O que é síndrome do pensamento acelerado?

Tempo de leitura: 2 minutos

Você tem dúvida sobre o que é síndrome do pensamento acelerado? Se a resposta for sim, seja muito bem vindo a esse post.

Nele irei abordar sobre o que significa  síndrome do pensamento acelerado (SPA) e como isso pode afetar nossa vida de forma avassaladora.

Por isso fique atendo ao conteúdo, pois com certeza, após você saber o que é síndrome do pensamento acelerado, você ficará mais prevenido para evitar esse mal do século XXI.

Afinal, o que é síndrome do pensamento acelerado?

Segundo o psicologo Augusto Cury, quando temos dificuldade para relaxar a nossa mente, quando não conseguimos obter foco, quando ficamos ansiosos, indecisos ou hiperativos, podemos sofrer desse mal chamado síndrome do pensamento acelerado.

Fazendo uso de outras palavras para definir sobre o que é síndrome do pensamento acelerado (SPA), posso dizer que esse mal é nada mais, na menos que a velocidade que mantemos nossa mente nas coisas, quando enchemos nossa mente de atividades, preocupações. Quando fazemos isso diminuímos categoricamente a capacidade de observação e assimilação. Causando também a depleção do ego.

As principais causas da síndrome do pensamento acelerado

Com a chegada da internet e principalmente com os avanços tecnológicos desenfreados. Perdemos completamente a paciência. Queremos tudo com rapidez.

Hoje em dia ficamos irritados quando tentamos fazer uma pesquisa em um site e a página demora a carregar.

Além da chegada da internet e dos avanços tecnológico, outra causa da síndrome do pensamento acelerado é o inumerado de informações que recebemos todos os dias. Quando acordamos nossa caixa do gmail já está cheia, quando pegamos o celular somos bombardeados de notificações das redes sociais de blog, etc.

São tantas informações que muitas vezes perdermos nossa capacidade de filtrar o que é importante e ficamos totalmente perdidos e com um peso de informações que muitas vezes não passa de bobagem.

Nesses momentos é fundamental que possamos usar o conceito do essencialismo, isso com certeza poderá reduzir a síndrome do pensamento acelerado.

Quais as principais gravidades da Síndrome do pensamento acelerado?

Existem várias gravidades da síndrome do pensamento acelerado. Uma delas é a distração, muitas vezes estamos conversando com alguém, porém no lugar de dar a devida atenção, estamos pensando em outra coisa. Ás vezes fica tão nítido que a outra pessoa percebe e geralmente justificamos dizendo: “viajei”.

Outra gravidade da síndrome do pensamento acelerado é quando não desfrutamos a trajetória, isso acontece quando aquela pessoa começa ler um livro e não tem paciência de terminar, sua mente é tão agitada que ele começa um projeto, porém quando termina não desfruta do sucesso, já fica com a mente em outro desafio sem antes comemorar a conquista obtida.

Tem pessoa que sonham em se aposentar, pois acreditam que depois da aposentadoria irá desfrutar a vida, conhecerá novos lugares, fará novas amizades, pensam que depois que se aposentar irá de fato viver de verdade. Quando chega a aposentadoria ela de fato faz tudo que sonhou, conhece vários lugares lindos, faz alguns amigos. Porém, os dias começam a passar e aquela pessoa já não sente mais prazer nas coisas que faz, sente saudade da rotina do trabalho, dos compromissos profissionais, e começa a sentir tédio e começa a perder a alegria.

Mentes agitadas não conseguem pensar de forma clara e objetivo, se começarmos a imaginar que nossa vida vai ficar melhor quando acontecer aquilo, quando eu fizer aquilo, quando eu conseguir algo, ou o que for, perdemos a capacidade de aproveitar o agora. Causando problemas sérios na nossa vida.

Finalizando…

Agora que você conhece o que é síndrome do pensamento acelerado, quais as principais causas e gravidades. Cabe a você identificar se possui esse mal, se não possui maravilha, se possui é bom eliminá-lo permanentemente, pois com certeza esse mal pode ser muito comprometedor para sua vida.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.