O que é escuta ativa e como aplicá-la?

Tempo de leitura: 2 minutos

A escuta ativa é sem dúvida uma das técnicas mais interessantes para ser utilizada quando se trata de uma boa comunicação. Saber não apenas o que é escuta ativa, mas saber acima de tudo saber como aplicá-la de forma correta é inquestionavelmente uma ótima estratégia.

Hoje em dia, muitas pessoas não praticam esse tipo de técnica e perdem muitas oportunidades. Perdem um novo cliente, uma promoção, entre outras coisas. Por conta disso é sempre importante ficar em alerta e praticar essa técnica.

Afinal, O que é escuta ativa?

Essa técnica é nada mais nada menos que a capacidade de ouvir verdadeiramente. Ou seja, ter atenção plena na mensagem que você está recebendo.

Fazendo uso de outras palavras, a escuta ativa é a forma de ouvir com total atenção a pessoa que transmite a mensagem. Observando o que ele está transmitindo sem perder o foco. Observando sua comunicação não verbal e verbal de forma atenciosa.

Como aplicar a escuta ativa?

Agora que você já sabe o que é escuta ativa, o outro ponto importante é saber como aplicar essa técnica.

As dicas de como aplicar a escuta ativa são simples. Uma delas é evitar fazer outra atividade enquanto está recebendo uma mensagem. Muitas vezes enquanto estamos recebendo alguma mensagem, olhamos o celular, ou fazemos outra atividade e perdemos a nossa atenção no que aquela pessoa que está na nossa frente está falando. Isso é com certeza algo que temos que evitar se quisermos praticar a escuta ativa.

Outra dica importante de como aplicá-la é ouvir com empatia. Saber ouvir com empatia, tentar entender a pessoa que transmite a mensagem é sem dúvida algo importantíssimo. Portanto, seja empático para ouvir melhor.

Outra forma de praticar essa técnica é saber que nunca podemos terminar a fala do interlocutor. Ouvir pacientemente é essencial para que essa técnica seja usada da melhor forma.

Alguns benéficos da escuta ativa

Quando praticamos a escuta ativa conseguimos criar vínculos com a outra pessoa. Ou seja, quando a pessoa que passa a mensagem percebe que você é atencioso, ela se sente mais próxima de você.

Além do benefício da criação de vínculo. Outro benefício dessa técnica que não poderia ficar de fora desse artigo é o da sensibilidade. Quando praticamos a escuta ativa conseguimos ter mais sensibilidade, ou seja, conseguimos ter sentimentos verdadeiros e positivos pelo outro.

Outro beneficio desse tipo de escuta e que é gerada ao aplicá-la é a confiança. Uma pessoa que faz uso da escuta ativa se mostra mais confiante. Além de gerar mais relacionamento interpessoal praticar essa técnica proporciona um grande número de benefícios.

Finalizando

Praticar essa técnica é com certeza um dos fatores primordiais para quem quer se comunicar bem. Portanto, se você quer se comunicar de forma assertiva, gerando assim mais relacionamentos duradouros. Saiba que usando apenas essas poucas dicas citadas desse post já será um grande avanço para a sua comunicação.

Se esse artigo foi bom para você não deixe de comentar, compartilhar. Um forte abraço e sucesso.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.