O poder do hábito: Como os hábitos influenciam nossa vida

Tempo de leitura: 1 minuto

Lendo o livro: O poder do Hábito do autor Charles Duhigg (Livro que todo mundo deveria ler) pode observar claramente como os hábitos influenciam nossa vida.

Por isso é fundamental saber como funciona o hábito, ou melhor, como se cria um hábito, pois com certeza você sabendo disso terá uma ferramenta indispensável para trilhar uma vida de sucesso.

Como dizia o Will Durant: Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência , então, não é um modo de agir, mas um hábito.

Como o poder do hábito funciona na prática?

O autor Charles Duhigg conseguiu de forma simples descrever como funciona nossos hábitos na prática, através desse conhecimento fica mais fácil a criação de novos hábitos para que possamos atingir o que queremos de fato na vida e nos negócios.

Segundo o autor o Loop do hábito funciona de forma bem básica: Primeiro existe a: DEIXA, a partir do momento que ela surge, passa para o segundo estágio que é a criação da ROTINA, levando a o último estágio que é a RECOMPENSA.

Ou seja, tudo começa com uma deixa, que vira rotina e no final dela vem a recompensa.

Para exemplificar esse loop do hábito vamos supor que você queira correr bem cedo, porém já tentou isso por várias vezes, no entanto, nunca conseguiu, uma dica para que você possa conseguir isso é criar um hábito.

Para facilitar o autor argumentar que no dia anterior a corrida seria importante você deixar o seu tênis perto da sua cama, pois ao acordar você verá o tênis, e aquilo irá servir de, DEIXA, ou seja, a partir do momento que você ver o tênis seu cérebro logo saberá que você precisará calça-los para correr.

Ao fazer isso você começara a correr, e aquela corrida, virará uma, ROTINA, essa rotina para que seja sustentada ela precisará de uma razão, ou melhor, um anseio, esse anseio poderá ser, por exemplo, por  um corpo mais bonito, uma melhoria na saúde, ou seja, a partir da DEIXA (Tênis próximo da cama) Depois da ROTINA (correr todas as manhãs) vem por fim a RECOMPENSA (Um corpo mais bonito, uma melhoria na saúde) Nesse caso podemos observar que precisou de 3 processos para que fosse instalado o hábito, e uma vez conectado ele se torna eficaz e permanente.

Veja o resumo do livro o poder do hábito:

Livro que li: Resumo do livro O poder do hábito

Resumindo…

Por isso que é fundamental ter foco e criar o Loop do Hábito que seja totalmente favorável, pois os hábitos são o que nos guia diariamente, fazendo com que produzimos mais, ou produzimos menos. Ficar atento a eles será essencial para trilhar uma vida de sucesso.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.