O que é Database Marketing?

Tempo de leitura: 4 minutos

Já não é novidade que entender várias estratégias de marketing é fundamental para qualquer profissional da área, muitas vezes somos expostos às mesmas coisas, os mesmo tipos de marketing. Quem nunca ouviu falar sobre o marketing digital, o marketing social, ou o neuromarketing, por exemplo, as quantidades de tipos de marketing são tantas que perdemos de vista, no entanto, existem algumas estratégias que são poucas conhecidas, porém, são importantes, como a que irei aborda nesse artigo que é o database marketing.

Sabemos que em um mercado com crescimento exorbitante, não é tarefa fácil, manter o cliente por muito tempo, fazendo uma análise de SWOT você poderá identificar diversas ameaças, como, por exemplo, preço mais baixo do concorrente, entrega mais rápida, motivo de satisfação do cliente, de insatisfeitos, etc.

Por isso que saber o que é database marketing e entender, o melhor momento de utilizar, poderá, ser um pontapé inicial para a fidelização do seu cliente, e consequentemente isso poderá te blindar das ameaças do mercado crescente.

Obviamente que toda estratégia precisa de recursos, portanto, não é pelo fato de você saber como utilizar o database marketing, que vai aplica-lo, é importante sempre frisar que toda estratégia tem que ser aliada de acordo com a necessidade e probabilidade de assertividade, ou seja, você não vai correr a maratona de são silvestre sem se preparar antes.

Não é diferente com o database marketing, enxergar o momento certo e compreender as vantagens e desvantagens, desse tipo de marketing poderá ser, um diferencial no momento da escolha.

Afinal, O que é Database Marketing?

As empresas precisam criar um banco de dados para coletar informações sobre clientes, podendo fazer isso também separadamente com seus funcionários, fornecedores, parceiros, etc.

Aliado a tecnologia o  database marketing serve como um facilitador para as empresas, pois, através desse tipo de estratégia as empresas conseguem obter informações, como: frequência de compra do cliente, o que o cliente geralmente compra, localização, etc.

Em outras palavras o database marketing é uma poderosa arma que pode ajudar as empresas a executarem estratégias mais eficientes, pelo fato de conhecer melhor o seu cliente, além, disso facilita  categoricamente a empresa para que ela possa aprimorar o marketing de relacionamento.

Quando surgiu o Database marketing?

Esse conceito do marketing surgiu na década de 1970, e desde então vem crescendo com o passar dos anos, através dos avanços da tecnologia.

Logo quando foi criada essa estratégia, focava a princípio em armazenar alguns dados de clientes, para as empresas terem, conhecimento, dos seus clientes potenciais.

Porém, com o avanço exorbitante da tecnologia, atualmente as empresas conseguem coletar as informações dos clientes com mais precisão e rapidez, além, disso conseguem medir os resultados de uma forma mais coesa e relevante para o processo da organização.

Algumas ações do database marketing?

As empresas podem utilizar essa estratégia de várias formas, através dessas ações, as empresas poderão identificar qual a que trouxe melhor resultado, sabendo disso pode tentar melhorar a ação que obteve resultados menos favoráveis, ou pode descartar e focar apenas na ação ou ações que deram maiores resultados.

Sem mais delongas a seguir irei apresentar alguns exemplos de como utilizar o database marketing:

Sms marketing: Envio de mensagem para clientes ou possíveis clientes, nesse envio poderão obter conteúdos como promoção, campanhas, etc.

Mala direta: É realizado o envio de matériais impressos para os clientes, ou possíveis clientes, que estão cadastrados na base de dados.

Telemarketing: Divulgação feita através do telefone para clientes, ou prospectos clientes.

Email marketing: O email possibilita várias estratégias, as empresas podem, por exemplo, enviar para clientes ou prosperctos clientes, conteúdos para que os mesmo possam interagir com a empresa, ou ofertas que podem fazer com que o cliente realize ações diretas de compra.

Vantagens e desvantagens do database marketing

Conhecer melhor o cliente sem sobras de dúvidas é importantíssimo para as empresas, mas é importante ressaltar que muitos clientes por diversos argumentos não gostam de se sentir “observado” ou “controlado” pelas empresas, e essa sensação muitas vezes gera insatisfação e até reclamações mais acentuadas.

A seguir irei pontuar algumas vantagens do databse marketing, como também, algumas desvantagens desse tipo de marketing vamos a eles:

Vantagens do database marketing

– Conhecer muitas coisas sobre os clientes, existentes e potenciais.

– Oferecer ofertas, com maior precisão possibilitando interesse imediato.

– Gerar engajamento com clientes na base de dados.

– Direcionar ações de marketing personalizadas.

Desvantagens do database marketing

– Os clientes reclamam, pelo fato das empresas coletarem muitas informações pessoais.

– Os clientes sentem que estão sendo “controlado” ou “induzido”.

– Muitos clientes não gostam de receber ações de marketing, por achar muitas vezes inconveniente.

– Reclamações geradas na ouvidoria, ou em outros órgãos que auxiliam o cliente.

A importância do database marketing

Como foi apresentado até o momento esse tipo de marketing é altamente importante para as empresas, pois, aproveitando das vantagens, advindos dessa estratégia você poderá alavancar seus resultados.

É importante sempre frisar que embora as desvantagens existirem, contudo, quando você sabe de fato como aplicar o database marketing, você pode ajudar o cliente a encontrar e perceber uma oferta que traga benefícios de verdade, o foco sempre será em criar algo de bom para o cliente, e usar essa estratégia não de forma abusiva, mas sim com coerência e objetividade, nunca fazendo spam, pois, caso você faça uso disso, você poderá colocar tudo a perder.

Encurte o caminho, diversifique a escolha, e traga satisfação e fidelização do cliente, ou possíveis clientes, tenha o controle e ofereça o melhor, sempre. Tendo isso como base será primordial para que essa estratégia der certo.

Conclusão

Analisar a possiblidade de aplicar o database marketing poderá ser fundamental para qualquer empresa, tendo um planejamento eficiente e, além de tudo os recursos necessários, realizar essa estratégia corretamente, poderá ser primordial para o crescimento do seu negócio.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados