Marketing Pessoal: Como Fazer para ter Sucesso

Tempo de leitura: 2 minutos

Nos dias de hoje, para entrar no mercado de trabalho é preciso saber mostrar o seu potencial, mas sem que isso faça você parecer arrogante. Para isso, irei mostrar como fazer um bom marketing pessoal, e para que ele serve.

O que é marketing pessoal?

Trata-se do conjunto de estratégias, que sendo utilizadas de modo coerente, que irão te ajudar a mostrar da melhor maneira sua imagem pessoal. Entendendo o que é marketing pessoal, você consegue se mostrar ao mundo de maneira positiva.

Resumindo, o marketing pessoal nada mais é do que agregar valor a sua imagem. Vai muito além da autopromoção, este funciona como um conjunto de possibilidades para fazer com que você transmita sua imagem da melhor maneira.

Nunca faça confusão do marketing pessoal com publicidade. Sabemos que a composição do marketing é feita de muitas variáveis, que ajudam a tornar forte a marca. No sentido pessoal, a evidência é ainda maior, pois estamos falando de nós mesmos.

Qual a importância do marketing pessoal?

O marketing pessoal é importante por ser considerado a porta de entrada para o mercado de trabalho

Ao falarmos de marketing pessoal, a sua importância é enorme pois vai muito além da questão da aparência, muitas pessoas levam em consideração somente o exterior, ou seja, a aparência, o marketing abrange o ser humano como um todo.

Este deve analisar todos os tipos de comportamento, seja este familiar, espiritual, físico, profissional, enfim analisa todos os seus contatos para comparar informações.

Por isso é importante termos um bom marketing pessoal, assim falaremos de toda a nossa trajetória sem parecer arrogante.

Como fazer um bom marketing pessoal?

Abaixo confira algumas dicas para montar um bom marketing pessoal:

1- Tenha pontualidade: evite chegar atrasado em reuniões, ou compromissos com clientes, a pontualidade é um diferencial.

2- Crie um personagem: de acordo com o ambiente que está, é preciso tomar cuidado com a vestimenta, e o modo como se fala. Pois a sua imagem irá representar a empresa.

3- Seja natural: mantenha sua personalidade sem forçar demais, se você é engraçado por exemplo, procure manter o equilíbrio.

4- Lembre-se de separar problemas do dia a dia com trabalho: sabemos que muitas vezes é difícil, porém devemos sempre saber que cada situação é única, afinal o cliente não tem culpa de nossos problemas.

5- Tenha conhecimento de si próprio: quem conhece a si mesmo, não corre o risco de se acomodar, será mais criativo, terá melhor autocontrole sobre si, e sobre os outros.

Como usar o marketing pessoal para alavancar a sua carreira profissional?

Se quer alavancar a sua carreira, saiba que o marketing digital pode ser a sua chance. As redes sociais, nos dias de hoje atuam como uma vitrine, seja nos comentários que escrevemos, em vídeos compartilhados, nos filmes, notícias e textos que indicamos…

É importante sabermos o que colocar nas redes sociais: toda a nossa história e bagagem cultural será visualizada nas redes sociais. Evite posturas de preconceito, comentários desagradáveis.

Observe bem os conteúdos antes de postar, mensagens que não tenham muita significância, fotos que podem comprometer, ou vídeos que demonstrem posição política radical.

Uma contratação jamais começa na entrevista, e sim antes com a analise de perfil. Nos dias de hoje, as redes sociais podem nos ajudar a mostrar habilidades.

Por isso é importante fazer o bom uso do marketing pessoal para alavancar a carreira, seja através das redes sociais, ou mesmo de um blog.

Assim, suas chances de ser contratado, ou conseguir uma promoção, serão muito maiores.

Conclusão

Com as dicas acima, você pode montar uma vitrine de si mesmo, com contatos importantes e qualificações necessárias para mostrar ao empresário que irá contratar suas habilidades.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados