Networking: o que é e por que ele é importante?

Tempo de leitura: 3 minutos

Nos dias atuais o mercado exige cada vez mais a participação, e o engajamento de pessoas, com objetivos atrelados. Por isso que o networking é tão importante.

Essa ferramenta vem carregada de inúmeros benefícios desde a valorização do marketing pessoal, quanto na melhoria do relacionamento interpessoal, entre uma infinidade de vantagens que na qual abordarei ainda nesse conteúdo.

Por isso, se quisermos crescer como profissionais, temos que entender de fato não apenas o que é networking, mas principalmente compreender a sua importância, e como utilizar o networking como um aliado imprescindível.

Devido a toda importância do networking decidir trazer esse post, com o intuito que você fique totalmente familiarizado com esse conceito e que venha utiliza-lo de forma eficiente para que assim possa obter os melhores proveitos.

Mas, o que é Networking?

Networking é uma palavra em inglês que representa a capacidade de estabelecer redes de contatos, usando outras palavras, o networking proporciona uma conexão com algo ou alguém.

Esse termo vem a cada ano se tornando necessário, pois através dele as pessoas conseguem estabelecer contatos que geram benefícios mútuos.

Isso acontece, pois as pessoas que participação da mesma rede de contatos, possui categoricamente coisas em comuns, ou seja, têm as mesas visões e aptidões, isso faz com que gerem oportunidades de negócios, crescimento profissional, entre outras coisas.

A importância do Networking

No mundo em que trabalhar em equipe se tornou algo essencial, numa época em que é fundamental gerar relacionamentos, o networking se tornou indispensável para os profissionais com visão de crescimento.

Imagine você um profissional isolado sem contatos com outros profissionais da área, sem participar de reuniões, sem participar de eventos, etc.

Isso poderá deixar você sem credibilidade, poderá gerar desconfiança de clientes, e além do mais você poderá perder a amplitude e participação no mercado, que cada vez mais se torna competitivo.

Dito isso, você como profissional, procure estabelecer contatos com profissionais sérios que exercem suas funções com maestria e motivação.

Tenha em mente que você poderá contribuir com essas pessoas, porém poderá se aproveitar disso, a reciprocidade é uma das palavras chaves do networking.

Por esses e outros motivos que o networking é tão importante, fazendo o uso dele com certeza será primordial para o seu sucesso.

Não passe do limite na hora de fazer Networking

Na tentativa de fazer networking muitas pessoas acabam “trocando os pés pelas mãos”, elas fazem constantemente comentários, passam informações, sem fundamentos, sem averiguar as fontes, além de você se tornar inconveniente, isso também acabará manchando a sua imagem com os seus contatos.

Dito isso, é fundamental que você se policie quanto a isso, saber se posicionar, se manter informado, proporcionar de fato valor para sua rede de contato, é o que irá fazer a diferença.

Evite participar de redes que não condiz com o que você acredita, pois muitas vezes isso te fará perder tempo com assuntos desinteressantes para você.

Saiba se relacionar com seus contatos, use a empatia, exerça a gratidão quando receber algo de alguém. Para se construir uma rede de contato com eficiência é importante se dedicar a ela, não pensar apenas no que você vai ganhar com isso, porém tendo foco nos benefícios mútuos.

Benefícios do Networking

Os benefícios do networking são inúmeros, decidir pontuar alguns deles para que você possa entender de forma mais precisa. Vamos a eles:

Valoriza seu perfil: A valorização de perfil obtida através do networking é claramente percebível.

Isso acontece através do seu envolvimento com profissionais da sua área, nas participações de eventos, nas conversas através de redes sociais, etc.

Automaticamente, esse relacionamento te possibilita uma melhoria na reputação, potencializa a sua imagem, e te ajuda no seu crescimento profissional.

Proporciona Oportunidades: Um dos principais benefícios do networking são as avalanches de oportunidades obtidas através dele.

Quando você participa dessas redes de contato, você categoricamente fica próximo de pessoas que possuem influencias. Isso permite que você possa conseguir uma oportunidade de emprego, um progresso profissional, um novo conhecimento, entre outras coisas.

Decerto, é que quando você participa de networking você se torna um profissional, “top of mind”.

Obtenção de novas ideias: Talvez você já tenha ouvido aquele velho ditado: “duas cabeças pensam melhor que uma”, no que diz respeito a networking, varias cabeças com certeza poderá fervilhar de ideias práticas e ricas e trazer mais ideias que uma.

Isso com certeza se tornam um dos benefícios do networking, pois quando existe hamornia nas redes de contatos, as chances de obtenção de ideias são nítidas.

Orientação/ “Mentoria”: As vantagens do networking não se resume no que foi citado até agora. A orientação ou mentoria é com certeza um benefício quem tem que ser levado em consideração.

Muitas vezes na sua rede de contato, existem profissionais mais experientes que você, com isso você poderá adquirir com ele, informações e ficas uteis para você colocar em prática.

Isso com certeza fara um diferencial na sua carreia profissional.

Finalizando…

Nos dias atuais participar dessa redes de contato virou algo indispensável, como foi abordado durante o post, a importância e os benefícios dessa ferramenta são simplesmente fantásticos.

Então, seja seletivo e faça parte desse meio de contato. Isso com certeza será primordial para o seu sucesso.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.