Demarketing: O que é e quais os benefícios?

Tempo de leitura: 2 minutos

O marketing tem muitos conceitos e estratégias altamente conhecida, porém existem outras estratégias de marketing que não ouvimos falar tanto, como o demarketing, mas que são importantes e fundamentais para  qualquer negócio.

Por conta disso preparei esse artigo para que você possa tirar algumas dúvidas como, por exemplo, o que é demarketing, e para que serve o demarketing.

O que é Demarketing?

Resumidamente o demarketing é uma estratégia focada em diminuir a demanda de um produto, bens ou serviço, é uma estratégia oposta de muitos outros conceitos de marketing.

Essa estratégia serve e é utilizada geralmente por escassez, para diminuir a procura, até ser reposto o estoque, muitas vezes é utilizado essa estratégia para o lançamento de outro produto, ou  quando o produto atual está em fase de declínio.

Como o Demarketing acontece na prática

Agora que você sabe o que é Demarketing, e para que ele serve, vamos da, um exemplo de como o demarketing acontece, na prática, vamos supor que uma empresa chega ao mercado e seu início é surpreendente, o seu produto é de qualidade e conquista facilmente o seu público alvo.

Você pode está pensando, que maravilha, muitas vendas o roi (retorno sobre investimento) está perfeito, porém, o inesperado acontece, o estoque já está acabando você já não tem mais como atender a demanda e também não tem mão de obra suficiente, e isso está te incomodando, pelo fato de você não ter mais como atender todos os seus clientes que cada vez solicita mais produtos.

Nesse momento ficam os questionamentos e agora? O que fazer? A partir dai podemos entender claramente  para que serve o demarketing e por que esse conceito é importante,  é exatamente nessa hora que essa estratégia funciona, como um grande aliado.

Para não correr o risco de não atender o cliente, e tornar um caos o crescimento ou o andamento da empresa, é feito o aumento do valor do produto, vamos fazer de conta que o produto era vendido por R$ 80,00, porém, agora está por R$ 150,00, a partir do momento que o preço aumenta  os clientes começam a recuar e diminui a procura.

Isso possibilitando um intervalo para ser feito a composição de mais produtos no estoque, para ser contratado mais funcionário, para atender a demanda, permitindo uma organização para a empresa.

Quais os Benefícios do Demarketing

Além do benefício que a empresa ganha, em ter um intervalo para repor o que for necessário para melhor atender o seu cliente, com o aumento do valor do produto, a consequência é a diminuição da procura e das vendas, mas não necessariamente da redução dos ganhos, esse é um dos benefícios que o demarketing pode proporcionar.

A venda de um produto te proporcionara um lucro maior. Sem esquecer que a escassez é outro benefício do demarketing, quando um produto aumenta o valor, ele se torna mais desejado por se tornar escasso, nos casos que o produto volta ao valor anterior, ou seja, o valor menor, a procura aumenta, pois, os clientes iram querer aproveitar com medo de perder a oportunidade de comprar, com o preço menor, sendo assim a empresa continua gerando lucros e crescendo.

Conclusão

Esse conceito de demarketing com certeza pode ser relevante para ser utilizado como foco em estratégia de negócios, pois, os seus benefícios podem te proporcionar um controle maior de demanda, muitas vezes sem diminuir seu rendimento, e essa estratégia também pode proporcionar inúmeras possibilidades de crescimento do seu negócio no mercado.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados