Outplacement: O que é e qual a importância?

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma coisa que não é nada fácil para qualquer empresa, são as demissões. Isso já não é nenhuma novidade, sabemos que todo esse processo mexe tanto com o lado emocional do profissional, como também pode gerar conflitos, e às coisas muitas vezes se agrava ainda mais quando o profissional que foi demitido tinha um cargo alto na empresa.  É nesse momento que o outplacement  entra como um facilitador nesse processo.

O outplacement com o passar dos anos, vem crescendo de forma gigantesca, desde que esse conceito chegou no Brasil, muitas empresas começaram a direcionar recursos, a colocar toda energia nessa prática a fim de obter os melhores resultados desse processo.

Pelo fato da importância do outplacement decidir escrever esse artigo, espero que nele você possa ficar familiarizado com esse termo e tire algumas dúvidas que venho percebendo que são mais comuns como, por exemplo: O que é outplacement, qual a sua importância, quais os benefícios, além de muitas outras.

Entenda o que é e como o outplacement funciona

O outplacemente é uma ferramenta que existe desde os anos 60, porém esse método começou a ser implantado no Brasil a partir dos anos 80. Esse processo nada mais é do que um facilitador para demissões de uma empresa.

Esse processo tem como foco humanizar a forma da demissão, ou seja, foca não apenas na empresa, mas também no profissional desligado.

As empresas utilizam o outplacement com foco em benefícios mutuo, em outras palavras ela procura analisar bem o funcionário, para entender qual seria o melhor caminho para o mesmo seguir após a sua demissão.

Geralmente após realizar a análise do perfil do funcionário, as empresas buscam opções no mercado para ajudar a recolocação daquele determinado colaborador.

Sabemos que empresas que utilizam esse processo, ganham admiração dos atuais e antigos funcionários, pois uma das causas mais angustiantes e mais destruidoras para as empresas são, ex-funcionários insatisfeitos.

Atualmente existem empresas nacionais e internacionais que são extremamente eficazes em oferecer esse tipo de serviço.

Qual a importância do Outplacement?

Agora que você já sabe o que é outplacement talvez já tenha notado qual a importância do outplacement. Como foi dito uma das coisas que mais causa problemas para uma empresa é um ex-funcionário irritado após uma demissão.

Alguns deles planejam detonar a empresa no mercado, outros querem colocar a empresa na justiça do trabalho, a insatisfação quando latente traz inúmeros problemas.

Contudo, quando uma empresa sabe como utilizar outplacement ela com certeza ganha á admiração daquele funcionário, ao contrario de problemas elas ganham admiradores e geram soluções práticas sempre focando na filosofia do ganha-ganha.

Esse tipo de tratamento pode ter plena certeza que fazem com que seus funcionários tenham segurança na empresa, se sintam protegidos,  e isso ajuda a aumentar a performance, gera empatia entre lideres e liderados, traz motivação, melhora o foco, etc.

Por isso,  e por muitas outras coisas que é importante o uso do outplacement, pois com certeza quando bem valorizada essa estratégia tem o poder de ajudar tanto as empresas como também os funcionários.

Conheça alguns benefícios do Outplacement

Decidir pontuar alguns benefícios do outplacement, pois, como você viu anteriormente a importância dessa ferramenta é categoricamente nítida, porém se formos pontuar seus benefícios, podemos claramente observar o poder que ela proporciona.

A seguir observe alguns dos principais benefícios do outplacement:

– Diminui o impacto que a demissão pode causar no profissional;

– Reduz categoricamente os processos trabalhistas;

– Ampara o funcionário para que ele consiga uma nova recolocação no mercado de forma mais rápida;

– Potencializa a imagem da empresa junto aos stakeholders internos e também externos;

– Diminui consideravelmente os custos com demissões mal sucedidas;

– Proporciona um diferencial competitivo para a empresa no mercado;

– Ajuda os profissionais a enxergarem novas oportunidades na carreira;

– Os profissionais terão a segurança que existem profissionais capacitados, cuidando da sua carreira;

– Ajuda a manter os profissionais motivados;

Conclusão

Como foi descrito durante o conteúdo, existem uma infinidade de motivos positivos para que as empresas  utilizem o outplacement, por conta disso a cada dia que passa essa ferramenta vem sendo mais utilizada e a cada instante surgem novas empresas especializadas nesse tipo de serviço.  E pode ter certeza que isso só vai aumentar com o passar dos anos, pois quando existem benefícios conclusivos é absolutamente importante utilizá-los para benefícios mútuos.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados