O que é técnica Flowtime?

Tempo de leitura: 2 minutos

Saber o que é técnica Flowtime é essencial para quem busca produzir mais e melhor. Na minha opinião essa é a segunda técnica que tem o maior poder de aumentar a produtividade que abordo aqui no blog. A outra que já tinha mencionado em outro post foi a técnica pomodoro diga-se de passagem uma técnica muito relevante também.

Sobre a técnica flowtime que irei aborda neste post tem sua importância e com certeza sendo utilizada irá oferecer vários benefícios.

Por todos os benefícios que esta técnica oferece. Decidir trazer este post, nele você ficará por dentro sobre o que é técnica flowtime, como você poderá aplicá-la, além de muito mais.

Afinal, O que é Técnica Flowtime?

A técnica Flowtime é muito simples. Ela é totalmente orientada para proporcionar mais foco. Diferente da técnica pomodoro que trabalha com blocos pré-definidos. A técnica flowtime foi criada para aproveitar o máximo de energia possível.

Usando outros termos para explicar o que é técnica flowtime. Posso dizer que é uma técnica que tem como objetivo a realização de taferas, podendo ser no período mais extenso, no entanto no tempo que você possua maior concentração possível.

Por exemplo, se você está escrevendo um relatório, e está completamente focado nele, não será necessário interromper essa concentração para respeitar um tempo limitado e já pular para outra tarefa. Pelo contrário, você finaliza a tarefa da melhor forma possível, aproveitando exatamente do período máximo de concentração.

Geralmente o período de tempo dessa técnica são de 10 até 90 minutos. No entanto, isso poderá aumentar dependendo do seu nível de concentração.

Como aplicar a técnica Flowtime?

Essa técnica para ser aplicada terá que ser de acordo com seu nível de foco. Isto é, se você deseja realizar uma terefa importante, poderá estabeler um prazo para finalizar, porém que este prazo seja real e viável para aplicação da tarefa.

Além do mais é recomendável que você esteja realmente focado no que estará realizando. Só assim está técnica irá lhe fornecer benefícios.

Não adianta começar uma tarefa pensando já na próxima. Tente estabelecer um prazo viável e tenha total concentração no que estiver realizando.

Vamos supor, que você pretenda enviar um email importante para seu chefe com um pedido de aumento. Tenha em mente o prazo viável para realizar está tarefa. E foque nos argumentos precisos para conseguir tal objetivo. Se você usou por exemplo, 30 minutos para formular e enviar este email, é recomendável que você use no máximo 50% do tempo usado para realizar uma pausa. Isso irá possibilitar uma retomada de “fôlego” para que você continue executando as demais tarefas.

Finalizando…

Mesmo sendo uma técnica simples, a flowtime sendo aplicada de forma correta ela terá um impacto positivo na melhoria de sua produtividade. Portanto, agora que você já sabe o que é técnica flowtime e como poderá aplicá-la, faço o uso da melhor forma possível que sem dúvida você colherá bons frutos.

Se esse artigo foi bom para você não deixe de comentar e compartilhe. Forte abraço e muito sucesso.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.