Negociação ganha-ganha e seus benefícios

Tempo de leitura: 2 minutos

Em uma negociação, é importantíssimo focar na filosofia do ganha-ganha, é importante salientar, que existem além do ganha/ganha, vários tipos de negociação, como ganha/perde, perde/ganha, perde/perde e ganha.

Mas a que vou aborda com ênfase nesse artigo, é a opção que poderá ser mais eficiência e benéfica, para o seu crescimento em qualquer área que deseja desenvolver.

Por isso ao ler esse conteúdo, espero que você fique por dentro sobre o que é negociação ganha-ganha, mas também saiba quais os seus benefícios. Para que assim possa aplicar esse tipo de negociação no seu dia a dia.

O que é negociação ganha-ganha?

Esse tipo de negociação busca constantemente o benefício mútuo, em todas as interações humanas, seu foco basicamente, é a cooperação, o objetivo é que em meio a qualquer que seja a negociação que ambas as partes possam sair ganhando, a visão é que tem o bastante para todo mundo, em outras palavras, podemos dizer que negociação ganha-ganha é a arte de proporcionar benefícios categóricos para todas as partes envolvidas.

Benefícios da negociação ganha-ganha

Se formos contar quais os benefícios da negociação ganha-ganha, poderíamos prolongar muito esse conteúdo, pois, a quantidade desses benefícios são incontáveis.

Por conta disso irei resumidamente apresentar a seguir, alguns dos principais benefícios, gerado por esse tipo de negociação:

Relacionamento: Quando uma negociação é feito com o objetivo do ganha/ganha, proporciona para as partes envolvidas, um relacionamento forte, e duradouro podendo se estender por longos prazos, pela forma sadia e benéfica da negociação.

Confiança: A confiança gerada pela negociação ganha/ganha é altamente nítida, pois, quando as ambas as partes entendem que se a negociação não for do tipo ganha/ganha, poderá passar para o nada feito, ou seja, se todos não saírem ganhando não tem negociação. Isso gera uma confiança clara e importante em uma negociação.

Cooperação: Quando existe cooperação, a negociação ganha uma sinergia incrível, pois, é excluído, completamente a atitude de competição, e quando não existe competição, e o foco principal é a cooperação, a negociação se torna satisfatória e realizadora para todas as partes envolvidas.

Mentalidade de Abundância: As pessoas que são focadas em negociação ganha/ganha, desenvolvem um senso profundo de valor e segurança pessoal. Elas acreditam que sempre terá o suficiente para todo mundo, é movida pela criatividade, e consequentemente enxergam oportunidades, e alternativas eficientes para os benefícios mútuos.

Conclusão

Espero que você tenha compreendido não só o que é negociação ganha/ganha, mais os benefícios desse tipo de negociação, como foi dito, os resultados desse tipo de negociação na maioria das vezes são altamente benéfico, porém, é importante salientar que existem exceções, e nem todas as negociações se baseia nessa filosofia.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados