O conformismo e as suas consequências

Tempo de leitura: 1 minuto

Uma das coisas que mais observo atualmente é a falta de ação, ou melhor, a escassez do protagonismo. Em uma época em que as pessoas falam mais da crise econômica do que das diversas oportunidades. Ficou mas nítido enxergar que a crise não está apenas na economia ou em outros fatores globais.  A crise maior que está acontecendo hoje em dia. O maior erro é o chamado conformismo, e a falta de foco que vem acompanhado de várias consequências.

Devido a esse erro do conformismo, muitas pessoas estão perdendo oportunidades de crescimento profissional, pessoal, ou em outras áreas da vida. Talvez nesse momento você possa questionar: Quem é esse cara para falar isso? Não sou mais inteligente que você. Tão pouco sou rico, sou apenas mais uma pessoa que gosta de questionar e procuro enxergar o óbvio. O óbvio que talvez você não tenha observado ainda.

Talvez, você prefira o conformismo, se for o seu caso. Esse texto não terá serventia nenhuma para você. Portanto, se quiser parar de ler, tudo bem. A gente se encontra em outra ocasião. No entanto, se você deseja eliminar  o conformismo, continue a leitura e observe junto comigo, o quanto este tipo de atitude afeta nossa sociedade e o que você poderá fazer para não ser afetada por ela.

As consequências do conformismo

A quantidade de gente presa no conformismo chega a ser gigantesca. Pessoas com potencial, com graduação, pós graduação, mestrado, seguindo uma carreira medíocre com medo de tentar algo maior e não conseguir.

Pessoas como essas, assistem os jornais todos os dias e consomem o terror. Manchetes como essas a seguir são vistas diariamente: “A crise só aumenta no Brasil”, “O desemprego afeta milhares de pessoas”. E não para por aí.

Tomadas por inseguranças e afetadas pelo medo. Se conformam, em ganhar menos do que poderiam ganhar, se conformam em está em relacionamentos abusivos, se escondem do seu próprio reflexo no espelho por medo do que os outros irão falar.

O conformismo se tornou algo tão complexo que já não basta um breve texto para pode descrever. Acredito, que mais do que uma breve reflexão, temos que pensar em como estamos agindo. E o melhor de tudo, temos que refletir se realmente estamos seguindo uma carreira profissional que desejamos, se estamos nos relacionando com quem de fato sonhamos.

Quando não encontramos repostas positivas para esses dois últimos questionamentos, temos que tomar uma atitude imediatamente, para não firmarmos presos no conformismo.

As consequências dessa atitude, pode ser bastante destrutivas, podem gerar arrependimentos futuros, e o pior podem te paralisar no presente.

Portanto, saiba que você pode fazer hoje um futuro melhor. Tentando, errando, aprendendo. Isso lá na frente te proporcionará gratidão e não arrependimento. Isso eu garanto.

Se esse texto foi bom para você, não esqueça de comentar  e compartilhe.

 

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.