Marketing de experiência e sua real importância

Tempo de leitura: 2 minutos

Na última postagem escrevi um texto falando sobre o marketing emocional, e nesse texto abordei sobre o quanto os clientes estão saturadas da disputa das empresas, por preço e espaço no mercado, esquecendo, de focar em estratégias mais relevantes. Os clientes internos e externos estão, querendo mais atenção e uma experiência que desperte uma sensação plena e memorável, e o marketing de experiência na qual irei aborda nesse texto, é mais um aliado importante para isso, pois, oferece diversos benefícios para as empresas, fortalecendo assim, o seu branding.

Uma experiência positiva tem um impacto enorme na nossa vida, por isso os profissionais de marketing tem que ficar atento, no que está oferecendo para seu cliente, sair do básico é primordial quando falamos em oferecer o marketing de experiência.

O que é marketing de experiência?

Antes de continuarmos, vamos entender melhor o que é marketing de experiência, para o entendimento ficar didático, vamos supor que você entra em uma loja, de material esportivo, para comprar uma bola de basquete, mas ao entrar na loja você ver que foi improvisado uma pequena quadra de basquete, você pega a bola e arremessa fazendo algumas cestas, ou seja, a partir do momento que você sente uma experiência, você se torna mais propício a comprar, e consequentemente não esquecera aquela experiência, ou a empresa que ofereceu.

Em outras palavras, o marketing de experiência é resumidamente tudo aquilo que envolve o consumidor pelo vê, sentir, provar, testar, pelo toque, pelo ouvir, ou seja, algo que faça tudo o que for necessário para que o cliente possa conhecer bem o produto ou serviço, antes mesmo de comprar.

Qual a real importância do marketing de experiência?

Quando uma empresa foca em gerar uma experiência memorável para o seu cliente, ela com certeza melhora em vários aspectos, como, por exemplo, no aumento da credibilidade, gera admiração no consumidor, cresce gigantescamente o marketing boca a boca, esses benefícios e muitos outros, são tudo advindos da real importância do marketing de experiência.

Agora imagine essa estratégia aliada a outras estratégias do marketing, com certeza pode fazer com que as empresas cresçam categoricamente.

Logo abaixo você poderá observar dois exemplos do marketing de experiência para que você possa compreender melhor qual a importância desse tipo de marketing:

Como visto gerar uma sensação única no consumidor é uma estratégia muito bem vista para as empresas, pois, pode ter certeza se eu e você, estivesse no elevador da ação do outlback, ou na praia na ação da Coca-Cola, isso provavelmente nos marcaria gerando assim uma experiência importante, na qual sempre lembraríamos.

Por isso que a cada dia que passa as empresas, estão procurando meios para gerar experiência para o cliente, não é por acaso que as concessionárias fazem test drive, não é por acaso que profissionais especializados nesse tipo de marketing são contratados a preço de ouro, para criar estratégias poderosas de marketing de experiência, tudo isso se dar pela relevância e necessidade em proporcionar o chamado “algo mais” para o consumidor.

Conclusão

Portanto, entender a princípio o que é marketing de experiência e a sua real importância já é um passo importante, porém, é sempre importante salientar que toda ação de marketing precisa ser bem elaborada para que a experiência possa se tornar de fato memorável para seu consumidor, fazendo então jus ao poder do marketing de experiência.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados