Liderança nível 5 e sua excelência

Tempo de leitura: 6 minutos

Sabemos que quando falamos em liderança, somos expostos à inúmeras técnicas, conceitos e estratégias. Contudo é sabido que muitas são relevantes, porém outras nem tanto, mas quando se trata de liderança eficiente e de grande excelência, não podemos deixar de lado o conceito da liderança nível 5.

Conceito esse que você irá conhecer detalhadamente nesse post. Não tenha dúvida que conhecer esse estilo de liderança, irá te proporcionar uma visão mais ampla e além, disso te proporcionará uma fórmula incrível para que você possa exercer a liderança com total excelência.

O que é liderança nível 5?

O conceito de liderança nível 5 foi criado pelo autor americano, Jim Collins e ficou bem conhecido do público através do livro: “Good to great” (“Empresas feitas para vencer”, na publicação em português), sem sobras de dúvidas esse livro é até hoje uma das maiores obras voltadas para área de negócios.

Talvez, você ainda esteja se perguntando, finalmente o que é um líder nível 5? Ou o que significa liderança nível 5? Sem mais delongas, esse estilo de liderança segundo, Jim Collins agrupa varias qualidades relevantes, que muitas vezes são poucas exploradas.

Atualmente muitas empresas não conseguem chegar a excelência, por não possuir esse estilo de líder no comando, já outras como o próprio autor cita no livro conseguiram em poucos anos chegarem a patamares gigantescos, começando exatamente pela escolha do perfil do líder nível 5.

Por isso que é tão importante saber o que é liderança nível 5, e acima de tudo, aplica-lo, pois esse tipo de liderança tem uma capacidade extraordinária de agrupar as qualidades dos lideres inferiores, como também tem um ingrediente a mais, que é exatamente a: Humildade, e o foco no crescimento continuo.

Como construir um perfil de líder nível 5?

Não vai ser de uma hora para outra que você vai começar a exercer o perfil de líder nível 5. A não ser que você já tenha enraizado esse perfil de liderança, caso o contrário, não é porque você sabe o que é liderança nível 5 ou o que significa liderança nível 5 que você começara a exerce-la. Isso levará tempo e precisará de muita dedicação.

Como dito em outras palavras esse processo é construído aos poucos, você categoricamente precisara entender as principais características desse estilo de liderança, e identificar o que você está fazendo de diferente que não irá te levar a excelência.

Sobre esse perfil de liderança o autor Jim Collins diz: ‘’Os líderes de nível 5 são fanaticamente movidos, infectados mesmo, por uma necessidade incurável de gerar resultados. Eles vão vender fábricas ou demitir um irmão, se isso for necessário para tornar a empresa excelente.”

Como você percebeu claramente nesse trecho, o líder de nível 5 tem fome por resultados, ele não vai contratar alguém porque é da família, ou amigo, ele irá contratar a pessoa certa, ou seja, irá contratar realmente alguém que possua a capacidade latente de gerar resultados excelentes.

Por isso é importante para você construir uma liderança de nível 5, ter foco nos resultados e no crescimento da empresa.

Se você for liderar o que quer que seja, tente ser o melhor, não digo isso no sentido de querer aparecer, pois líder de nível 5 não tem esse objetivo, mas falo isso pelo fato de que quando queremos chegar na excelência, com certeza caso cheguemos perto disso já ficaremos acima da média.

Hoje em dia, vemos muitas pessoas querendo fazer as coisas dentro da normalidade, achando que o normal é excelente, sinto dizer se caso você pense dessa forma, você poderá comprometer seus resultados, e no máximo poderá chegar a exercer uma liderança medíocre.

Contudo, tenho certeza que esse não é seu objetivo, portanto, tente utilizar todas as técnicas possíveis de excelência que com certeza seu resultado como líder será diferenciado.

Saiba como usar a liderança nível 5 

Quando você construir o perfil de líder nível 5, chega o momento de usar essas características para gerar os resultados esperados.

Para a explicação ser mais didática decidir pontuar a seguir algumas dicas importantes de como usar a liderança nível 5, na prática. Vamos ás dicas:

1- Seja altamente determinado e mantenha o foco no resultado positivo;

2- Muitos dizem que o ativo mais importante são pessoas, saiba que para exercer a liderança nível 5 você precisará de pessoas, porém as pessoas certas, pessoas engajadas;

3- Gere resultados extraordinários e esqueça a mediocridade;

4- Não fique se vangloriando, transmita uma modéstia irresistível, seja humilde, com isso você evitará sistematicamente a adulação pública;

5- Não procure culpado, se algo acontecer de errado, seja auto responsável, e procure melhorar;

6- Análise categoricamente todos os pontos de vistas, antes mesmo de tomar uma decisão final;

7- Prepare pessoas para ser sucessores fantásticos, pense cada vez mais no futuro, seja mais que um líder excelente, deixe um legado;

8- Nunca esqueça, de atribuir o sucesso da empresa para as outras pessoas, faça uso da gratidão, fazendo isso você irá construir autoridade, e ganhará confiança dos seus colaboradores;

9- Estabeleça padrões para criar uma empresa excelente, sempre foque no crescimento duradouro;

10- Transmita naturalidade, seja você mesmo na hora de exercer a liderança, caso você tente ser outra pessoa, será descoberto facilmente e perderá a admiração e o respeito dos seus colaboradores;

A vontade inabalável do líder nível 5

O líder de nível 5 tem uma vontade completamente inabalável, ele tem garra em exercer sua liderança, nunca perde o foco.

Sua ambição nunca é pessoal, mas sim, pelo crescimento da empresa e dos seus colaboradores.

A liderança nível 5 tem uma visão amplificada de futuro. Atualmente vemos muitas líderes que gostam de contar vantagem, curtem dizer que faz aquilo, fez aquilo outro, o seu “EU” é muito maior do que interessa de fato, que é exatamente o crescimento da empresa.

Aparecer na mídia, nos principais jornais é o que a maioria dos líderes de níveis inferiores gostam, não é que isso seja errado, porém o líder de nível 5, pouco tem interesse de aparecer na mídia, o que ele quer ver, é a excelência da sua empresa, pouco importa se ele vai aparecer nos noticiários ou não.

Cultive a liderança nível 5

Quando bem construída, e enraizada, esse estilo de liderança começara claramente a gerar resultados. Empresas com esse tipo de líder conseguem chegar mais rapidamente a excelência.

Outro trecho bem interessante que o autor Jim Collins fala sobre esses líderes e que precisa ser mantido é o seguinte: “Os líderes de nível 5 olham através da janela na hora de atribuir o crédito e fatores externos a si mesmos, quando as coisas vão bem (e quando não conseguem encontrar uma pessoa ou fato especifico a quem ou que creditar o sucesso, atribuem-no a boa sorte). Ao mesmo tempo, olham para o espelho na hora de atribuir responsabilidades – e jamais põem a culpa no azar quando as coisas vão mal.”

A humildade e a auto responsabilidade são dois fatores fundamentais que podemos nitidamente perceber nesse conceito de liderança nível 5, e com certeza são duas características que obrigatoriamente terão que ser cultivada.

A falta delas com certeza serão prejudiciais na hora de exercer a liderança com qualidade e eficiência. E logicamente comprometerá o crescimento das empresas de níveis diretas. Ou seja, de níveis inferiores. Para “empresas excelentes” ou empresas “feitas para vencer”

Na falta dessas características o Autor Jim collins diz: “Os líderes das empresas do grupo de comparação direta fizeram o oposto. Olhavam através da janela á procura de alguma coisa ou alguém, fora de si mesmo a que ou a quem pudessem culpar pelos maus resultados, mas se empertigavam na frente do espelho e atribuíam todo o crédito a si mesmos, quando tudo ia bem”.

Dito isso, tenha em mente que não basta apenas saber como construir uma liderança nível 5, mas saber como cultivar a liderança nível 5 será o ponto chave, para manter o crescimento e nível de excelência em qualquer que for a liderança que você exerce ou irá exercer.

A excelência da liderança nível 5

No aspecto de excelência esse tipo de liderança tem sua qualidade posta em diversos exemplos citados pelo próprio criador do conceito o autor, Jim Collins.

Esse conceito é defendido por ele não por acaso. Sabendo exatamente como usar a liderança nível 5, estaremos preparados para criar equipes fantásticas, fortalecer relacionamentos interpessoais, e acima de tudo podemos com isso criar empresas excelentes.

Como o próprio ator descreve durante o livro que a maioria das empresas “feitas para vencer” possui esse tipo de líder.

Portanto, fica claro de entender a excelência da liderança nível 5, ela é nítida e consistente e com certeza colada em prática, irá proporcionar resultados satisfatório .

Finalizando…

O conceito de liderança nível 5 é sem sobras de dúvidas uma alternativa excepcional para quem deseja evoluir como líder, fazer realmente a diferença com muita humildade e determinação. Sendo, usado as dicas que foram citadas no post, com certeza você começará a tornar um líder nível 5, um líder de fato excelente.

Se este artigo foi bom para você, deixe um comentário, ou compartilhe nas redes sociais.

Joás Alves

Olá, meu nome é Joás Alves, sou bacharel em produção publicitária e empreendedor digital, uma das minhas mais queridas missões, é compartilhar conhecimento para ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.

Artigos Relacionados