O que é marketing de performance?

Tempo de leitura: 4 minutos

Quando iniciamos um negócio digital ou quando esse negócio já está em andamento, ou até mesmo como profissionais de marketing, focamos sempre na melhor estratégia para que os resultados possam ser os melhores possíveis. Nesse ponto é importante entender o que é o marketing de performance, pois ele poderá servir como um aliado para qualquer empresa que foque no mercado digital.

Hoje em dia não basta apenas criar um site, um blog, iniciar no comércio eletrônico, ou o que for, sem dá a devida importância e principalmente compreender o por que o marketing de performance é importante.

Um negócio não cresce se não houver dedicação, persistência e muito aprendizado para que as estratégias executadas sejam as melhores possíveis.

Além do mais, o marketing digital exige investimento, embora saibamos que atualmente está mais fácil abrir um negócio digital ou realizar certos anúncios pagando pouco, mas é importante sempre frisar que perder dinheiro independente da quantia não é a intensão de ninguém.

Por conta disso, é importantíssimo conhecer ferramentas que possibilitam uma maior assertividade na hora de mensurar os resultados, hoje já temos a ajuda, por exemplo, do Big data, do Business intelligence, Web Analytics, com essas ferramentas, conseguimos mensurar quase tudo, porém, além delas entra a ajuda do marketing de performance que é importantíssimo para potencializa sua mensuração.

Por conta da relevância de conhecer essa estratégia, decidir escrever esse artigo, para que você possa tirar algumas dúvidas essenciais sobre o que é marketing de performance, por que é importante o marketing de performance, como o marketing de performance funciona, além de muito mais sobre esse tipo de marketing.

Para que você com esse conhecimento possa colher os melhores frutos, evitando assim erros que possam comprometer sua estratégia.

Mas afinal, o que é marketing de performance?

Marketing de performance, são atividades do marketing digital que foca em resultados, ou seja, esse tipo de marketing serve como um termômetro para medir como foi a ação realizada.

Em outras palavras, o marketing de performance nada mais é, do que uma estratégia que visa analisar com perfeição sua ação do marketing digital.

Isso pode servir para que você possa observar se as estratégias utilizadas foram bem sucedidas, isso categoricamente ajuda a empresa a analisar seu (ROI), retorno sobre investimento.

Como funciona o marketing de performance?

Para que você possa iniciar um planejamento do marketing de perfomance, você terá que antes saber qual seu objetivo principal.

Nesse ponto vale ressaltar, que não basta apenas saber como funciona o marketing de performance, saber utiliza-lo corretamente é o mais importante para obter o melhor resultado.

Por causa disso a empresa terá que ter os objetivos em mente para que o profissional do marketing possa realizar toda estrategia seguindo uma meta já estabelecida.

Muitas dessas metas propostas pelas empresas são para aumentar os leads, isso pode ocorrer através de formulários que são preenchidos no próprio site, para orçamento, cadastro, etc.

Outras metas comuns no qual as empresas solicitam o uso do marketing de performance é para aumentar o número de conversão, potencializar o funil de vendas, além de muitas outras.

Se eu começar a listar as várias formas de como funciona o marketing de performance, o conteúdo sem sobras de dúvidas ficará bastante extenso, pois o número de funcionalidade desse tipo de marketing é enorme.

Por que é importante o marketing de performance?

Uma empresa que deseja oferecer o melhor para o seu público alvo, alcançar novos clientes, tem que se preocupar como chegar de forma precisa nesse cliente.

Imagine que você não goste de livros de ficção cientifica, porém você fez um cadastro no site de uma determinada livraria, e desde então você começa a receber dicas de lançamentos de livros de ficção cientifica na qual você não gosta.

Com certeza você ficará desapontada com a empresa, pelo fato dela está sendo inconveniente com a execução do seu marketing.

Isso com certeza além de fazer a empresa jogar dinheiro fora, fará com que ela perca a admiração do cliente através de uma estratégia desalinhada.

Por isso que muitas empresas, por exemplo, utilizam a estratégia do remarketing, pelo fato de direcionar conteúdos para quem já se interessou por eles, isso faz com que ela não seja invasiva, e possa aumentar as chances de conversão.

Além disso, o marketing de performance é importante, pois permite uma verificação do que pode ser melhorado.

Vamos imaginar outra situação, você tem um site e inseriu um banner divulgando um produto, porém está tendo um nível baixo de cliques, pode ser por algum motivo, como, a imagem, o texto, nesse momento é importante entender o que levou o nível baixo de cliques para que assim você possa modifica-lo para que venha atingir o número de cliques desejados.

Dessa forma já podemos entender melhor o, por que o marketing de performance é importante, ele serve como um mediador para que a sua estratégia do marketing digital seja a mais assertiva possível.

O marketing de performance, foca em resultados que possam garantir o seu (Roi) retorno sobre investimento, além de garantir uma boa performance da empresa no mercado.

Benefícios do marketing de performance

Agora que você Já sabe o que é e porque o marketing de performance é importante, irei citar alguns benefícios desse tipo de marketing para que você possa reparar de uma forma mais precisa o impacto dessa estratégia.

A seguir alguns benefícios do marketing de performance, vamos a eles:

– Possibilita a garantia do (ROI), retorno sobre investimento;

– Aumento consideravelmente os leads;

– Ajuda a valorizar o branding;

– Leva a oferta até o cliente;

– Potencializa o funil de venda;

– Possibilita uma maior assertividade na segmentação;

– Reativa o interesse de compra através do remarketing;

Conclusão

O marketing digital vem crescendo e com ele trazendo inúmeras estratégias de alcançar o cliente, mas para que uma empresa tenha os melhores resultados, terá que focar na melhor estratégia e mensurar os seus resultados corretamente, por isso que fica claro o poder e a importância do marketing de performance , ele serve como um suporte para que a tomada de decisão traga os resultados satisfatório garantindo assim o crescimento do negócio envolvido.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados