O que é Benchmarking e como funciona

Tempo de leitura: 2 minutos

Saber o que é benchmarking e como essa estratégia funciona é fundamental, pois, essa é uma estratégia eficaz e muito importante para ser aplicada nas empresas que querem chegar a um patamar de sucesso e eficiência.

Por conta disso preparei esse artigo para que você possa conhecer e consequentemente se familiarizar com essa estratégia que atualmente vem sendo muito utilizada.

O que é Benchmarking?

O benchmarking é um processo de análise e investigação das empresas concorrentes, que já estão consolidadas no mercado e que estão obtendo sucesso com seu produto ou serviços.

Embora o benchmarking seja criticado por algumas pessoas que acham que esse processo foi criado para copiar o concorrente, esse processo não foi criado para isso.

O seu principal objetivo é realizar uma análise precisa para identificar o processo que esta dando certo, para que assim consequentemente seja feitas implementações a fim de atingir um nível mais elevado e chegar ao “estado da arte”.

Como funciona o Benchmarking

Agora que você já sabe resumidamente o que é benchmarkting. Irei mostrar como funciona o benchmarkting na prática, esse processo é tradicionalmente dividido em 5 tipos, a seguir irei apresenta cada um deles.

1- Benchmarketing Interno

Benchmarketing interno acontece quando a empresa faz uma avaliação do seu processo utilizando-se como referência, para que assim possa identificar os processos que estão dando certo, para implementa em outras unidades.

 2- Benchmarking Competitivo

Esse processo funciona quando a empresa utilizasse dos seus principais concorrentes como referência, pois, entendendo o que os concorrentes estão fazendo de melhor, as empresas conseguem realizar implementações para que com isso consiga aumentar a competitividade no mercado e alcançar o concorrente.

3- Benchmarking Funcional

Ao contrario do processo benchmarking competitivo o benchmarking funcional utilizasse do seu melhor processo dentro da empresa, para servir de referência, para ser implementado em outros setores da mesma organização.

4 – Benchmarking Genérico

Esse processo ocorre quando a empresa faz uma análise, e utiliza processos ou resultados de empresas de tipos diferentes no mercado.

5 – Benchmarking Colaborativo

Esse tipo de processo ocorre quando a empresa utilizasse como referência o resultado ou o processo na participação de grupos, esse tipo de processo é feito para obter indicadores, a fim de entender a funcionalidade dos processos colaborativos.

Saber quando utilizar o benchmarking é fundamental

Como na maioria dos processos dentro de uma empresa, a prática exige recursos, em manutenção e desenvolvimento em bancos de dados, visitas e viagens, custos com funcionários, etc.

Porém, é importante salientar que todo processo tem que ser realizado a partir do momento que exista uma necessidade.

Para você saber se é necessário aplicar o benchmarking ou não,  basta medir, por exemplo, seu desempenho perante a concorrência, seu desempenho no processo interno, ou seja, não é garantia que o benchmarking irar solucionar todos os problemas, mas com certeza é uma estratégia importante, e que tem que ser levado em consideração, principalmente para as empresas que desejam está  em constante evolução no mercado.

Conclusão

Portanto ficar atento ao mercado e entender a importância do benchmarking é essencial, para saber o melhor momento para utilizar caso seja necessário.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados