Marketing de relacionamento: Fidelize seu cliente

Tempo de leitura: 4 minutos

Uma empresa só é próspera se cultivar o marketing de relacionamento, não é questão de escolha, bem sabemos que muitas estratégias de marketing são importantes, porém, em alguns casos são opcionais.

Mas quando se trata de marketing de relacionamento, estamos falando do dever de casa de qualquer empresário que deseja ser bem-sucedido no seu negócio, não basta ter apenas um bom produto ou serviço, é fundamental saber como aplicar o marketing de relacionamento para que o seu empreendimento possa colher bons frutos e crescer.

Em um contexto geral esse tipo de marketing veio para agregar valor, não para anular o marketing de transações, por exemplo. Nos dias de hoje as empresas têm que focar sempre em manter relacionamentos enriquecedores, com seus clientes, mas também com os fornecedores, distribuidores, revendedores, etc.

Quando é criado um relacionamento eficiente e benéfico, essa energia é percebida facilmente, pois, os resultados da empresa aumentam categoricamente, não falo apenas em lucratividade, mas também no aspecto de satisfação e plenitude de todos envolvidos.

Por isso que entender o que é marketing de relacionamento e para que serve esse tipo de marketing pode ser relevante para o seu negócio.

Afinal, O que é marketing de relacionamento?

Esse tipo de marketing foca em ações direcionadas que criam valores explícitos para os clientes, a fim de criar e manter um bom relacionamento, objetivando uma parceria duradoura e forte, ou seja, foca em fidelizar o cliente.

Em outras palavras o marketing de relacionamento, tem a visão de fazer com que o cliente vire um fã declarado da sua marca, tornando a empresa mais reconhecida e importante no mercado.

Para que serve o marketing de relacionamento?

Como você deve ter observado o marketing de relacionamento visa em fidelizar o cliente, mas é importante salientar que para isso acontecer é necessário criar estratégias diferenciadas.

O marketing de relacionamento serve como um condutor para o sucesso ou fracasso do seu negócio, caso você use esse tipo de marketing corretamente, visando não apenas, á curto- prazo, a chance que sua estratégia possa da certo é grande.

Mas caso você queira utilizar o marketing de relacionamento focando apenas á curto-prazo, isso poderá trazer problemas futuros, pois, como sabemos todo relacionamento se fortalece com o tempo, e com pequenas atitudes na direção certa. No marketing não é diferente ter paciência e conduzir as estratégias com assertividade é essencial para aumentar as chances de sucesso do seu negócio.

Qual a importância do marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento não se resume em atender bem o cliente, mas sim em fortalecer e gerar parceria. E isso é importantíssimo para as empresas.

Um cliente quando está plenamente satisfeito com a empresa, ele além, de fã vira um voluntário e anunciante da sua marca, ele ajuda a fortalecer sua imagem perante o mercado. Valorizando seu branding. Por isso que quebrar esse relacionamento poderá ser altamente prejudicial para sua empresa.

O foco em estabelecer estratégia para cultivar e manter o relacionamento com o cliente é essencial, sabemos que no mercado competitivo não é tarefa fácil manter o relacionamento com o cliente. Porém, você de fato entendendo qual a importância do marketing de relacionamento para a sua empresa, vale muito a pena se esforçar o máximo possível para manter essa parceria.

Como aplicar o marketing de relacionamento?

Para aplicar o marketing de relacionamento você poderá se beneficiar de várias estratégias e tipo de marketing, caso você, por exemplo, queira construir um relacionamento como o seu cliente você pode aplicar o marketing emocional, pois, quando é gerado, emoções, você poderá criar vínculos afetivos fortes com o seu cliente. O marketing de experiência também poderá ser contundente para ajudar na fidelização de cliente.

Outra estratégia é se beneficiar da segmentação, pois, quando você conhece bem seu cliente, você pode se antecipa, e oferece o melhor e o mais valioso para ele.

Mantenha seus funcionários bem engajados e satisfeitos, isso reflete na qualidade do serviço prestado, fazendo com que o seu cliente receba o melhor e o mais preciso atendimento.

Nesse momento é crucial entender, qual á importância do database marketing, pois, você armazenando dados e informações relevante do seu cliente, poderá te ajudar a manter o relacionamento mais assertivo possível.

Tenha cautela na hora de cultivar clientes, em nenhum momento seja invasivo solicitando informações que possam deixar o cliente desconfiado ou constrangido para responder.

Tenha sempre em mente que saber aplicar o marketing de relacionamento corretamente é de fato o momento, mais delicado, por isso precisa de atenção e preparação.

Como fidelizar seu cliente com o marketing de relacionamento?

Seja você expert no assunto ou não, você já deve ter percebido a importância do marketing de relacionamento e como aplica-lo, porém, manter o cliente, saber de fato como fidelizá-lo não é uma tarefa tão simples.

Alguns pontos têm que ser levado em consideração para poder fidelizar o cliente usando o marketing de relacionamento, um dos pontos é tratar o cliente como especial, e não apenas querer vender.

Muitas empresas enviam para os clientes, blindes no dia do seu aniversario, isso já é uma maneira de fidelizar o cliente e manter um relacionamento, pois, fazendo isso você vai gerar confiança no cliente e esse cliente valorizará a empresa, a reciprocidade nesse caso ajuda muito.

O cliente terá que sempre perceber que ele é extremamente importante para a empresa, por isso que lembrar, valorizar e ser leal com ele é sempre importante.

Uma regra de ouro do marketing diz: trate seu cliente como você gostaria que eles o tratassem. Portanto, esteja sempre disponível para tirar dúvidas do seu cliente. Monitore sobre o que o cliente fala da sua empresa, esteja sempre atendo no que pode fazer para fortalecer o relacionamento com o seu cliente.

O impacto do marketing de relacionamento

Uma empresa quando valoriza o marketing de relacionamento além de outras estratégias ela cria uma identidade significativa no mercado, quem não conhece um cliente satisfeito da Apple, ou da Harley Davidson, por exemplo, empresas como essas constroem marcas impactantes, pois, elas além de toda qualidade valoriza o cliente, mantem relacionamento com ele, isso faz com que o seu impacto se torne algo natural.

Portanto, para construir um negócio que traga impacto para um mercado, focar no marketing de relacionamento é fundamental.

Cada vez mais o cliente quer ter voz, isso já não é novidade no mercado, por conta disso podemos observar empresas pedindo opiniões de clientes para melhor um determinado produto, serviço, etc.

Quando a empresa usa dessa estratégia ela humaniza seu processo e traz para perto o cliente, constroe laços extraordinários.

Não é a toa que o Philip Kotler defende que: Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.

Conclusão

Utilizar o marketing de relacionamento aliado a outras estratégias são essencial para qualquer empresa, pois, no mercado altamente competitivo não valorizar seu cliente é arriscar o futuro do seu negócio, então ter atenção e aplicar as dicas citadas nesse artigo, poderá ser primordial para seu empreendimento.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados