O que é Rapport e como usar o Rapport para aumentar as vendas?

Tempo de leitura: 3 minutos

O que é rapport e como usar o rapport para aumentar as vendas são dúvidas comuns, isso acontece pela importância dessa técnica que a cada dia que passa  vem, se tornando uma ferramenta completamente relevante e um aliado imprescindível para alavancar vendas.

Não é por acaso que muitas empresas estão valorizando essa técnica e treinando equipes para realizar esse processo com precisão.

Devido a toda importância do rapport para o aumento de vendas, decidir escrever esse post para que você saiba o que é rapport, compreenda também, como usar o rapport para aumentar as vendas, além de muito mais.

O que é rapport e para que serve?

 

Rapport é um conceito que vem da psicologia, essa técnica remete ao processo que constrói empatia, harmonia, confiança, dentro de um processo de comunicação.

O termo Rapport foi criado originalmente na França, e significa: “trazer de volta” ou “criar uma relação”.

Em outras palavras esse conceito vem categoricamente ajudando na construção e na consolidação de relacionamento, criando laços duradouros, possibilitando com isso uma comunicação mais assertiva, criando sinergia entre uma infinidade de benefícios que na qual irei aborda mais adiante.

Sobre rapport  o autor Anthony Robbis diz:  “Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem-sucedida”.

Ou seja, essa técnica serve exatamente de suporte para criar lanços e entender de fato o que a outra pessoa sente em relação a algo ou alguém.

Como usar o rapport para aumentar as vendas?

Não é novidade nenhuma que em um processo de vendas é de fundamental importância utilizar técnicas certas, para que assim você possa ter sucesso nas vendas.

Por causa disso é importante saber como usar o rapport para aumentar as vendas, pois utilizando essa técnica com assertividade os resultados são incríveis.

O espelhamento é uma das principais técnicas do rapport, isso acontece, pelo simples fato de nos sentirmos mais atraídos por pessoas que parecem com a gente.

Usando outras palavras somos mais solícitos as pessoas quem têm os mesmos hobbies, costumes, etc.

Não é por acaso que em muitas lojas os vendedores se vestem de acordo com o público alvo, imagine você entrando em uma loja de surf e encontrando um vendedor usando roupas formais, você com certeza estranharia, e não levaria muito em consideração no que ele irá falar.

Agora imagine que você entra em uma loja de surf e encontra um vendedor vestido com roupas que demostram que ele curte de fato o surf, pode ter certeza que ele irá ganhar mais credibilidade no momento de opinar ou falar sobre surf com o cliente. Por isso que é tão importante o espelhamento.

Outro ponto fundamental do rapport é o uso da empatia, ou seja, no momento de abordar o cliente, será necessário ser empático com ele, isso claramente irá deixá-lo mais a vontade.

É importante também analisar a postura do cliente, segundo pesquisas a comunicação não verbal em muitos casos comunicam bem mais do que a comunicação verbal, por isso ficar atento aos gestos dos clientes, a fisiologia completa dele, poderá de ajudar a entender melhor o que se passa em sua mente.

A importância do rapport para o aumento de vendas

Não é difícil descobrir qual a importância do rapport para o aumento de vendas, isso acontece pelo simples fato dos resultados que são obtidos com o uso correto dessa técnica.

Os clientes ficam satisfeitos, pois são recebidos com carinho, com sorriso sincero, o local fica mais bem-humorado, e essa harmonia é contagiante.

O legal que não são apenas os clientes que ficam felizes com o uso dessa técnica, mas também os próprios clientes internos, pois são criados sinergia e cooperação no ambiente de trabalho e isso logicamente potencializa as vendas.

Finalizando…

Como vimos durante o post, quando utilizado de forma precisa, a técnica do rapport tem o poder de fortalecer relacionamento tanto com o cliente externo como também com o cliente interno, além do mais, aumenta exponencialmente as vendas além de proporcionar vários outros benefícios para as organizações.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.