deve ter um policiamento reforçado de si mesmo, inclusive quando se precisa se entregar em algo importante que trará seu sustento.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados